Configurar Utilizador de rede em Windows 2000 Server???

astro_c

Power Member
No escritório onde trabalho tem um servidor com SO, windows 2000 server, queria ligar o meu portátil que tem windows vista à rede do escritório. O que acontece é que tentei configurar a rede e parte dela funciona, ou seja, já consigo aceder á internet, mas não consigo aceder ao servidor e consequente aos documentos que me interessam aceder e às impressoras por exemplo. Na minha ideia isto deve ter a ver com as contas de utilizadores que tem de ser criadas no servidor, o que se passa é que já me aconteceu este problema à algum tempo tempo com outros portáteis que se compraram aqui para a empresa mas com windows XP, criei contas de utilizadores, mas fiquei sempre com dúvidas como os consegui por a funcionar, tentei tantas coisas que não sei o que resolveu, sei que uma das coisas que me estava a impedir a ligação ao servidor era o norton anti virus que bloqueava a configuração de rede por isso tive de desactivar o norton e configurar a rede.
Além disso, fiquei com a ideia de que o nome do utilizador no servidor, tinha de ser o nome do computador, e que as maiusculas e minusculas eram determiniantes, é assim??

Se calhar não dei todas as informações necessárias, mas se alguém for capaz de me ajudar, pergunte o que for preciso que eu tento fornecer as informações que puder.

Cumprimentos

Paulo Lima
 
O teu IP está dentro da gama existente na empresa, certo ?

Consegues pingar o servidor ?
Se sim, consegues aceder via UNC ?
 
Iniciar > Executar > cmd > ping IP servidor

Fiz o que me disseste e o que me deu foi isto:

0ueit21d.jpg
 
Boas sim isso significa que conseguis-t pingar o servidor..
É o seguinte se consegues ter net e nao consegues evr os ficheiros do servidor ou ter acesso as impressoras partilhadas pelo servidor é porque provavelmente o servidor n esta a partilhar esses ficheiros ou essas impressoras..

cumps, pakas.

Só mais uma coisa.. certifica-te que a tua rede no portatil é a mesma do servidor..
 
Boas sim isso significa que conseguis-t pingar o servidor..
É o seguinte se consegues ter net e nao consegues evr os ficheiros do servidor ou ter acesso as impressoras partilhadas pelo servidor é porque provavelmente o servidor n esta a partilhar esses ficheiros ou essas impressoras..

cumps, pakas.

Só mais uma coisa.. certifica-te que a tua rede no portatil é a mesma do servidor..

O servidor está a partilar os ficheiros e as impressoras, isso eu tenho a certeza, o meu problema é se não é algum bloqueio tipo firewall do windows vista que nao me esta a deixar aceder ao servidor, ou se o problema é das contas de utilizador criadas no servidor.

Eu tenho de ter o mesmo nome da rede (o chamado grupo de trabalho), certo ??? Depois o nome do utilizador no servidor tem de ser o nome do meu computador??
 
o nome do utilizador n tem necessáriamente de ser o nome do teu computador..
se ele em rede te pede o nome do utilizador é provavelmente o nome do utilizador (ou o teu nome de utilizador ) que vai entrar no servidor.. ou seja quando ligas o servidoré o nome que la poes para iniciar a sessão..

Depois uma vez que o teu servidor tem o ip 192.168.1.10 no explorer na barra de endereço faz \\192.168.1.10 (assim provavelmente irás ter acesso aos documentos..).

cumps, pakas
 
Mas tens o servidor em Active Directory? É que se o server estiver em dominio e as contas de user q falas sao todas em dominio, tem que haver permissoes no active direct. e nos file serv do server.

Nao basta criar um user no xp e pronto caso estejas com o servidor em dominio. Tens que no windows xp juntar-te ao dominio do servidor e logar-te com o user que esta no active directory do server.
 
o nome do utilizador n tem necessáriamente de ser o nome do teu computador..
se ele em rede te pede o nome do utilizador é provavelmente o nome do utilizador (ou o teu nome de utilizador ) que vai entrar no servidor.. ou seja quando ligas o servidoré o nome que la poes para iniciar a sessão..

Depois uma vez que o teu servidor tem o ip 192.168.1.10 no explorer na barra de endereço faz \\192.168.1.10 (assim provavelmente irás ter acesso aos documentos..).

cumps, pakas

Fazendo o que tu me dizes, aparece-me uma janela a pedir o nome de utilizador, ai meto o nome do utilizador da conta que criei no servidor e consigo aceder as pastas, o que eu queria, era não ter de fazer sempre esta operação, e criar uma ligação definitiva ao servidor que me permitia além de aceder ás pastas aceder ás impressoras.

Mas já estamos quase lá.

MUITO OBRIGADO!!!
 
Mas tens o servidor em Active Directory? É que se o server estiver em dominio e as contas de user q falas sao todas em dominio, tem que haver permissoes no active direct. e nos file serv do server.

Nao basta criar um user no xp e pronto caso estejas com o servidor em dominio. Tens que no windows xp juntar-te ao dominio do servidor e logar-te com o user que esta no active directory do server.

Foste muito rápido para mim, mas pelo meus parcos conhecimentos o servidor não é em domínio.
 
astro_c como se pode calcular estou a mandar-t hipoteses assim um pouco á sorte, uma vez que n estou ai pra ver o que está a acontecer..

de qualquer maneira a maneira como te indiquei é a mais rápida e provaelmente é mesmo essa conta que tens sempre utilizar..

Agora confirma-me estás na mesma rede n é? (tipo o nome da rede que tens no teu pc e que o servidor tb são os mesmos nao é?)

depois uma coisa se queres aceder ás impressoras sem ter de fazer esse login será um caso de mudares as permissoes na partilha das impressoras..

só mais uma coisa no vista em propriedas ou painel de controlo ou coisa do genero pk n tentas adicionar impressora ( e ai sim ele deve pedir-t para fazeres o login que fazes no servidor) e ver se aparece a impressora que esta em rede? outra coisa n te esqueças que provavelmente vais ter de intslar os drivers da impressora para o vista..

pá é um pouco vago estar a dar idieas assim...
 
Última edição:
Geralmente servidores estoa sempre em dominio. Qdo fazes o login logas-te a um utilizador que esta registado numa "coisa" q se chama active directory, é a base de dados dos users. Isto ja daria para estar aqui horas a falar.

Resumindo tens dois tipos de trabalho em rede. Workgoup e Domain. Workgroup é cada user tem a sua conta local com permissoes locais e para partilhas na rede é necessario adicionar regras nas pastas q estao a ser partilhadas para q outros users do workgroup consigam aceder.

O ideal é mesmo falares com quem configurou esse server .... pedir-lhe para te dar acesso as partilhas q queres entre outros.


ps: qdo digo dominio nao é um dominio externo por ex qqcoisa.com é mesmo um dominio de rede.
 
Back
Topo