Confusão na parte das partições (instalação) - Ubuntu 7.10 [Imagens com o problema]

^lupas^

Power Member
Consultei alguns tutoriais sobre a instalação do Ubuntu, mas estou confuso.

Tenho o windows instalado e não quero perder a sua informação, ou seja, quero fazer dual boot.

Na altura em que tenho de seleccionar a partição, tenho algumas =S tenho a do windows e outra que nem sei bem o que é (vou tentar meter imagem se for preciso, mais tarde) e se não me engano agora, uma não particionada aí de 8Mb.

Ora bem a ideia é particionar a partição do windows, tirando-lhe uns gigas (a ideia é 20Gb). Preciso de um programa à parte para isso? É que não me entendi como o fazer via ubuntu, porque se não me engano dá para o fazer =S
Neste momento estou a fragmentar o portátil (onde vou instalar o ubuntu) porque também li por aí que o tinha de fazer

=s

Ajuda Pff
 
Última edição:
Só tens que fazer um resize da particao do windows. e depois com o espaço nao alocado criar duas particoes para o ubuntu.. a particao "swap" e particao "/". Não sei se o 7.10 traz suporte para escrita/alteracao de particoes NTFS... mas penso que sim por isso nao teras qq problema. No entanto um bom conselho... backup a todos os ficheiros importantes. :)

ps. podes sempre usar um programa a parte tipo partition magic, senao te entenderes com o do ubuntu.
 
Só tens que fazer um resize da particao do windows. e depois com o espaço nao alocado criar duas particoes para o ubuntu.. a particao "swap" e particao "/". Não sei se o 7.10 traz suporte para escrita/alteracao de particoes NTFS... mas penso que sim por isso nao teras qq problema. No entanto um bom conselho... backup a todos os ficheiros importantes. :)

ps. podes sempre usar um programa a parte tipo partition magic, senao te entenderes com o do ubuntu.

Acho que percebi mas..... Quando redimensiono a partição do windows, a partição que crio fica com o windows e todos os ficheiros em que neles estão (teoricamente) e o restante espaço fica livre para particionar com a root e a swap, é isso????
 
Acho que percebi mas..... Quando redimensiono a partição do windows, a partição que crio fica com o windows e todos os ficheiros em que neles estão (teoricamente) e o restante espaço fica livre para particionar com a root e a swap, é isso????

Quando redimensionas a particao do windows o conteudo desta mantem-se intacto (apenas muda o tamanho da mesma) teoricamente, claro que as coisas podem correr mal... pois os ficheiros podem estar mt fragmentados... daí a importancia do defrag e claro.. mais uma vez realço... do backup :)
 
Quando redimensionas a particao do windows o conteudo desta mantem-se intacto (apenas muda o tamanho da mesma) teoricamente, claro que as coisas podem correr mal... pois os ficheiros podem estar mt fragmentados... daí a importancia do defrag e claro.. mais uma vez realço... do backup :)

Muito obrigado, já desfragmentei o disco e vou instalar o Ubuntu então, já digo qlq coisa, obrigado pela ajuda ;)
 
Não correu bem =(

Tenho isto incialemente:

linuxprepararparticoesgf9.png



Depois edito o /dev/sda2 :

linuxeditarparticaorv4.png



Mas depois de carregar ok e de ele tentar fazê-lo.......

linuxfalhaoperacaoderednt4.png



=(
 
Acho que esse programa não consegue redimencionar partições ntfs...
Tenta fazer isso no windows com o partition magic ou o acronis disk director. ;)
 
Back
Topo