• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Construir PC (1400€)

LuckyPink

Membro
Boa noite! Tenho cerca de 1400€ para construir um computador + monitor e preciso mesmo de alguém experiente pois sou um autêntico newbie no ramo.
Investiguei dentro daquilo que sei e encontrei várias alternativas para quase todos os componentes, até agora penso que só o processador e a caixa é que tenho quase decidido.
Vai ser um PC mais utilizado para o gaming pelo que me parece ser melhor investir mais numa gráfica, que é precisamente o que está a ser mais confuso de escolher.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?


1400€. Logo assim que decidir todos os componentes.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra?

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
League of legends, CS GO, Call of duty, GTA V, ect.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Dependendo do que optar agora.. talvez 3 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Portátil HP pavilion dv6 2170ep (Windows 7 Ultimate 64), 4GB RAM, Intel Core i5 M520 2,4GHz


6) Vais fazer Overclock?

Não estou muito familiarizado com o termo, mas se der para tirar um melhor desempenho sem por em risco os componentes, óptimo!



7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)

Indiferente / Onde existirem melhores preços.



8) Vais pedir para montar o PC na loja?

Estava a pensar monta-lo com outros 2 amigos (mais experientes que eu, não muito) aqui em casa mas não sei até que ponto é seguro.



9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX Nox Hummer MC
(Posso trocar caso haja algum componente importante que não seja compatível)

b. Processador (Intel ou AMD)
>Intel Core I5 6600K (3.5GHz)
(Penso ser a melhor opção)

c. Motherboard (chipset, formato)
>MSI H170 Gaming M3
>MSI Z170A Gaming Pro
>MSI 970 Gaming
>Asus B85-PRO GAMER
>Asus M5A99X Evo R2.0
>GIGABYTE GA-Z170-HD3
>MSI Z97 Gaming 5
(Não faço mesmo ideia qual escolher, estas foram apenas algumas pelas quais me interessei)

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>EVGA 2 GB GTX 960 SuperSC Nvidia Maxwell Gaming
>Gigabyte AMD R9 380 G1 4 GB SOC PCI-E Gaming
>MSI GeForce GTX1060 Gaming X 3GB DDR5
>MSI GeForce GTX1060 ARMOR OCV1 3GB GDDR5
>Gigabyte GeForce GTX1060 G1 Gaming 3GB GDDR5
>Gigabyte GeForce GTX1060 Windforce 3GB GDDR5
(Não faço mesmo ideia qual escolher, estas foram apenas algumas pelas quais me interessei)


e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SAMSUNG 850 EVO 500GB
>Kingston HyperX Savage 480 GB
>Kingston 512GB SSDNow KC400 SATA III 2.5
>Toshiba 480GB Q300 Series 2,5" SSD SATA III
(Penso que o Samsung é a melhor escolha)


f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>Acho que não vou precisar

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)

>Corsair SF Series, SF450, SFX Form Factor, 450 Watt (450W), Fully Modular Power Supply, 80+ Gold >Certified, 7 Year Warranty
>Seasonic S12II-520Bronze, 520 W, 100 - 240 V, 50/60 Hz, Overload, Negro, BSMI, CE, FCC, C-tick
>Seasonic G-550 - Fuente de alimentación (550W, 100 - 240V, 0.99, 12 cm, Activo, 24-pin ATX)
>Seasonic 620W S12II 80+ Bronze
>XFX 500W XT Series Full Wired 80+ Bronze ATX 500 Power Supply P1500BXTFR
(Não faço mesmo ideia qual escolher, estas foram apenas algumas pelas quais me interessei dentro da mesmo grupo de Watts)


h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
>Preciso de 1 MONITOR mas estou a ter dificuldades em encontrar. Penso que 24"/25" é o suficiente sendo que 75% da utilização vai ser a jogar. Disseram-me que o tempo de resposta e a frequência são muito importantes no gaming, no entanto, para além se serem bem mais caros do que estava á espera, também não encontrei nenhum realmente bonito. Visto que não custa tentar, existe alguma coisa intermédia entre um "Asus Monitor LED FHD VG248QE (24'')" e um "Samsung Monitor LED S27D390H (27")" (Elegante mas com bom desempenho)


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
Que eu me esteja a aperceber não. Internet é por cabo.


