Artigo/Análise Configurar Asterisk + VOIP SAPO/TELEPAC

Bitmadeira

Power Member
Ola a todos,

A poucos dias decidi instalar em casa uma pequena central Elastix Asterisk PBX e no inicio tive umas grandes dores de cabeça para poder conseguir configurar o Trunk com o servidor voip da sapo.
Após várias pesquisas em sites descobrir uma configuração no qual a minha central recebia as chamadas vindas do voip da sapo sem qualquer problema, mas ao tentar efectuar chamadas para o exterior ocorria sempre uma mensagem de erro a informar que todos os circuitos encontravam-se ocupados.
Após um fim-de-semana de imensos testes e configurações hoje finalmente consegui colocar a central a funcionar a 100% (receber e efectuar chamadas através do voip da sapo, o sistema de fax a funcionar)

Para quem quiser deixo aqui as minhas configurações:

Outbound Caller ID: +35130XXXXXXX

TRUNK Name: SAPO
PEER Details:
#nat=yes
canreinvite=yes
context=from-trunk
from=+35130XXXXXXX
fromdomain=voip.sapo.pt
host=voip.sapo.pt
insecure=port,invite
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
port=5070
qualify=yes
secret=Coloque aqui a PASSWORD do seu serviço voip
type=friend
username=+35130xxxxxxx
authname=+35130xxxxxxx
fromuser=+35130xxxxxxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
allow=ulaw&alaw
registername=+35130xxxxxxxx
call-limit=2
t38pt_udptl=yes (necessário caso queira receber/enviar faxes através deste SIP)

Registration
Register String:
[email protected]:#PASSSWORD#:[email protected]:5070
 
Última edição pelo moderador:
Hoje vim a descobrir que as configurações que postei anteriormente não funcionam com dois SIP Trunk da SAPO, quando pretendemos utilizar dois números voips para serviços distintos (um fax/outro central automática).

O Register String deve ser alterado para
Código:
[email protected]:#PASSSWORD#:[email protected]:5070/+35130XXXXXXX
em fez de
[email protected]:#PASSSWORD#:+35130xxxxx [email protected]:5070

Depois é necessário definir os inbound routers com os respectivos DID Number.
 
Viva,
Apesar de não ter sapo voip gostaria de ter uma visão mais global desta config, podes colocar algum output do sip.conf ?

Obrigado.

Bom trabalho!
 
Aqui Estão:

File: sip_additional.conf
;--------------------------------------------------------------------------------;
; Do NOT edit this file as it is auto-generated by FreePBX. All modifications to ;
; this file must be done via the web gui. There are alternative files to make ;
; custom modifications, details at: http://freepbx.org/configuration_files ;
;--------------------------------------------------------------------------------;
;

[101]
type=friend
secret=*********
qualify=yes
port=5060
pickupgroup=
nat=yes
mailbox=101@default
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
dial=SIP/101
context=from-internal
canreinvite=no
callgroup=
callerid=device <101>
accountcode=
call-limit=50

[SAPO]
disallow=all
#nat=yes
canreinvite=yes
context=from-trunk
from=+35130*******
fromdomain=voip.sapo.pt
host=voip.sapo.pt
insecure=port,invite
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
port=5070
qualify=yes
secret=*******
type=friend
username=+35130********
authname=+35130**********
fromuser=+35130*********
dtmfmode=rfc2833
allow=ulaw
allow=alaw
registername=+35130**********
call-limit=2
t38pt_udptl=yes

[SAPO1]
disallow=all
#nat=yes
canreinvite=yes
context=from-trunk
from=+35130*********
fromdomain=voip.sapo.pt
host=voip.sapo.pt
insecure=port,invite
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
port=5070
qualify=yes
secret=********
type=friend
username=+35130*********
authname=+35130******
fromuser=+35130*********
dtmfmode=rfc2833
allow=ulaw
allow=alaw
registername=+35130**********
call-limit=2
sip_registrations.conf

register=+35130*****@voip.sapo.pt:********:+35130******@proxy.voip.sapo.pt:5070/+35130*******
register=+3513020******@voip.sapo.pt:*******:+35130*******@proxy.voip.sapo.pt:5070/+35130*******
 
Aqui Estão:

File: sip_additional.conf

sip_registrations.conf



Desde já obrigado pela config do voip sapo ...

