1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Configurar Asterisk + VOIP SAPO/TELEPAC

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por Bitmadeira, 13 de Abril de 2009. (Respostas: 65; Visualizações: 35313)

1. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Ola a todos,

A poucos dias decidi instalar em casa uma pequena central Elastix Asterisk PBX e no inicio tive umas grandes dores de cabeça para poder conseguir configurar o Trunk com o servidor voip da sapo.
    Após várias pesquisas em sites descobrir uma configuração no qual a minha central recebia as chamadas vindas do voip da sapo sem qualquer problema, mas ao tentar efectuar chamadas para o exterior ocorria sempre uma mensagem de erro a informar que todos os circuitos encontravam-se ocupados.
    Após um fim-de-semana de imensos testes e configurações hoje finalmente consegui colocar a central a funcionar a 100% (receber e efectuar chamadas através do voip da sapo, o sistema de fax a funcionar)

Para quem quiser deixo aqui as minhas configurações:

Outbound Caller ID: +35130XXXXXXX

TRUNK Name: SAPO
    PEER Details:
    #nat=yes
    canreinvite=yes
    context=from-trunk
    from=+35130XXXXXXX
    fromdomain=voip.sapo.pt
    host=voip.sapo.pt
    insecure=port,invite
    outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
    port=5070
    qualify=yes
    secret=Coloque aqui a PASSWORD do seu serviço voip
    type=friend
    username=+35130xxxxxxx
    authname=+35130xxxxxxx
    fromuser=+35130xxxxxxx
    dtmfmode=rfc2833
    disallow=all
    allow=ulaw&alaw
    registername=+35130xxxxxxxx
    call-limit=2
    t38pt_udptl=yes (necessário caso queira receber/enviar faxes através deste SIP)

Registration
    Register String:
    [email protected]:#PASSSWORD#:[email protected]:5070

Última edição pelo moderador: 28 de Abril de 2009
  2. v0rlon

v0rlon Power Member

Boa!
    De louvar a tua partilha.

:)

3. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Parabéns pelo tópico.

4. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Hoje vim a descobrir que as configurações que postei anteriormente não funcionam com dois SIP Trunk da SAPO, quando pretendemos utilizar dois números voips para serviços distintos (um fax/outro central automática).

O Register String deve ser alterado para
    Código:
    [email protected]:#PASSSWORD#:[email protected]:5070/+35130XXXXXXX
    em fez de
    [email protected]:#PASSSWORD#:+35130xxxxx [email protected]:5070

Depois é necessário definir os inbound routers com os respectivos DID Number.

5. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,
    Apesar de não ter sapo voip gostaria de ter uma visão mais global desta config, podes colocar algum output do sip.conf ?

Obrigado.

Bom trabalho!

6. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Aqui Estão:

File: sip_additional.conf
    sip_registrations.conf

7. v0rlon

v0rlon Power Member

5 estrelas bitmadeira! :)

Obrigado!

8. zebaril

zebaril Power Member

Desde já obrigado pela config do voip sapo ...

Tou com algumas dificuldade em meter isso a funcionar...Consigo fazer chamadas pelo voipbuster perfeitamente...agora com o voip da telepac não consigo nem receber nem fazer chamadas...

no asterisk faço:

d500*CLI> sip show peers
    Código:
    Name/username              Host            Dyn Nat ACL Port     Status               
    voipbuster-out/xxxx   194.120.0.198        N      5060     OK (350 ms)           
    SAPO1/+35130201xxx        213.13.89.67                5070     OK (253 ms)           
    SAPO/+351302019xxx         213.13.89.67                5070     OK (271 ms)           
    102                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN              
    101/101                    192.168.1.113    D   N      30504    OK (134 ms) 

E aparece-m estar tudo ok..

nas extension tenho isto:

Código:
    exten => _7.,1,Dial(SIP/${EXTEN:[email protected],30)
    exten => _8.,1,Dial(SIP/${EXTEN:[email protected],30,r)

7 para o sapo antes do numero (que nao funciona) e o 8 para o voipbuster que funciona...

é preciso abrir algumas portas nos routers???

log do asterisk ao fazer a chamada:.