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Sim

12) Contexto, comentários adicionais.
Mais uma vez relembro que percebo mesmo muito pouco disto, mas não era suposto comprar também memória RAM? Estou um pouco confuso ainda com a RAM, SSD, HDD, como funciona de maneira resumida?
De qualquer maneira seleccionei também algumas que me pareceram com boa qualidade/preço (Penso que 16GB por enquanto chega, daqui a uns anos faço upgrade):
>GSkill 16GB Ripjaws 4 (2x 8GB) DDR4 3000MHz
>GSkill 16GB Ripjaws V (2x 8GB) DDR4 3200MHz
>GSkill 16GB Trident Z (2x 8GB) DDR4 3000MHz
>GSkill 16GB Trident Z (2x 8GB) DDR4 3600MHz
>Corsair 16GB Vengeance LPX (2x 8GB) DDR4 3000MHz

MUITO OBRIGADO A TODOS, QUALQUER AJUDA É BEM-VINDA! :)
 
OK, se queres aprender algo com isto, vejamos... Primeiro: overclock. Basicamente, consiste em aumentar a frequência do CPU, a troco de mais energia consumida e calor. Se for bem arrefecido não é um problema, mas também sai bem mais caro, uns 150 a 200€ em material... Se calhar não te dá jeito.

CPU: versões que terminam em k permitem overclock, as outras não. 6600k permite OC, 6600 não. Para jogar, o i7 não te vai trazer benefícios. Os 4 cores do i5 são mais que suficientes para quase todas as situações. Para não falar que um i7 ainda custa mais uns 80-100€... A não ser que tenhas margem no orçamento, eu não apostava tudo aqui.

Motherboard: o que interessa é o chipset: H110, B150, H170, Z170 (estes são os chipsets da geração skylake, a actual). Diferenças:
https://www.pugetsystems.com/labs/a...-B170-Q150-Q170---What-is-the-Difference-635/

Em termos práticos, Z170 permite OC, os outros todos não.

Ram: para jogar actualmente 16GB ainda são overkill. São muito poucas as situações em que realmente dá jeito ter mais de 8GB. Se tiveres espaço no orçamento, podes meter, senão, 8GB chegam bem. Escolhe as mais baratas, a frequência delas tem um impacto perto de zero a jogar. Actualmente a RAM é muito mais capaz que qualquer outro componente, não estás limitado por elas. Portanto umas de 2400MHz chegam e devem sair mais baratas. 8GB de 2400Mhz consegues por menos de 40€ se não estou em erro.

Caixa: a gosto

Fonte: um componente muitas vezes subvalorizado. É o coração do teu PC, vais querer um bom. O problema é que não há nada que olhes para uma fonte e saibas logo se é boa ou não. Só dá lendo reviews e conhecendo as melhores. As da Seasonic tipicamente são bastante boas. Se tiveres orçamento, uma RM650x é excelente, mas custa acima de 100€. Uma Seasonic bronze 520W ou 620w já dão para tudo, mas não são modulares. Uma boa caixa com espaço atrás para esconder cabos resolve isso claro.

As fontes mais baratas que interessam são as XFX TS Bronze 430w, 450w, 550w e as Seasonic que mencionei, cuidado que as XFX XT bronze não são fontes de interesse, mudaram parte dos condensadores para uns de menor qualidade, fica pelas TS se queres algo barato e bom. Mais caras aparecem melhores opções, As CoolerMaster V550S, V700 (descontinuadas infelizmente), XFX XTR Gold, Corsair RMx, Superflower Leadex Gold, EVGA Supernova Gold são excelentes exemplos.

