1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construção website duvídas!

Discussão em 'Web Development' iniciada por nandoice, 13 de Setembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1755)

1. nandoice

nandoice Power Member

Boas!

Tenho bastantes duvidas acerca de alojamento de site e pediram-me para construir um site! Do genero muitos dos alojamentos dizes trafego limitado isso é referente a que? e muitos ja trazem ferramentas para construcao do site, qual a melhor ferramenta para se fazer a partir de casa, estava a pensar no dreamweaver? O site é para uma empresa para publicar noticas, ter informacoes, talvez um chat e forum!

tenho mais duvidas mas espero que por agora possam tirar estas, ainda estou a ler tambem os topicos acerca de precos e afins.

cumps

2. HugoEsteves

HugoEsteves Power Member

Bem construir um site assim como dizes de raiz não é propriamente fácil, pois deves possuir vários conhecimentes de programação, nesse caso o Dreamweaver CS3 é das melhores opções que podes ter, caso optes por um site pré-feito que encontras em varias empresas de alojamento, o problema é que te encontras limitado aquilo que te apresentam em termos de edição e design; quanto ao trafego se não estou em erro é a quntidade de imformação descarregada do servidor tantos dos visitantes do site como a tua via FTP ou afins. Espero ter ajudado.

Cumps

3. nandoice

nandoice Power Member

sim tenho as bases de programacao pois ja programei em varias linguas, estava a pensar fazer em HTML!! a minha duvidas residem no tipo de alojamentos que apresentam online, ou seja esse alojamento ira ficar a meu cargo ou cargo do cliente? existem alojamentos gratis? existem bastantes sites prefeitos online para descarregar... visto que teria modificar bastantes coisas, porque as cores predominantes do site siria vermelho e branco! nao é para fazer publicidade mas tem o exemple desta empresa de alojamento http://www.hostingportugal.pt/hosting/5/ , tem ai
    Instrumentos de Gestão do Alojamento é as ferramentos que posso usar?

4. Santo38

Santo38 Power Member

Não tem absolutamente nada a ver com construir o site.O que foca ai são ferramentes que são parte do painel de controle e que permitem a gestão do "espaço" de alojamento e que são comuns à maioria dos produtos que existem no mercado de alojamento web (windows ou linux).

A construção do site passa por construires os ficheiros usando as tecnologias que quiseres e desde que sejam suportadas pelo alojamento, tal como html, xhtml, css, php, asp, asp.net, python, flash, flex, etc etc etc

Saudações

5. HugoEsteves

HugoEsteves Power Member

exactamente, o Santo disse tudo, axo que as tuas duvidas estão esclarecidas

6. anjo2

anjo2 Power Member

Se tens poucos conhecimentos, aconselho-te um CMS, por exemplo o joomla, que é so arranjares um template e mudares e uns pormenores e fica muito fácil.

7. paulo.joomla

paulo.joomla Power Member

constroi em joomla...
    o joomla pode ser usado para a pagina mais banal do mundo como para a mais complexa!
    tudo depende dos teus conhecimentos...

8. nandoice

nandoice Power Member

eu tenho conhecimentos eu HTML a nivel de web, mas tendo sempre aprender novas linguas a nivel de web, agora desconheco joomla?? estive a fazer umas pesquisas e parece que se encontra bastante coisas sobre esse programa.
    mas agora existe algum tipo de alojamento gratis? ou é aconselhavel ser pago?

9. HugoEsteves

HugoEsteves Power Member

alojamento aconselho a Esoterica.pt optimo a que aconselho e uso sempre, com optimos preços

10. nandoice

nandoice Power Member

e o pagamenos do alojamento fica a meu cargo ou cargo da pessoa para quem estou a fazer o site?

11. anjo2

anjo2 Power Member

Se não forem projectos, alojamentos grátis dão, se for um projecto o melhor é ser um alojamento pago.
    Tens muitos, pelo que deves analisar cada um tendo em conta o que precisas e não chegar ao primeiro e comprar, ou apenas escolher um por ser o mais popular conhecido (depois arrependem-se de ir para a Amen)

12. Santo38

Santo38 Power Member

Só depende de ti e da forma como estás a fazer o negócio.

Quanto ao alojamento consulta as várias empresas neste tópico enviando um mail com questões para as que te chamarem a atenção, e nunca te cinjas só ao preço como metodo de selecção, pois o ditado do "barato sai caro" não existe por acaso.

Também não quero dizer com isto para escolheres o mais caro. Dai a sugestão de envio de um mail com questões técnicas e comerciais que tenhas (todas, mesmo que aches que pareces um ignorante ao fazer as questões ou que as questões são básicas ) e aguarda pelas respostas.

Exemplos de perguntas:

- Suportam php e mysql (ou outras tecnologias que preves vir a usar)?
    - Vou usar o script xpto, este é suportado no vosso alojamento? (importante pois as funções/modulos activos no php diferem de um fornecedor para outro)
    - O suporte é prestado como?
    - Suporte está disponivel 24x7? De que forma? (telefone, tickets, etc)
    - Se necessitar de mais recursos posso fazer upgrade? Como se processa esse upgrade?
    - Os preços tem iva incluido? Passam factura?
    - O dominio (caso vás registar um) é registado em que nome - empresa ou meu?
    etc etc etc...

