Configurar rede com modem e router

Partzy

Power Member
Olá! Tenho um pekeno problema: Tenho 2 PC's um modem e um router. O modem é um alcatel Speedtouch 330 e o router é um Surecom (wireless), mas é mm só router! Queria ligar os 2 PC's em rede para partilhar Net e ficheiros, sendo k um dos PC's é um portátil!

A ideia é ligar o speedtouch no desktop através da entrada USB (pk n tem RJ-11) e o router na placa de rede do desktop de modo a poder ter wireless disponivel para o portátil. É aki k tudo se complica!

K configurações tenho k fazer no router? Tenho k atribuir IP's a cada PC? Ou seja:

Desktop: 192.168.1.2
Portátil: 192.168.1.3
Modem Speedtouch: 192.168.1.1 (???????)
Router: 192.168.1.4

K configurações tenho k introduzir no router pra ligar wireless? K tipo de Login? Ligo por IP fixo (o do modem???), por username e password? Como?

[Desktop] --- [speedtouch] --- [router] --- [portátil]

Se me pudessem dar uma ajuda... Agradecia.... bastante!
 
boas


n n tens q atribuir ips nenhum um router faz isso automaticamente por DHCP... so tens q correr o assistente de rede domestica no pc1 e escolher q configuração q diz q o pc1 é q esta ligado a net e todos os outros pcs da rede acedem atravez dele... depois no pc2 n tens q fazer nada.. faz isto so quando ja tiveres tudo ligado...


cumps
 
E k configurações tenho k meter no router, sendo k este liga através da placa de rede do PC já tendo o modem ligado à net? Router ligará atrvés de PPPoE com user e password? ouatravés de IP?
 
vamos ver se nos entendemos.. tu ligas o modem ao pc por usb certo? pronto agora ligas
um cabo da placa de rede do pc a porta WAN do router q 2º dizes parece ser modem/router dai ja nem precisas do outro podes fazer tudo por esse mas confirma se é so router ou modem/router.. caso seja so router fazes entao ligas o cabo de rede ao pc e a porta WAn do router e ligas outro cabo da porta 1 do router a porta de rede do outro pc/portatil e fazes o assistente de rede tal como disse acima nos 2.. quanto a configuração do router depende de qual é mas tens q meter a opção net por LAN nada de ppoe's ppoa's etc... é como se ligasses um modem da netcabo dakeles de rede directamente ao router.. o sinal esta sempre on neste caso..

+ alguma duvida apita, mas le o manual do router na parte do tipo de ligação a net

cumps
 
Sim, o modem é ligado ao PC por USB! O router é mm só router, daí ter k ligar um cabo RJ45 da placa de rede do PC até à porta do router (a porta de entrada da internet). Como utilizo uma ligação por modem, não preciso de configurar nenhum endereço IP nem no PC nem no router, certo? E como é relativamente aos DNS? Preciso de configurar no PC ou no router?

Desculpa a minha ignorância nesse aspecto....

Cumps
 
bem, tal como Raden disse em cima, vais ter de correr o assistente do windows
Raden disse:
so tens q correr o assistente de rede domestica no pc1 e escolher q configuração q diz q o pc1 é q esta ligado a net e todos os outros pcs da rede acedem atravez dele

caso do pc com o modem ligado ENCERRADO.

depois tens de confirmar se o router tem o dhcp ligado e como só ligas mais um pc basta pores para ele dar só mais 1 ip
pegas no cabo e ligas à porta1 do router e ligas ao outro computador.
 
Quando configuras no PC k tem modem ligado, com o assistente do windows, isso dá pra definir k os PC's acedem à net através desse PC, certo? Agora, como tou a utilizar router pra ligar o outro PC, tenho k ter os servidores DNS assim como configurar user name e password no próprio router, para o outro computador possa aceder, não é?
 
eu tou a fazer isto pra já com 2 router mas a intenção é ligar com um modem tal como descrevi anteriormente! Por isso é k tou com tantas duvidas, percebem? Ainda não liguei os PC's pk não são os meus PC's e antes de meter mão à obra, só queria saber como proceder!