Monitor: se queres informação e aprender sobre monitores, tens um tópico dedicado a isso: https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-de-monitores.901597/
Em termos práticos, tempo de resposta de pixels só interessa se for 10ms para cima, as tecnologias hoje em dia são estáveis para não serem um problema. Os arrastamentos que vês nos monitores de 60Hz são devido aos 60Hz, não ao tempo de resposta dos pixels do monitor. 144Hz é muito interessante porque aumenta bastante a fluidez da tua imagem. O VG248QE é bom, mas eu prefiro o XL2411 e o 24GM77 (o que prefiro, mas só arranjas pela Amazon actualmente). Não aconselho o S27D390 por causa dos 1080p em 27'', podes começar a ver alguma pizelização (devido à baixa densidade de pixels desse tipo de monitores; existe uma razão para os telemóveis de 5'' com 1080p terem uma imagem linda e precisa: densidade de pixeis... Muitos pixeis em pouco espaço).

Outro ponto a considerar (e influência a gráfica) é o Gsync/Freesync. São tecnologias muito boas, mas têm limitações: Gsync para Nvidia e é mais caro, Freesync para AMD e mais barato. Considera isto com calma.

Tens várias recomendações no tópico que te disse, e logo no primeiro post há um link para isso.

Gráfica: escolhe a mais barata com pelo menos 2 fans, e que encaixe no visual que queres. O impacto das várias marcas é na solução de cooling, mas isso não garante melhor OC na gráfica. Hoje em dia, o chip que te calha na gráfica é dos factores mais limitadores. O silício está a chegar ao limite... E isto também acontece no CPU. Portanto, escolhe mais pelo preço, visual e garantia.

SSD: Hoje em dia é indiferente, a tecnologia está super estabilizada. Compra o mais barato entre os Samsung EVO, Crucial BX200, Sandisk Ultra 2, OCZ Trion 150... Não aconselho os Kingsont V300 no entanto, questões com as memórias e a empresa ter metido a pata na poça quando não comunicou devidamente algumas alterações feitas no SSD. E não te enganes em relação aos benchmarks que existem nos SSD's que dão o Samsung como a melhor cena do mundo, tu não vais ver as diferenças entre eles no uso normal. Nem sequer se aconselham os m.2 actualmente que tendo o dobro da velocidade sequencial, continuas a não ver nada no uso normal, e são um bom bocado mais caros. Quando os preços baixarem logo se fala nisso ;)

Eu penso que isto é suficiente para experimentares fazer uma build. Sim, deves tentar fazer, já que também queres tentar montar, ficas assim a conhecer um pouco do processo todo.
 
@miguelbazil , gostei do teu " guia " com uma rápida explicação das peças essenciais para utilizadores que não têm experiência com a montagem de computadores. :P

Algo assim :

2h5QT.png


A caixa é a teu gosto pessoal .
Assim que esta caixa estiver disponível ou esta , podes subir o SSD para este de 480Gb ou outra marca , excepto o ARC , e dos mais baratos .
:)
 
Muito obrigado!!! Já ajudou imenso. Só mais uma coisa, quanto aos coolers.. quais as minhas opções. Pelo que encontrei refrigeração a água de momento ainda não me deve compensar (mais difícil, manutenção, ect), talvez um dia mais tarde. Mas se escolher ventoinhas, quantas devo meter para além das 2 que já trás a caixa? Selecionei algumas:
>2 Corsair Air Series AF120-LED Quiet Edition
>1 Cryorig H7 Universal
>1 Cooler Master Hyper 212X
>1 Cooler CPU Cooler Master Hyper 412S

E como saberei onde coloca-las/dispo-las dentro da caixa? (Ou não é bicho de 7 cabeças nenhum?)
 
O processador que o @sensemann te indicou (6600) traz stock cooler, não sendo necessário da tua parte a aquisição de um - salvo se pretenderes algo mais silencioso ou esteticamente agradável.

