Construção website duvídas!

nandoice

Power Member
Boas!

Tenho bastantes duvidas acerca de alojamento de site e pediram-me para construir um site! Do genero muitos dos alojamentos dizes trafego limitado isso é referente a que? e muitos ja trazem ferramentas para construcao do site, qual a melhor ferramenta para se fazer a partir de casa, estava a pensar no dreamweaver? O site é para uma empresa para publicar noticas, ter informacoes, talvez um chat e forum!

tenho mais duvidas mas espero que por agora possam tirar estas, ainda estou a ler tambem os topicos acerca de precos e afins.

cumps
 
Bem construir um site assim como dizes de raiz não é propriamente fácil, pois deves possuir vários conhecimentes de programação, nesse caso o Dreamweaver CS3 é das melhores opções que podes ter, caso optes por um site pré-feito que encontras em varias empresas de alojamento, o problema é que te encontras limitado aquilo que te apresentam em termos de edição e design; quanto ao trafego se não estou em erro é a quntidade de imformação descarregada do servidor tantos dos visitantes do site como a tua via FTP ou afins. Espero ter ajudado.

Cumps
 
sim tenho as bases de programacao pois ja programei em varias linguas, estava a pensar fazer em HTML!! a minha duvidas residem no tipo de alojamentos que apresentam online, ou seja esse alojamento ira ficar a meu cargo ou cargo do cliente? existem alojamentos gratis? existem bastantes sites prefeitos online para descarregar... visto que teria modificar bastantes coisas, porque as cores predominantes do site siria vermelho e branco! nao é para fazer publicidade mas tem o exemple desta empresa de alojamento http://www.hostingportugal.pt/hosting/5/ , tem ai
Instrumentos de Gestão do Alojamento é as ferramentos que posso usar?
 
Não tem absolutamente nada a ver com construir o site.O que foca ai são ferramentes que são parte do painel de controle e que permitem a gestão do "espaço" de alojamento e que são comuns à maioria dos produtos que existem no mercado de alojamento web (windows ou linux).

A construção do site passa por construires os ficheiros usando as tecnologias que quiseres e desde que sejam suportadas pelo alojamento, tal como html, xhtml, css, php, asp, asp.net, python, flash, flex, etc etc etc

Saudações
 
Se tens poucos conhecimentos, aconselho-te um CMS, por exemplo o joomla, que é so arranjares um template e mudares e uns pormenores e fica muito fácil.
 
eu tenho conhecimentos eu HTML a nivel de web, mas tendo sempre aprender novas linguas a nivel de web, agora desconheco joomla?? estive a fazer umas pesquisas e parece que se encontra bastante coisas sobre esse programa.
mas agora existe algum tipo de alojamento gratis? ou é aconselhavel ser pago?
 
Se não forem projectos, alojamentos grátis dão, se for um projecto o melhor é ser um alojamento pago.
Tens muitos, pelo que deves analisar cada um tendo em conta o que precisas e não chegar ao primeiro e comprar, ou apenas escolher um por ser o mais popular conhecido (depois arrependem-se de ir para a Amen)
 
Só depende de ti e da forma como estás a fazer o negócio.

Quanto ao alojamento consulta as várias empresas neste tópico enviando um mail com questões para as que te chamarem a atenção, e nunca te cinjas só ao preço como metodo de selecção, pois o ditado do "barato sai caro" não existe por acaso.

Também não quero dizer com isto para escolheres o mais caro. Dai a sugestão de envio de um mail com questões técnicas e comerciais que tenhas (todas, mesmo que aches que pareces um ignorante ao fazer as questões ou que as questões são básicas ) e aguarda pelas respostas.

Exemplos de perguntas:

- Suportam php e mysql (ou outras tecnologias que preves vir a usar)?
- Vou usar o script xpto, este é suportado no vosso alojamento? (importante pois as funções/modulos activos no php diferem de um fornecedor para outro)
- O suporte é prestado como?
- Suporte está disponivel 24x7? De que forma? (telefone, tickets, etc)
- Se necessitar de mais recursos posso fazer upgrade? Como se processa esse upgrade?
- Os preços tem iva incluido? Passam factura?
- O dominio (caso vás registar um) é registado em que nome - empresa ou meu?
etc etc etc...