Código:
     == Parsing '/etc/asterisk/sip_notify.conf': Found
        -- Executing [[email protected]:1] Dial("SIP/101-084d1bb0", "[email protected]|30") in new stack
        -- Called [email protected]
        -- SIP/SAPO-084e5c60 is circuit-busy
      == Everyone is busy/congested at this time (1:0/1/0)
      == Auto fallthrough, channel 'SIP/101-084d1bb0' status is 'CONGESTION'
    d500*CLI> 

9. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Bem em principio se colocaste tudo como eu indiquei no post deveria funcionar, provavelmente é alguma coisa que esteja mal... não podes postar os ficheiros sip_additional.conf e sip_registrations.conf (eliminado claro as passwords) para eu ver se algo está mal?
    Que versão do Asterisk utilizas?
    Algo que eu acho estranho é teres esse tempo de resposta de 350ms no voipbuster e 253ms no sapo e mesmo na rede Internet 134ms os meus valores andam em média nos 37ms para os servidores da sapo.

Última edição: 27 de Abril de 2009
  10. proactiv32

proactiv32 Power Member

Estou com o mesmo problema, não consigo fazer chamadas através da SAPO.

"All circuits are busy now.", é o que oiço.

É o meu primeiro contacto com a plataforma, portanto tenham paciência comigo. Optei por instalar o Elastix porque, achei eu, teria menos dificuldades em configurar o bicho.

Estou a correr a versão 1.5.2-2 (c\ Asteris v.1.4.24). De qualquer das formas, em relação ao amigo zebaril, penso que o problema seja diferente, portanto devido a pura nabice minha.

A questão é que o output do comando sip show peers é o seguinte:

O que me leva a querer que o Asterisk nem sequer está a conseguir registar-se nos servidores da SAPO. Já bati o manual do Elastix todo, mas não encontrei sequer referência próxima ao que possa ser o meu problema (seria de supor que, ao menos, a central se estivesse a tentar registar junto da SAPO, suponho...).

Deixo o meu sip_additional.conf:

O meu sip_registrations.conf:

Será que me podem dar uma luz sobre o que se possa estar a passar?

Desde já agradeço toda a ajuda e agradeço os ficheiros de configuração aqui colocados.

Abraço!

11. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Antes de mais deves alterar register string, através do interface web do elastix para [email protected]:password:[email protected]:5070/+35130204XXXX

depois clicas em submeter e depois aplicar configurações!

Executa depois este comando sip reload
    e logo em seguida o seguinte codigo sip show peer SAPO
    e verifica se o estado está em registado! Caso contrario confirmar se tens os dns introduzidos na parte da rede e reinicia o servidor!
    Qualquer dúvida apita...! :) através do meu contacto de msn!

12. proactiv32

proactiv32 Power Member

Bitmadeira,

Muito obrigado. À tarde acabei por resolver sozinho. :D

Precisava de compilar umas porcarias e só quando tentei instalar o gcc (via yum) na máquina é que me apercebi que ela estava sem acesso à Internet. Conclusão: quando defini o IP da máquina enganei-me num dígito do gateway, por forma que os pedidos de acesso à rede externa estavam a ir parar em saco roto.

Nabice minha...

Corrigi e já está 100% operacional. Tanto a receber como a efectuar chamadas.

Mais uma vez, muito obrigado pela informação. Vou, ainda hoje, tentar compilar as instruções para um pdf (com o Elastix) e, obviamente, com o teu procedimento.

Depois deixo-o aqui, pode ser que ajude alguém.

Abraço!

13. zebaril

zebaril Power Member

também já consegui resolver o meu problema..após horas e horas a pensar que a config era igual...no voip da telepac muda a porta de 5070 para 5060...

HHRRR que raiva....

Abraço e obrigado

14. zebaril

zebaril Power Member

Alguém tem o sistema de email's a bombar no elastix??

Tou maravilhado com as capacidades deste sistema, era fixe um gajo ir discutindo ideias...agora com o voip do sapo e com uns script php vou meter um serviço de praias grátis para saber as previsões do tempo da praia, vento, ondulação.