Tou com algumas dificuldade em meter isso a funcionar...Consigo fazer chamadas pelo voipbuster perfeitamente...agora com o voip da telepac não consigo nem receber nem fazer chamadas...


no asterisk faço:


d500*CLI> sip show peers
Código:
Name/username              Host            Dyn Nat ACL Port     Status               
voipbuster-out/xxxx   194.120.0.198        N      5060     OK (350 ms)           
SAPO1/+35130201xxx        213.13.89.67                5070     OK (253 ms)           
SAPO/+351302019xxx         213.13.89.67                5070     OK (271 ms)           
102                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN              
101/101                    192.168.1.113    D   N      30504    OK (134 ms)
E aparece-m estar tudo ok..


nas extension tenho isto:

Código:
exten => _7.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@SAPO,30)
exten => _8.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@voipbuster-out,30,r)
7 para o sapo antes do numero (que nao funciona) e o 8 para o voipbuster que funciona...

é preciso abrir algumas portas nos routers???


log do asterisk ao fazer a chamada:.

Código:
 == Parsing '/etc/asterisk/sip_notify.conf': Found
    -- Executing [700351214835623@tutorial:1] Dial("SIP/101-084d1bb0", "SIP/00351214835623@SAPO|30") in new stack
    -- Called 00351214835623@SAPO
    -- SIP/SAPO-084e5c60 is circuit-busy
  == Everyone is busy/congested at this time (1:0/1/0)
  == Auto fallthrough, channel 'SIP/101-084d1bb0' status is 'CONGESTION'
d500*CLI>
 
Desde já obrigado pela config do voip sapo ...

Tou com algumas dificuldade em meter isso a funcionar...Consigo fazer chamadas pelo voipbuster perfeitamente...agora com o voip da telepac não consigo nem receber nem fazer chamadas...


no asterisk faço:


d500*CLI> sip show peers
Código:
Name/username              Host            Dyn Nat ACL Port     Status               
voipbuster-out/xxxx   194.120.0.198        N      5060     OK (350 ms)           
SAPO1/+35130201xxx        213.13.89.67                5070     OK (253 ms)           
SAPO/+351302019xxx         213.13.89.67                5070     OK (271 ms)           
102                        (Unspecified)    D   N      0        UNKNOWN              
101/101                    192.168.1.113    D   N      30504    OK (134 ms)
E aparece-m estar tudo ok..


nas extension tenho isto:

Código:
exten => _7.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@SAPO,30)
exten => _8.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@voipbuster-out,30,r)
7 para o sapo antes do numero (que nao funciona) e o 8 para o voipbuster que funciona...

é preciso abrir algumas portas nos routers???


log do asterisk ao fazer a chamada:.

Código:
 == Parsing '/etc/asterisk/sip_notify.conf': Found
    -- Executing [700351214835623@tutorial:1] Dial("SIP/101-084d1bb0", "SIP/00351214835623@SAPO|30") in new stack
    -- Called 00351214835623@SAPO
    -- SIP/SAPO-084e5c60 is circuit-busy
  == Everyone is busy/congested at this time (1:0/1/0)
  == Auto fallthrough, channel 'SIP/101-084d1bb0' status is 'CONGESTION'
d500*CLI>

Bem em principio se colocaste tudo como eu indiquei no post deveria funcionar, provavelmente é alguma coisa que esteja mal... não podes postar os ficheiros sip_additional.conf e sip_registrations.conf (eliminado claro as passwords) para eu ver se algo está mal?
Que versão do Asterisk utilizas?
Algo que eu acho estranho é teres esse tempo de resposta de 350ms no voipbuster e 253ms no sapo e mesmo na rede Internet 134ms os meus valores andam em média nos 37ms para os servidores da sapo.
 
Última edição:
Estou com o mesmo problema, não consigo fazer chamadas através da SAPO.

"All circuits are busy now.", é o que oiço.

É o meu primeiro contacto com a plataforma, portanto tenham paciência comigo. Optei por instalar o Elastix porque, achei eu, teria menos dificuldades em configurar o bicho.

Estou a correr a versão 1.5.2-2 (c\ Asteris v.1.4.24). De qualquer das formas, em relação ao amigo zebaril, penso que o problema seja diferente, portanto devido a pura nabice minha.

