consultoria WEB

JanosLee

Power Member
bons dias,

Neste momento tenho um projecto que involve fazer um site com direito a backend.
A parte da base de dados e mesmo a aplicaçao mobile eu até me safo, só prevejo que daqui a uns tempos vou precisar de ajuda mais especializada (performance , segurança, etc ... ) mas para já só preciso de um prototipo a funcionar.

O que eu precisava era de ajuda em termos de direcçao e ideias/sugestoes para construção do site.
Experiencia (ou não), ideias e um pouco de paciencia para responder as minhas perguntas é o que eu precisava.

No futuro, no roadmap conto ter um web-developer a full time (com tudo o que tem direito) mas neste momento ainda não há fundos, talvez uma ligação inicial seja benéfica e a longo prazo se houver interesse de ambas as partes claro, passar-se para um contrato.

Alguem esta interessado ? de referir que nao sou pessoa para "chular" ... a mais valia que alguem trouxer eu retribuo assim que me for possivel. nem que seja num jantarzito se o projecto falhar :)

Abraço
JL
 
Olha que um jantar no Ramiro ainda sai caro!

Faz um protótipo e mostra aí uns rabiscos (ou como se diz lá fora: wireframe).
Aqui terás que apresentar uma ideia e nós podemos ajudar e dar opiniões.

Para mandar bitaites e ideias/sugestões para a construção do site todos te podemos ajudar.
Tens é que chegar com uma ideia concreta. com principio/meio/fim. (o site vai fazer isto, aquilo, e vai ser usado com aquele fim, e o objectivo é x, y, z)

Desenvolve um pouco mais para alguém poder agarrar a ideia.
Abraço
 
Olha que um jantar no Ramiro ainda sai caro!

Faz um protótipo e mostra aí uns rabiscos (ou como se diz lá fora: wireframe).
Aqui terás que apresentar uma ideia e nós podemos ajudar e dar opiniões.

Para mandar bitaites e ideias/sugestões para a construção do site todos te podemos ajudar.
Tens é que chegar com uma ideia concreta. com principio/meio/fim. (o site vai fazer isto, aquilo, e vai ser usado com aquele fim, e o objectivo é x, y, z)

Desenvolve um pouco mais para alguém poder agarrar a ideia.
Abraço

É muito do que o @sharkz
Gosto bastante de ajudar em ideias e tal, mas assim pelo que falas.. parece me mais um pseudo ideia.. tens de apresentar mais para que se possa opinar.
Boa sorte com isso ;)
 
Ya, voçês teem toda a razão.

Nao sei onde é o Ramiro ... mas caraças se não pago de bom grado se tudo correr bem (quão caro é caro considerando que eu só gosto de whisky velho depois do vinho maduro???)

Por tópicos entao:

Objectivo geral: Software de assistencia médica para veterenários em zonas remotas.

Descriçao do website:
  • Apresentaçao da empresa, propósito e serviços disponiveis
  • Login em que o médico vai ter acesso à sua àrea pessoal:
    • dados pessoais.
    • configurações (zonas de intervençao por exemplo , entre outros)
    • acesso aos animais em que cada animal tem uma carrada de informaçao (desde o tipo de sangue até o tipo de doença/lesao) adicionar a informaçao que achar relevante.
    • possibilidade de tirar estatisticas (gráficos e esse tipo de coisas)
    • probablidades de recuperação, morte, etc... de acordo com historico e calculos matemáticos.
  • Login de associaçao
    • dados da associaçao
    • configuraçao dos médicos
    • configuraçao gerais (zonas, budget, quem tem acesso a que)
    • estatisticas dos médicos
    • estatisticas dos animais
    • estatisticas das estatisticas
  • extração de dados para XML e/ou possibilidade de integraçao com outros softwares já existentes que fazem outro tipo de gestão (treino de recuperaçao dos animais por exemplo) , mas este ponto é um nice to have.
Isto tudo com o máximo de segurança que for possivel.

Se voçes tivessem um projecto destes , por onde é que começavam ?
eu andei a ver CMS já feitos (olhei para o drupal).

A parte de base de dados dos animais em si (as associacoes, os medicos , os dados dos animais necessários...) eu já começei a fazer e é a parte que eu melhor me safo.
a parte mobile tambem já andei a brincar um pouco e mais ou menos acho que me vou safar.

a parte WEB ... é a minha grande bolha de aquiles.

Abraço
JL
 
@JanosLee se quiseres podemos falar. . . tenho faço trabalhos de freelancer e tenho todo o gosto em poder contribuir na tua ideia... a única coisa que peço é que o meu nome de alguma gorma fique associada ao projecto para constar no portfolio ;)
 
@JanosLee não te consigo mandar mensagem devido a ser recente no forúm
Já pensei uma forma de podermos atacar o projecto
Se quiseres manda-me uma pm com o teu contacto de e-mail para falarmos melhor
 
Ora boas meus caros,

devo-vos dizer que é um mundo muito giro e cheio de trocas e baldrocas ... mas ainda sou muito noob.

venho-vos fazer uma pergunta que me esta aqui a chatear um pouco.