Verás com esse simples mail várias coisas:

- Tempo de resposta
- Qualidade das respostas
- Detalhe e conhecimento das questões (podes postar aqui as respostas para pedires opiniões se tiveres dúvidas de intrepertação)
- Conhecimentos técnicos

Para além disso e nas perguntas comerciais, poderás também ver com quem estás a lidar, nomeadamente:

- Factura - iva
- Empresa/empresario ou nada..
- contactos digitais e fisicos (morada/telefone) - Deve estar patente no website senão questionar sobre isso..
- Tipo de suporte - 24x7, 8x5, etc
- Promoções ou descontos

Enfim, é como ir a um centro comercial às compras.. Tens de olhar para as montras (várias), entrar e falar com quem te atende e depois da primeira volta ao CC já terás uma ideia onde vais fazer a tua compra, e nem sempre é pelo preço, mas sim pela soma de um conjunto de factores, que no fim definem a compra como o melhor negócio, ou seja, qualidade, atendimento, suporte, preço, caracteristicas....

Espero ter ajudado..

Saudações
 
obrigado pela ajuda fiquei bastante esclarecido a nivel da compra do alojamento e como retirar as minhas duvidas!
o projecto em si não é muito complicado estava a pensar em algo simples e pratico a nivel de design e que facilite a navegacao, informacoes da empresa, forum, noticias sobre a empresa, (Talvez) um chat!
agora diga-me se vale a pena compra um alojamento ou tentar arranjar um gratis e depois adequirir um domino?
 
Última edição:
É complicado responder directamente. Existem casos de quem sempre se deu bem com alojamento grátis e também existem muitas histórias de "terror" sobre sites perdidos, bases de dados que desaparecem, e tantas coisas parecidas, sendo que no fim, e como é grátis, ficas sem hipotese de pedir responsabilidades a alguém.

Ao invés, num host pago, com a devida documentação será sempre possivel pedir responsabilidade a quem aloja. Além disso o preço de entrada num host pago já é tão baixo (12 a 16 euros ano) que não se justifica correr riscos. Quanto a dominio algumas HSP's (Hosting Service Provider) facilitam o uso de um sob-dominio grátis para quem quer apenas "testar as águas".

Outro ponto importante a questionar é a garantia de reembolso, ou seja, se não estiveres satisfeito com o alojamento nos primeiros xx dias, poderes receber o valor pago e ires à procura de outro fornecedor.

O meu conselho seria de ires para um alojamento pago, mas como sempre sou suspeito de estar a dar esta recomendação, uma vez que tenho interesses neste ramo.

Se queres jogar pelo seguro, sim, paga e vê bem as condições que te são oferecidas em termos de backups, segurança e responsabilidade.

Saudações
 
Tens de pensar primeiro no website que vais construir e nos seus requisitos em termos de funcionalidades e espaço em disco. Penso que o post que fiz em cima te dá para construires um email, e depois em 2 minutos envias para várias HSP's (Hosting Service Providers) esse mail e aguardas pelas respostas.

Depois de analizares as respostas ficarás com uma ideia de quem escolher certamente.

Saudações
 
existem muitas diferencas entre servidores linux e do windows? pois tenho envidado alguns mails e uma pessoa respondeu mas nao estou muito contente visto que nao passa factura devido a bucracias, so faz assistencia 24/4, e usa servidor linux so nisso é que nao sei qual a diferenca entre os do windows e muitas vezes os da linux sao mais baratos...

estou a espera de mais duas respostas para decidir algo!
 
A grande diferença entre Linux e Windows a nivel de alojamento é o suporte de ASP/ASP.NET e MSSQL/ACCESS no Windows que não existe no linux. No entanto o linux apresenta muito maior compatibilidade com a maioria dos scripts. Se não vais usar ASP ou bases de dados MSSQL escolhe Linux.

Quanto aos contactos que estás a fazer, se as respostas demoram mais de 24 horas a chegar, na minha opinião esquece.. é demasiado tempo. Imagina que tens o website down e teres de esperar 24h por uma resposta é no minimo desesperante.

Não sei que "pseudo-empresa" foi essa que contactas-te que não passa facturas e dá assistencia 24x4 (que estranho!), mas seria útil aos restantes internautas conhecerem para evitarem.

Lê o topico de webhosts aqui e visita cada uma. Toma nota dos mails das que te chamarem a atenção, quer pelos preços, quer por outros motivos, e contacta-os com um mail igual para todas. Espera 12 horas por respostas e decide-te pela que te agradar mais, seja pelo preço seja pelo conjunto da oferta.

Saudações e boa sorte
 
Back
Topo