1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configurar pool DHCP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por jotenko, 10 de Abril de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 2067)

1. jotenko

jotenko Banido

ola pessoal!
    bem.. na minha rede tenho um router, um ap, e um repetidor. todos kom servidor dhcp.

a minha pergunta é. será possivel definir a mesma pool dhcp para todos eles?
    do genero

pool dhcp router = 192.168.1.64 até 192.168.1.253
    pool dhcp ap1 = 192.168.1.64 até 192.168.1.253
    pool dhcp ap2 = 192.168.1.64 até 192.168.1.253

e do genero .. entrava um pc o router definiria o 64 .. depois ligava-se um portatil a um dos ap e este definia-lhe o 65.

isto é possivel ?

2. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Isso podes fazer. Vai é contando com conflitos de IP pois o router não vai saber se o AP já deu aquele IP ou não e por aí fora.

A melhor solução são rotas estáticas e só um aparelho estar como servidor dhcp. Ou então, divide isso melhor de modo a que os pool's não sejam idênticos. Vais ter assim tantos utilizadores que não possas diminuir a range de ip's atribuidas por cada aparelho?

Faz o lógico pois está aí uma grande confusão que só te vai trazer dores de cabeça.

Cumps,

3. jotenko

jotenko Banido

carlosmcruz é só curiosidade ... mas tava curioso .. do tipo posso desactivar o dhcp pool do AP de maneira a que quem se ligar ao AP vá "buscar" os IPs à pool DHCP do router?

4. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

Sim podes.

Cumps,

5. jotenko

jotenko Banido

como faço isso entao?

6. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Basta que as maquinas que se liguem ao AP encontrem o dhcp do router, que deverá ser o unico activo e pronto. Não será preciso nenhuma configuração especial.

Configuras a pool do dhcp do router, garantes que as máquinas se conseguem ligar ao AP e voilá.
    Os AP terão a função simples de um switch, como se estivesses a ligar um cabo de rede à mesma rede do router, nada mais.

7. esmifra

esmifra Power Member

epa... SUPOSTAMENTE não seria impossível ter mais que um DHCP na mesma rede, a dar a mesma gama de ips, especialmente se o estado do DHCP for ON, se for AUTO um deles desligas mas 2 em ON da raia.

8. jotenko

jotenko Banido

obrigado pessoal!

porke o meu problema é o seguinte.

tendo em conta que os APs teem um servidor DHCP tambem...

a minha questao era:

um portatil ke se ligasse ao AP, e que pedisse um IP automaticamente (estando o DHCP do AP desligado), o que aconteceria?

1- nao conseguiria obter nenhum IP automaticamente, pois o server DHCP do AP está desligado.

ou

2- mesmo estando o DHCP server desligado no AP, iria "buscar" o IP ao DHCP do router?

9. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Sim, mesmo o dhcp server do AP estando desligado as máquinas vão obter IP do dhcp do router.

10. jotenko

jotenko Banido

ok obrigado! espero amanha ja testar isto tudo :)

Partilhar esta Página