Configurar pool DHCP

Jotenko

Power Member
ola pessoal!
bem.. na minha rede tenho um router, um ap, e um repetidor. todos kom servidor dhcp.

a minha pergunta é. será possivel definir a mesma pool dhcp para todos eles?
do genero

pool dhcp router = 192.168.1.64 até 192.168.1.253
pool dhcp ap1 = 192.168.1.64 até 192.168.1.253
pool dhcp ap2 = 192.168.1.64 até 192.168.1.253

e do genero .. entrava um pc o router definiria o 64 .. depois ligava-se um portatil a um dos ap e este definia-lhe o 65.

isto é possivel ?
 
Isso podes fazer. Vai é contando com conflitos de IP pois o router não vai saber se o AP já deu aquele IP ou não e por aí fora.

A melhor solução são rotas estáticas e só um aparelho estar como servidor dhcp. Ou então, divide isso melhor de modo a que os pool's não sejam idênticos. Vais ter assim tantos utilizadores que não possas diminuir a range de ip's atribuidas por cada aparelho?

Faz o lógico pois está aí uma grande confusão que só te vai trazer dores de cabeça.

Cumps,
 
carlosmcruz é só curiosidade ... mas tava curioso .. do tipo posso desactivar o dhcp pool do AP de maneira a que quem se ligar ao AP vá "buscar" os IPs à pool DHCP do router?
 
Basta que as maquinas que se liguem ao AP encontrem o dhcp do router, que deverá ser o unico activo e pronto. Não será preciso nenhuma configuração especial.

Configuras a pool do dhcp do router, garantes que as máquinas se conseguem ligar ao AP e voilá.
Os AP terão a função simples de um switch, como se estivesses a ligar um cabo de rede à mesma rede do router, nada mais.
 
epa... SUPOSTAMENTE não seria impossível ter mais que um DHCP na mesma rede, a dar a mesma gama de ips, especialmente se o estado do DHCP for ON, se for AUTO um deles desligas mas 2 em ON da raia.
 
obrigado pessoal!

porke o meu problema é o seguinte.

tendo em conta que os APs teem um servidor DHCP tambem...

a minha questao era:

um portatil ke se ligasse ao AP, e que pedisse um IP automaticamente (estando o DHCP do AP desligado), o que aconteceria?

1- nao conseguiria obter nenhum IP automaticamente, pois o server DHCP do AP está desligado.

ou

2- mesmo estando o DHCP server desligado no AP, iria "buscar" o IP ao DHCP do router?
 
Back
Topo