Adiciono um utilizador ao Cpanel mas nao me deixa fazer login no Cpanel com ele, isto é normal?
depois o super user nao pode fazer login por SSH porque diz que a conta nao é suposto ter shell ?
Quero instalar o Phalcon porque nao tem disponivel naquela cena estupida do Cpanel (só instalei o bootstrap usando aquilo) crio as chaves SSH mas nao consigo fazer login....

Podem-me elucidar, estou a fazer/pensar mal ou é mesmo do fornecedor ? A esta hora o chat já nao funciona (ou pelo menos nao esta a funcionar agora, será que é porque uso Linux) ??

Abraço
JL
 
Bem ... já resolvi os problemas todos do post anterior.
nao posso por Phalcon num servidor partilhado :(
e o resto nao é disponivel.

Moving on ...

portanto ainda nao escolhi a framework de php que vou usar considerando que laravel tem uma performance muito fraquinha para o que quero (ou alguem vem aqui explicar-me que estou errado :) )

agora precisava de ajuda para 2 coisas:
- preciso de por niveis nos utilizadores e algumas opcoes nao existirem (por exemplo admin), isto é feito na base de dados? isto é , o user tem um lvl baixo e cada opcao da página tem um nivel associado e só mando para a view se o nivel do user > nivel da opção?

- multi-linguagem , isto ainda nao percebi como é que é feito ! é claro que tenho a ideia que posso usar a bd, mas qual será a forma mais eficiente! tipo o controller sabe que esta em ingles e chama a view de ingles? ou a view vai buscar todas as opcoes à bd? acho que deve haver muitas formas de fazer isto mas queria mesmo uma bem eficaz.

Obrigado
JL
 
portanto ainda nao escolhi a framework de php que vou usar considerando que laravel tem uma performance muito fraquinha para o que quero (ou alguem vem aqui explicar-me que estou errado :) )

O que precisas de fazer que o Laravel tem mau desempenho? É verdade que o Laravel foi feito com organização e não desempenho em mente mas precisas de algo mesmo muito grande e complexo (especialmente a nível da base de dados) para começar a notar lentidão, especialmente com PHP 7+.

- preciso de por niveis nos utilizadores e algumas opcoes nao existirem (por exemplo admin), isto é feito na base de dados? isto é , o user tem um lvl baixo e cada opcao da página tem um nivel associado e só mando para a view se o nivel do user > nivel da opção?

Sim, tens de guardar o nível e permissões de cada utilizador na base de dados e cada página terá idealmente algum código (tanto em PHP ou JS, tanto faz) que esconda opções. Isto também tem de ser obrigatoriamente validado pelo servidor.

- multi-linguagem , isto ainda nao percebi como é que é feito ! é claro que tenho a ideia que posso usar a bd, mas qual será a forma mais eficiente! tipo o controller sabe que esta em ingles e chama a view de ingles? ou a view vai buscar todas as opcoes à bd? acho que deve haver muitas formas de fazer isto mas queria mesmo uma bem eficaz.

Base de dados. Num caso simples tens 3 tabelas:
- 1 com as línguas disponíveis (exemplo: pt, en)
- 1 com todas as frases possíveis, representadas por um código (exemplo: message.welcome).
- 1 com a ligação entre ambas (ex. pt - message.welcome - Bem vindo

Assim evitas qualquer repetição em views e torna-se fácil criar e alterar traduções sem ter que alterar código.

Se optares pelo Laravel existem vários pacotes que faciltam estes processos.
 
Thanks @stk42

se procurares o overhead do laravel é das frameworks com mais problemas de performance.
olhando para o futuro nao gosto muito de ter de me preocupar com performance ... ainda por cima porque é muito dificil calcular o quanto o website vai crescer e o que tenho visto é que nem pondo servidores a coisa melhora.

Começei no phalcon a pensar nisso mas como já vi o servidor é partilhado e nao posso instalar.

Portanto estou assim como um louco no meio da ponte !!

em relaçao aos users e o nivel ... quer dizer que tenho de por na BD todas as páginas que o site vai ter (uma chave pelo menos).

Obrigado
JL
 
Base de dados. Num caso simples tens 3 tabelas:
- 1 com as línguas disponíveis (exemplo: pt, en)
- 1 com todas as frases possíveis, representadas por um código (exemplo: message.welcome).
- 1 com a ligação entre ambas (ex. pt - message.welcome - Bem vindo

Assim evitas qualquer repetição em views e torna-se fácil criar e alterar traduções sem ter que alterar código.

Se optares pelo Laravel existem vários pacotes que faciltam estes processos.

Geralmente em ambientes reais usam-se ficheiros por locale, POT ou equivalente.

http://php.net/manual/en/function.gettext.php
 
Back
Topo