Se efectivamente o quiseres, eu tenho um Cryorig, são bons e costumam ser recomendados, particularmente pelo sistema de montagem, que é bastante acessível. Julgo que o H7 será mais que suficiente para um cpu sem OC e para ter algo bonitinho. :)

Em relação às fans adicionais, não confirmei neste caso em particular, mas as sugestões para caixas costumam contemplar um bom default airflow, e geralmente por aqui só dão opções que já tragam pelo menos 2, uma para intake e outra para exhaust. Duvido que precises de mais.
 
Não fazia ideia q o processador já trazia cooler! De qualquer maneira não me importo nada de dar 20€ pelas 2 Corsair Air Series AF120-LED Quiet Edition se ajudar nem que seja um bocadinho. Não é mesmo necessário mais coolers?
 
Boas malta!

Após algumas pesquisas e consoante os vosso conselhos, tenho isto mais seletivo agora. Mesmo assim, continuo com algumas dúvidas em que estava á espera que me ajudassem. Entretanto apercebi-me que estou disposto a investir mais um pouco de forma a não ter que me preocupar durante alguns anos, inclusive um PC que um dia me permita fazer OC mesmo que agora não seja essa a minha prioridade.

Até agora, eis o que planeei:

Caixa:
-NOX Hummer MC Black 7 (~50€)

Motherboard, tenho 3 que não sei qual escolher:
-MSI Z170A Gaming M3 (140€)
-MSI Z170A Gaming Pro (154€)
-MSI Z170A TomaHawk (130€)

CPU:
Penso ser melhor optar pelo i5 6600k 3.5GHz 6MB (250€). No entanto como é a versão k que não trás a ventoinha preciso de lhe comprar um cooler, pensei num Cryorig H7 (40€). Este cooler penso ser necessário, mas precisarei de outros ou chegam os 2 que trazem a caixa?

Memória RAM:

-Crucial 16GB Ballistix Sport LT DDR4 2400MHZ (80€)
-G.Skill RIPJaw 16GB 2400MHZ (80€)

Placa gráfica:
O componente que me está a dar mais problemas. Já que estou a investir mais um pouco penso que é importante ter uma boa placa gráfica também, ainda por cima visto que é um computador para gaming. Pensei numa MSI GeForceGTX 1060 Gamingx 6gb GDDR5 (350€) mas não sei se é demais ou se nem sequer é suficiente.. tendo em conta o resto dos componentes, qual a melhor gráfica até 400€ máximo (dos máximos :P)

Disco rigido:

Vou meter um SSD (indeciso entre o |Toshiba 480GB Q300 Series 2,5" SSD SATA III 120€| e um |Samsung 500GB 850EVO 160€| e depois comprar mais 500GB de HDD provavelmente.

Fonte de alimentação:

Foi-me recomendado uma Corsair RM650X Gold Modular, o que penso ser a melhor opção. No entanto reparei que a Corsair RM750X Gold Modular (110€) "apenas" custa mais 10€, compensa-me comprar esta segunda pela dferença de preço?

Placa de som:
Pelo que vi as motherboards que mencionei antes já possuem uma placa de som decente pelo que acho seja mais que suficente, estou errado?

Apenas mais 2 perguntas:

-Vi videos em que aplicam pasta térmica na colocação do CPU na motherboard, não pesquisei o preço mas é mais seguro meter? E até que ponto uma pessoa que não tem experiência consegue aplicar esta pasta?
-Algo que me assustou logo do inicio foi manter tudo la dentro bem fresquinho, e ainda agora não me sinto confiante no que toca a este assunto. As 2 "fans" mais Cryorig H7 (40€) por cima do processador é suficiente para não me preocupar mais com isto?

Mais uma vez obrigado a todos os que perderam um tempinho a ajudar-me ou mesmo a ensinar-me muita coisa, em especial ao @miguelbazil pela grande ajuda!
 
Última edição:
Motherboard, tenho 3 que não sei qual escolher:
-MSI Z170A Gaming M3 (140€)
-MSI Z170A Gaming Pro (154€)
-MSI Z170A TomaHawk (130€)

Se não tens nenhuma vontade, a mais barata.