O k me tá a lixar não é ligar a Net no 1º PC..... É mm liga-la no 2º! Mas se voces dizem k o assistente do windows nos 2 PC's resolve tudo.....Eu acredito, não é?

cumps
 
o que acontece é o seguinte:
se tu ligares o 1º pc à net e partilhares a net (com o dito assistente, mais fácil) pela porta RJ45 que liga ao router, o router a partir dai é que se vai encarregar de distribuir a internet, n precisas de preocupar.


MODEM -> PC1 -> ROUTER -> PC2
-> PC3
-> PC4, etc

é como se o PC1 fosse o modem a dar internet para o router :x
 
Não estive a ler exaustivamente os outros posts mas parece-me que tas a usar a gama de ips 192.168.1.0.
Usando os "assistentes" na configuração do ICS, no windows presumo, vais ficar com a gama de ips 192.168.0.0 , ou seja, todos os teus pcs tem de ficar nessa mesma gama.

Portanto deves desactivar TODOS os servidores DHCP, menos o do ics claro está, e certificar-te que todas os pcs obtem leases dentro da gama 192.168.0.0.
Isto significa também que vais ter que atribuir um endereço válido na gama inclusive ao router.

@cardinal: olha ele :P
 
Cardinal_pt: Obrigado pelo esclarecimento! Fico bem mais descansado! Afinal o assistente do windows nas redes é bem mas simples pra kem tenta montar uma rede! Assim irei fazer, no PC k "dá" a Net e se no outro PC k recebe a Net (por wireless) não der, corro assistente tb! Obrigado pelos esclarecimentos!

JC: De facto tens razão, devo tar numa gama de IP's diferentes! Mas também não sei como alterar essa gama de IP's! ICS? O k é isso? DHCP no meu modem/router tá activo. Como posso atribuir os IP's aos routers de modo a k eles comuniquem? Eu acedo tanto a um como a outro por: 192.168.1.1

Cumps
 
Ja foi dito em várias threads aqui no forum o que é o ICS e o proprio google deve responder melhor do que eu, mas aqui vai.
Sem aprofundar muito , o Internet Connection Sharing é a implementação da Microsoft para a partilha de internet atraves de um mini NAT+Routing+NameResolution/dns+DHCP, ou seja, "quero partilhar a minha net, Next, Next, Next, Next ... já ta", usando os wizards ja falados em cima.

Ao activares o ICS no teu desktop na ligaçao da internet do modem, o mesmo vai ficar com o endereço 192.168.0.1 e vai passar a ser um servidor dhcp para distribuir os ips correctos ao resto das maquinas, que neste caso é só o portatil.
O proximo passo vai ser ir á configuraçao do router normalmente, via web, e configura-lo com o endereço por exemplo de 192.168.0.10 e tirar a funcao de servidor dhcp do mesmo, uma vez que isso ta entregue ao desktop.
 
lol

dsc la mas o JC o rapaz ja n percebe mt c wizard's e keres q ele configure ip's manualmente e desligue dhcp's? mesmo q ele percebe-se o q estas a dizer é DE LONGE mt + complicado do q c o wizard.. n vejo interesse nenhum em dar tantas voltas para xegar ao mesmo.. alem diso fazer o q estas a fazer esta a limitar a rede..ja agora como keres meter o desktop a fazer de dhcp e depois c ele desligado? lol n ha rede?


PS: "Ao activares o ICS no teu desktop na ligaçao da internet do modem, o mesmo vai ficar com o endereço 192.168.0.1" e o router? :P

cumps
 
Raden disse:
o q estas a dizer é DE LONGE mt + complicado do q c o wizard..
Não sei se te apercebes-te mas ICS==Wizard.

Raden disse:
alem diso fazer o q estas a fazer esta a limitar a rede..ja agora como keres meter o desktop a fazer de dhcp e depois c ele desligado? lol n ha rede?
Então sugeres 2 servidores DHCP a oferecer leases com gateways diferentes e provavelmente scopes diferentes e/ou a sobrepor-se...enfim

Todo o conceito dos wizards que tu proprio sugeres limita a rede pela maneira como o ics funciona. Se o problema é a falta de atribuiçao de ips com o desktop desligado então atribui-se ips estaticos ao outro pc, ta feito.

Os wizards n fazem a papa toda so sugeri alterar 2 parametros no router, alterar o ip e desactivar o servidor dhcp e não é a minha intençao complicar, pois so com os wizards simplesmente a rede pode não fica a funcionar.
nuff said.
 
Última edição:
Back
Topo