A questão é que o output do comando sip show peers é o seguinte:

Name/username Host Dyn Nat ACL Port Status
3002/3002 192.168.1.70 D N 42836 OK (120 ms)
3001/3001 192.168.1.68 D N 40862 OK (109 ms)
2 sip peers [Monitored: 2 online, 0 offline Unmonitored: 0 online, 0 offline]

O que me leva a querer que o Asterisk nem sequer está a conseguir registar-se nos servidores da SAPO. Já bati o manual do Elastix todo, mas não encontrei sequer referência próxima ao que possa ser o meu problema (seria de supor que, ao menos, a central se estivesse a tentar registar junto da SAPO, suponho...).

Deixo o meu sip_additional.conf:

;--------------------------------------------------------------------------------;
; Do NOT edit this file as it is auto-generated by FreePBX. All modifications to ;
; this file must be done via the web gui. There are alternative files to make ;
; custom modifications, details at: http://freepbx.org/configuration_files ;
;--------------------------------------------------------------------------------;
;
[3001]
type=friend
secret=xxxxxxx
qualify=yes
port=5060
pickupgroup=
nat=yes
mailbox=3001@device
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
dial=SIP/3001
context=from-internal
canreinvite=no
callgroup=
callerid=device <3001>
accountcode=
call-limit=50

[3002]
type=friend
secret=xxxxxxxx
qualify=yes
port=5060
pickupgroup=
nat=yes
mailbox=3002@device
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
dial=SIP/3002
context=from-internal
canreinvite=no
callgroup=
callerid=device <3002>
accountcode=
call-limit=50

[SAPO]
disallow=all
#nat=yes
canreinvite=yes
context=from-trunk
from=+35130204xxxx
fromdomain=voip.sapo.pt
host=voip.sapo.pt
insecure=port,invite
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
port=5070
qualify=yes
secret=xxxxxxxx
type=friend
username=+35130204xxxx
authname=+35130204xxxx
fromuser=+35130204xxxx
dtmfmode=rfc2833
allow=ulaw
allow=alaw
registername=+35130204xxxx
call-limit=2

O meu sip_registrations.conf:

;--------------------------------------------------------------------------------;
; Do NOT edit this file as it is auto-generated by FreePBX. All modifications to ;
; this file must be done via the web gui. There are alternative files to make ;
; custom modifications, details at: http://freepbx.org/configuration_files ;
;--------------------------------------------------------------------------------;
;
[email protected]:password:[email protected]:5070

Será que me podem dar uma luz sobre o que se possa estar a passar?

Desde já agradeço toda a ajuda e agradeço os ficheiros de configuração aqui colocados.

Abraço!
 
Estou com o mesmo problema, não consigo fazer chamadas através da SAPO.

"All circuits are busy now.", é o que oiço.

É o meu primeiro contacto com a plataforma, portanto tenham paciência comigo. Optei por instalar o Elastix porque, achei eu, teria menos dificuldades em configurar o bicho.

Estou a correr a versão 1.5.2-2 (c\ Asteris v.1.4.24). De qualquer das formas, em relação ao amigo zebaril, penso que o problema seja diferente, portanto devido a pura nabice minha.

A questão é que o output do comando sip show peers é o seguinte:



O que me leva a querer que o Asterisk nem sequer está a conseguir registar-se nos servidores da SAPO. Já bati o manual do Elastix todo, mas não encontrei sequer referência próxima ao que possa ser o meu problema (seria de supor que, ao menos, a central se estivesse a tentar registar junto da SAPO, suponho...).

Deixo o meu sip_additional.conf:



O meu sip_registrations.conf:



Será que me podem dar uma luz sobre o que se possa estar a passar?

Desde já agradeço toda a ajuda e agradeço os ficheiros de configuração aqui colocados.

Abraço!
Antes de mais deves alterar register string, através do interface web do elastix para [email protected]:password:[email protected]:5070/+35130204XXXX

depois clicas em submeter e depois aplicar configurações!

Executa depois este comando sip reload
e logo em seguida o seguinte codigo sip show peer SAPO
e verifica se o estado está em registado! Caso contrario confirmar se tens os dns introduzidos na parte da rede e reinicia o servidor!
Qualquer dúvida apita...! :) através do meu contacto de msn!
 
Bitmadeira,

Muito obrigado. À tarde acabei por resolver sozinho. :D

Precisava de compilar umas porcarias e só quando tentei instalar o gcc (via yum) na máquina é que me apercebi que ela estava sem acesso à Internet. Conclusão: quando defini o IP da máquina enganei-me num dígito do gateway, por forma que os pedidos de acesso à rede externa estavam a ir parar em saco roto.

Nabice minha...

Corrigi e já está 100% operacional. Tanto a receber como a efectuar chamadas.

