[HDTV] Consumo em Standby de LCD/LED

pedropitt

Power Member
Bom dia pessoal,

Gostaria da vossa ajuda num problema/conflito que estou a ter, (no caso com a samsung) em relacao ao consumo em standby de uma das 2 samsung q tenho..
Comprei recentemente um equipamento de medida de consumo no lidl, e andei a medir varios equipamentos: maq de lavar loiça, uma lampada, 3 LCD/LED q tao la em casa e quando nao é o meu espanto q um LCD samsung q tenho LE40C750 aparece a consumir 7-8W em standby, quando o anunciado com podem ver ai no site e em outro site e ate docs, é de <0.3W!!
queixei-m e entreguei a TV para garantia (quase no ultimo dia, pois foi quando dei conta) e agora recebo a dizer que o meu aparelho nao estaria a medir bem, e que tinham testado num aparelho xpto de medicao de consumo (voltech PM3000A) e que o consumo medio seria 0.6W (que de qq forma nao é o anunciado!)
Eu testei o meu aparelho do Lidl com outros aparelhose tive seguintes medicoes:
Samsung LED 32" <0,06 Watts : 0.5W
LED LG 32" 0.20W : 1,4W
lampada eco philips 14W : 14.3W
maq lavar loiça 1W , 3W(led's acessos): 2w, 3,3W

TV samsung em questao <0.6W : 8W

Logo, o erro do aparelho parece andar por volta dos 0.5W, dai nao me parece qq problema com o aparelho de medida..

fiz tb um pequeno teste colocando um lampada de 5W em serie com a TV, e se o consumo seria <1W a lampada nao poderia acender..
liguei ao LED que o consumo é 0.5W e lampada apagada!

liguei nos outros equipamento e a luz ficou bem acessa e provando o consumo maior!

Algum de voces tem conhecimentos + aprofundados sobre esta questao? tenho razao e a maioria das marcas esta a enganar-nos no consumo de standby das nossas tv ou esta a escapar-me algo?

Alguem tem acesso a algum destes equipamentos xpto que podesse fazer uma medicao pra eu contrapor/comprovar ou nao a medicao deles?
é q parece-me claramente que eles me estao a tentar enganar!
 
No manual do equipamento de medição, não tem lá nenhum disclaimer a dizer que não é fiável para consumos inferiores a x Watts?

por acaso nao..diz apenas q mede em escala de 0.* ou seja no minimo 0.1W.. ele ate tem pilhas para nao consumir da rede para ser +a assertivo.. de qq forma pelo q li a maioria deste barato tem uma assertividade ate +-0.5W ...

entretanto andam com rodeios de ligue pra li, e manda mail novamente pra tecnica e dps consoante a resposta é que pode fazer reclamacao e tal (enrola enrola a ver se o cliente desiste)...
ai fim de insistir, recebo mail a dizer:


"Informamos que após análise do equipamento pelo nosso repreentante, foi efectuada a leitura conforme a norma IEC62087 Edição 2 e não foi detectada qualquer anomalia, sendo que o seu equipamento está a funcionar em conformidade com o produto."


ahh??? respondi:


"Tendo sido a leitura entao verdadeira, correcta e conforme os correctas normas e parametros, entao o equipamento nao esta em conformidade com o descrito do producto!!! No relatorio diz : consumo 0.6W
Na descricao do equipamento : <0.3W (inferior)




Logo se 0.6W é maior ou igual a 0.3W (sinsivelmente o dobro) entao nao esta a conformidade!




Estao a brincar comigo?? nao é soficientemente claro? é q so podem esta a brincar! "


A serio pessoal, isto q vos sirva alerta pra os consumos das TV de hj em dia e antes de comprar levam um aparelhinho desses e testem a tv na loja senao ficam como eu.. perplexo..
 
A escala não está necessariamente relacionada com o valor mínimo, apenas diz a exactidão do mesmo.

Sei que comprei uma dessas coisas no LIDL, e tenho ideia que vinha lá um aviso que para potências muito baixas o valor poderia não ser exacto...

Não sendo isso, será que a TV tem algum serviço que fique ligado mesmo em standby? Ficou algum equipamento ligado nos USBs?
 