Este cooler penso ser necessário, mas precisarei de outros ou chegam os 2 que trazem a caixa?
Se falas das ventoinhas, 3 até é o ideal: 2 in, 1 out. Podes comprar mais uma, uma SP120 deve ser boa para intake.


-Crucial 16GB Ballistix Sport LT DDR4 2400MHZ (80€)
-G.Skill RIPJaw 16GB 2400MHZ (80€)
Escolhe a que combinar melhor em aspecto, elas parecem ser semelhantes. Se alguma for mais baixa no entanto, vai por essa. Altura da RAM baixa ajuda à compatibilidade com o cooler.


O componente que me está a dar mais problemas. Já que estou a investir mais um pouco penso que é importante ter uma boa placa gráfica também, ainda por cima visto que é um computador para gaming. Pensei numa MSI GeForceGTX 1060 Gamingx 6gb GDDR5 (350€) mas não sei se é demais ou se nem sequer é suficiente.. tendo em conta o resto dos componentes, qual a melhor gráfica até 400€ máximo (dos máximos :P)

Eu dou preferência às RX 480 devido ao passado recente da AMD vs Nvidia. Contudo, as 1070 andam pelos 450€... talvez pudesses pensar nisso se poupasses alguns cobres no resto da build?


Vou meter um SSD (indeciso entre o |Toshiba 480GB Q300 Series 2,5" SSD SATA III 120€| e um |Samsung 500GB 850EVO 160€| e depois comprar mais 500GB de HDD provavelmente.

Não há um SSD mais barato que esses? Tipo os Crucial BX200 ou OCZ Trion 150? Na amazon espanhola sei que há:
https://comparador.zwame.pt/produto/ocz-trion-150-480gb/

Nos SSD's, é o mais barato que achares para o espaço, não inventes. Logo, o Samsung não justifica.

Foi-me recomendado uma Corsair RM650X Gold Modular, o que penso ser a melhor opção. No entanto reparei que a Corsair RM750X Gold Modular (110€) "apenas" custa mais 10€, compensa-me comprar esta segunda pela dferença de preço?
Não, não terás uso para tanta potência. Poupa aqui.

Pelo que vi as motherboards que mencionei antes já possuem uma placa de som decente pelo que acho seja mais que suficente, estou errado?
Sem material avançado de som, a motherboard chega bem.

-Vi videos em que aplicam pasta térmica na colocação do CPU na motherboard, não pesquisei o preço mas é mais seguro meter? E até que ponto uma pessoa que não tem experiência consegue aplicar esta pasta?
Aplicar pasta é fácil. Compras uma MX4, e aplicas um grão pequeno no centro do CPU. Depois é colocar o cooler em cima, que com a pressão vai espalhar bem a pasta. A pasta não deve formar uma camada densa, deve ser fina e apenas agir como facilitador para transferir temperatura entre o CPU e a base do cooler. Muito grossa e perde rapidamente eficiência a transferir calor, daí se aconselhar pouca.

-Algo que me assustou logo do inicio foi manter tudo la dentro bem fresquinho, e ainda agora não me sinto confiante no que toca a este assunto. As 2 "fans" mais Cryorig H7 (40€) por cima do processador é suficiente para não me preocupar mais com isto?
Sim, mas mete uma terceira fan a meter ar fresco e ficas descansado. É o padrão. Mais fans tipicamente só se usam se o objectivo for reduzir as RPM's delas, pelo silêncio.
 
Quanto ás ventoinhas, como funciona o "in" "out" "intake", ect? Como ficaria disposto esta "refrigeração" ?

@sensemann, por enquanto não. Mas um dia talvez me arrependa e penso que por mais 200€ compensa ter já um bom sistema preparado, pois como disse não tenho intenções de gastar mais dinheiro nos próximos anos..
 
Última edição pelo moderador:
Cada ventoinha tem um indicador inscrito nela que diz para que direcção o ar flui. A ideia é meter 2 ventoinhas à frente a meter ar para dentro da caixa, e uma atrás a tirar (ou em cima).
 
Back
Topo