Dá jeito principalmente para o vento para quem faz kitesurf, surf..etc..

Gostava de saber quem usa o asterisk em casa qual é a funcionalidade, se já fizeram alguns scripts engraçados...etc....visto ainda ser muito LAME na matéria...

Bitmadeira,v0rlon => grande paciência por me andarem a tirar dúvidas no MSN :D

ehehe

Abraço a todos...

Quem quiser discutir ideias mande PM com o messenger para um gajo falar melhor...

15. proactiv32

proactiv32 Power Member

Eu tenho o postfix a realizar o realy das mensagens através do servidor SMTP que tenho numa conta de alojamento. Isto porque a central está em minha casa.

Logo à noite coloco aqui o meu main.cf relativo ao postfix.

Abraço

16. Bitmadeira

Bitmadeira Power Member

Eu estou a usar um relay (gmail) existe um tutorial a explicar como configurar o postfix para usar os smtp do gmail.

Mas com o serviço de dynip da sapo podes sempre criar o teu proprio servidor para isso basta teres um domínio registado e apontares os mx para a tua maquina e claro abrir as portas 25 e 110 no router!

17. v0rlon

v0rlon Power Member

Olá pessoal,

Ando a desenvolver alguns serviços e usei recentemente o voip da telepac para tal.
    Tive que fazer algumas alterações às configs aqui apresentadas para isto funcionar inbound/outbound.
    Assim, deixo-vos o sip.conf (mais limpinho possível) para quem vier a precisar.

Nota
    : ainda preciso de afinar melhor esta config.

Isto é num Asterisk v1.4.21.

Código:
    [general]
    ;language=pt
    bindport=5070  -> isto é bastante importante para tudo funcionar na telepac.
    [email protected]:"palavra-pass":[email protected]:5070/324789    -> este 324789 é a minha extensao interna que atende chamadas vindas do voip.

;Voip Telepac
    [telepac-outbound]
    nat=yes
    canreinvite=yes
    context=telepac-inbound
    from=+35130*******
    fromdomain=voip.telepac.pt
    host=voip.telepac.pt
    insecure=port,invite
    outboundproxy=proxy.voip.telepac.pt
    port=5070
    qualify=yes
    secret="password"
    type=friend
    username=+351*********
    authname=+351*********
    fromuser=+351*********
    dtmfmode=rfc2833
    disallow=all
    allow=ulaw
    allow=alaw
    allow=gsm
    registername=+35130********
    call-limit=3

18. coelho18

coelho18 Power Member

Boas!
    Tou com um problema identico ao vosso. Tou a usar o Elastix, com uma trunk Voip Sapo, o problema é que eu consigo fazer chamadas, mas nao consigo recebe-las... Dá sempre numero interrompido.
    Esta é a minha configuraçao:

canreinvite=yes
    context=from-pstn
    fromdomain=voip.sapo.pt
    outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
    port=5070
    fromuser=+3513020xxxxx
    host=voip.sapo.pt
    nat=yes
    secret=xxxxxxx
    type=peer
    username=+3513020xxxxx
    qualify=yes

Ja tentei com a configuraçao do v0rlon, mas sem sucesso.
    gostaria de alguma ajuda:003:

19. v0rlon

v0rlon Power Member

Aconselho-te a configurar primeiro no x-lite para teres a certeza q n é um problema deles.
    Eu tive que abrir tickets pq no inicio n recebia chamadas de lado algum.

Agora recebo apenas da PT, Vodafone. NO suporte tecnico disseram-me q a tmn n permite este tipo de ligações assim como clix, novis, e outros.... WTF? O que me escandaliza é a tmn. Realmente n consigo ligar da tmn para o nosso numero voip na empresa....que raio! São, ou eram, do mesmo grupo. Alguem confirma ou desmente esta informação?

20. N97

N97

Bom dia
    Fiz tudinho que o ai esta a regista mas não consigo efectuar chamadas só receber... Quando Tento fazer uma cahamadas diz que tenho as linhas todas ocupadas...

Obrigado

Última edição: 12 de Outubro de 2009

Partilhar esta Página