A escala não está necessariamente relacionada com o valor mínimo, apenas diz a exactidão do mesmo.

Sei que comprei uma dessas coisas no LIDL, e tenho ideia que vinha lá um aviso que para potências muito baixas o valor poderia não ser exacto...

Não sendo isso, será que a TV tem algum serviço que fique ligado mesmo em standby? Ficou algum equipamento ligado nos USBs?

bem, nao lembro bem se tinha ou nao la ligada uma pen ou nao, de qq forma das vezes q ligo la 1 disco externo o disco desliga sempre q desligo a tv, mas nunca deixo la disco ligado, as vezes deixo pen....lembro de a tv ter 2 modos de standby q notava q 1 a tv ligava + depressa... calculava q esse gastaria mais, dai eu ter testado em ambos os modos e a diferença era minima (talvez 0.1 ou 0.2) nao era significativa, de qq forma eu tive sempre com o modo q supostamente desliga + coisas e demora + a rearrancar..e nao te sei bem responder a essa questao.. de qq forma logo vou ligar de novo a tv, e posso repetir o teste sem nada ligado pra ver se faz alguma diferença e posto o resultado..
 
Ok, depois conta aí os resultados então.

testei ontem com pen ou disco la ligado e da igual.. quando desligas o standby é o sensivelmente msm consumo..

Para saberem, ja recebi resposta final da samsung que continua a insistir que o equipamento esta a funcionar segundo o estipulado pro producto.
Entrei em contacto com um centro de apoio ao consumidor e o q me foi dito é q este tipo de problema nao configura dentro da garantia de um equipamento, dado q o aparelho funciona normalmente, mas que configurava um caso de publicidade enganosa, e sendo assim nao obrigava a marca a trocar o equipamento ou qq outro procedimento dentro do contracto de garantia do producto..
ou seja, agora so fazendo uma contra peritagem, ir pra tribunal etc etc.. e parece q se precisa msm de contra peritagem apesar de a peritagem feita pela samsung indicar que o consumo é 0.6W que é superior ao 0.3W descrito no producto..

enfim.. resumindo.. tribunais.. de qq forma irei fazer queixa ha direccao geral do consumidor..

que sirva de aviso a todos para levar um medidor de consumo antes de comprarem as vossas tv's para nao terem supresas pois nao vao ter garantia dessas questoes..
 
Discutir decimas de watt?
Muitas vezes depois dos produtos entrarem em produção sao feitas modificaçoes nas peças usadas.
Por exemplo, o mesmo modelo de tv pode ter ecran diferente - samsung, AU, ou outro. Claro que o consumo deles poderá ser ligeiramente diferente. A marca não vai diferenciar isso neste caso.

Se fizesres o mesmo teste com os aquecedores, ferros de engomar, forno , etc.ja esqueces essa descrepancia de 0,x Watts
 
Discutir decimas de watt?
Muitas vezes depois dos produtos entrarem em produção sao feitas modificaçoes nas peças usadas.
Por exemplo, o mesmo modelo de tv pode ter ecran diferente - samsung, AU, ou outro. Claro que o consumo deles poderá ser ligeiramente diferente. A marca não vai diferenciar isso neste caso.

Se fizesres o mesmo teste com os aquecedores, ferros de engomar, forno , etc.ja esqueces essa descrepancia de 0,x Watts

E se o meu aparelho tem razao e eles me a enganar ao dar o valor 0.6W? ja é uma diferença tao pequena?
se vires bem, todas leituras q fiz o erro do meu equipamento tem sido inferior 0.5W e dentro dos valores descritos do msm (+- 3% de margem de erro de leitura).
olha para as minhas leituras com olhos de ver: acreditas msm que o meu equipamento so ta a ler mal aquele equipamento e os outros td bem??
Alem disso é uma questao de principios e publicidade enganosa: achas bem andarem a anunciar consumos tao baixos e dps vais a ver e nao tem nada a ver? e que tal poderem no site <10W ou menor que 5W??


sim , mas ajudar.te a ti e outros consumidores a terem os seus direitos compridos!
 
Back
Topo