Mais uma vez, muito obrigado pela informação. Vou, ainda hoje, tentar compilar as instruções para um pdf (com o Elastix) e, obviamente, com o teu procedimento.

Depois deixo-o aqui, pode ser que ajude alguém.

Abraço!
 
também já consegui resolver o meu problema..após horas e horas a pensar que a config era igual...no voip da telepac muda a porta de 5070 para 5060...


HHRRR que raiva....

Abraço e obrigado
 
Alguém tem o sistema de email's a bombar no elastix??

Tou maravilhado com as capacidades deste sistema, era fixe um gajo ir discutindo ideias...agora com o voip do sapo e com uns script php vou meter um serviço de praias grátis para saber as previsões do tempo da praia, vento, ondulação.

Dá jeito principalmente para o vento para quem faz kitesurf, surf..etc..

Gostava de saber quem usa o asterisk em casa qual é a funcionalidade, se já fizeram alguns scripts engraçados...etc....visto ainda ser muito LAME na matéria...

Bitmadeira,v0rlon => grande paciência por me andarem a tirar dúvidas no MSN :D

ehehe

Abraço a todos...

Quem quiser discutir ideias mande PM com o messenger para um gajo falar melhor...
 
Eu tenho o postfix a realizar o realy das mensagens através do servidor SMTP que tenho numa conta de alojamento. Isto porque a central está em minha casa.

Logo à noite coloco aqui o meu main.cf relativo ao postfix.

Abraço
 
Eu estou a usar um relay (gmail) existe um tutorial a explicar como configurar o postfix para usar os smtp do gmail.

Mas com o serviço de dynip da sapo podes sempre criar o teu proprio servidor para isso basta teres um domínio registado e apontares os mx para a tua maquina e claro abrir as portas 25 e 110 no router!
 
Olá pessoal,

Ando a desenvolver alguns serviços e usei recentemente o voip da telepac para tal.
Tive que fazer algumas alterações às configs aqui apresentadas para isto funcionar inbound/outbound.
Assim, deixo-vos o sip.conf (mais limpinho possível) para quem vier a precisar.

Nota
: ainda preciso de afinar melhor esta config.

Isto é num Asterisk v1.4.21.

Código:
[general]
;language=pt
bindport=5070  -> isto é bastante importante para tudo funcionar na telepac.
register=+35130*******@voip.telepac.pt:"palavra-pass":+35130*********@proxy.voip.telepac.pt:5070/324789    -> este 324789 é a minha extensao interna que atende chamadas vindas do voip.


;Voip Telepac
[telepac-outbound]
nat=yes
canreinvite=yes
context=telepac-inbound
from=+35130*******
fromdomain=voip.telepac.pt
host=voip.telepac.pt
insecure=port,invite
outboundproxy=proxy.voip.telepac.pt
port=5070
qualify=yes
secret="password"
type=friend
username=+351*********
authname=+351*********
fromuser=+351*********
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
allow=gsm
registername=+35130********
call-limit=3
 
Boas!
Tou com um problema identico ao vosso. Tou a usar o Elastix, com uma trunk Voip Sapo, o problema é que eu consigo fazer chamadas, mas nao consigo recebe-las... Dá sempre numero interrompido.
Esta é a minha configuraçao:

canreinvite=yes
context=from-pstn
fromdomain=voip.sapo.pt
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
port=5070
fromuser=+3513020xxxxx
host=voip.sapo.pt
nat=yes
secret=xxxxxxx
type=peer
username=+3513020xxxxx
qualify=yes

Ja tentei com a configuraçao do v0rlon, mas sem sucesso.
gostaria de alguma ajuda:003:
 
Aconselho-te a configurar primeiro no x-lite para teres a certeza q n é um problema deles.
Eu tive que abrir tickets pq no inicio n recebia chamadas de lado algum.

Agora recebo apenas da PT, Vodafone. NO suporte tecnico disseram-me q a tmn n permite este tipo de ligações assim como clix, novis, e outros.... WTF? O que me escandaliza é a tmn. Realmente n consigo ligar da tmn para o nosso numero voip na empresa....que raio! São, ou eram, do mesmo grupo. Alguem confirma ou desmente esta informação?
 
Bom dia
Fiz tudinho que o ai esta a regista mas não consigo efectuar chamadas só receber... Quando Tento fazer uma cahamadas diz que tenho as linhas todas ocupadas...


Obrigado
 
Última edição:
Back
Topo