Verás com esse simples mail várias coisas:

- Tempo de resposta
    - Qualidade das respostas
    - Detalhe e conhecimento das questões (podes postar aqui as respostas para pedires opiniões se tiveres dúvidas de intrepertação)
    - Conhecimentos técnicos

Para além disso e nas perguntas comerciais, poderás também ver com quem estás a lidar, nomeadamente:

- Factura - iva
    - Empresa/empresario ou nada..
    - contactos digitais e fisicos (morada/telefone) - Deve estar patente no website senão questionar sobre isso..
    - Tipo de suporte - 24x7, 8x5, etc
    - Promoções ou descontos

Enfim, é como ir a um centro comercial às compras.. Tens de olhar para as montras (várias), entrar e falar com quem te atende e depois da primeira volta ao CC já terás uma ideia onde vais fazer a tua compra, e nem sempre é pelo preço, mas sim pela soma de um conjunto de factores, que no fim definem a compra como o melhor negócio, ou seja, qualidade, atendimento, suporte, preço, caracteristicas....

Espero ter ajudado..

Saudações

13. nandoice

nandoice Power Member

obrigado pela ajuda fiquei bastante esclarecido a nivel da compra do alojamento e como retirar as minhas duvidas!
    o projecto em si não é muito complicado estava a pensar em algo simples e pratico a nivel de design e que facilite a navegacao, informacoes da empresa, forum, noticias sobre a empresa, (Talvez) um chat!
    agora diga-me se vale a pena compra um alojamento ou tentar arranjar um gratis e depois adequirir um domino?

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  14. anjo2

anjo2 Power Member

Se é para uma empresa deve ser pago.

15. Santo38

Santo38 Power Member

É complicado responder directamente. Existem casos de quem sempre se deu bem com alojamento grátis e também existem muitas histórias de "terror" sobre sites perdidos, bases de dados que desaparecem, e tantas coisas parecidas, sendo que no fim, e como é grátis, ficas sem hipotese de pedir responsabilidades a alguém.

Ao invés, num host pago, com a devida documentação será sempre possivel pedir responsabilidade a quem aloja. Além disso o preço de entrada num host pago já é tão baixo (12 a 16 euros ano) que não se justifica correr riscos. Quanto a dominio algumas HSP's (Hosting Service Provider) facilitam o uso de um sob-dominio grátis para quem quer apenas "testar as águas".

Outro ponto importante a questionar é a garantia de reembolso, ou seja, se não estiveres satisfeito com o alojamento nos primeiros xx dias, poderes receber o valor pago e ires à procura de outro fornecedor.

O meu conselho seria de ires para um alojamento pago, mas como sempre sou suspeito de estar a dar esta recomendação, uma vez que tenho interesses neste ramo.

Se queres jogar pelo seguro, sim, paga e vê bem as condições que te são oferecidas em termos de backups, segurança e responsabilidade.

Saudações

16. nandoice

nandoice Power Member

irei apostar num pago entao, mas qual o essencial que devo requirir no alojamento para o site?

17. Santo38

Santo38 Power Member

Tens de pensar primeiro no website que vais construir e nos seus requisitos em termos de funcionalidades e espaço em disco. Penso que o post que fiz em cima te dá para construires um email, e depois em 2 minutos envias para várias HSP's (Hosting Service Providers) esse mail e aguardas pelas respostas.

Depois de analizares as respostas ficarás com uma ideia de quem escolher certamente.

Saudações

18. asturmas

asturmas Power Member

19. nandoice

nandoice Power Member

existem muitas diferencas entre servidores linux e do windows? pois tenho envidado alguns mails e uma pessoa respondeu mas nao estou muito contente visto que nao passa factura devido a bucracias, so faz assistencia 24/4, e usa servidor linux so nisso é que nao sei qual a diferenca entre os do windows e muitas vezes os da linux sao mais baratos...

estou a espera de mais duas respostas para decidir algo!

20. Santo38

Santo38 Power Member

A grande diferença entre Linux e Windows a nivel de alojamento é o suporte de ASP/ASP.NET e MSSQL/ACCESS no Windows que não existe no linux. No entanto o linux apresenta muito maior compatibilidade com a maioria dos scripts. Se não vais usar ASP ou bases de dados MSSQL escolhe Linux.

Quanto aos contactos que estás a fazer, se as respostas demoram mais de 24 horas a chegar, na minha opinião esquece.. é demasiado tempo. Imagina que tens o website down e teres de esperar 24h por uma resposta é no minimo desesperante.

Não sei que "pseudo-empresa" foi essa que contactas-te que não passa facturas e dá assistencia 24x4 (que estranho!), mas seria útil aos restantes internautas conhecerem para evitarem.

Lê o topico de webhosts aqui e visita cada uma. Toma nota dos mails das que te chamarem a atenção, quer pelos preços, quer por outros motivos, e contacta-os com um mail igual para todas. Espera 12 horas por respostas e decide-te pela que te agradar mais, seja pelo preço seja pelo conjunto da oferta.

Saudações e boa sorte

Partilhar esta Página