Configurar Webcam Sem Variaçoes De Cor

SkyDreamer100

Power Member
Olá a todos!

No meu estágio tenho de filmar um produto alimentar durante cerca de duas semanas (fotografado de hora a hora por uma webcam) para depois analisar a variação dos valores de cor numa determinada zona.

Até aí tudo parece fácil, mas já à meses que ando com um problema que me anda a dar muitas dores de cabeça para tentar resolve-lo: todas as webcams que utilizo apresentam variações aleatórias do brilho, exposição e outros parâmetros ao longo da semana. Teoricamente isto não devia acontecer porque:

1- Desliguei todos os controlos automáticos que encontrei nos drivers das webcams;
2- As webcams estão numa arca frigorífica completamente fechada, que nunca é aberta e com iluminação interior. A iluminação interna por vezes desliga por uns minutos por dia e depois volta a acender, mas mesmo que isso não aconteca as câmaras apresentam variações excessivas mesmo em modo manual.

O programa que utilizo para a captura de imagens é o YAWCAM. O sistema operativo é o vista. Ocorreu-me que talvez pudesse desligar eventuais controlos automáticos através de acesso TWAIN ou algo do género mas não faço a mínima ideia de como o fazer.

A webcams que tenho são as seguintes:
- Microsoft Lifecam VX-1000
- Logitech Quickcam E3500
- Philips SPC1030NC

Em todas ocorrem variações estranhas.

Os screenshots das definições que utilizo estão aqui: link

Encontrei um produto java na internet, mas não consigo perceber se poderá resolver o problema porque não percebo nada disso. Chama-se Jtwain.

Aqui ficam os screenshots de um exemplo da variação da câmara logitech ao longo de três horas:







Aqui fica um gráfico das variações ao longo de muitas imagens:




Sem resolver isto não posso progredir no resto dos testes por isso qualquer ajuda que me possam dar para resolver isto, desde já muito obrigado!
 
Última edição:
Back
Topo