conta kilometros bicicleta (homemade)

eljogador

Power Member
pessoal alguém me sabe dizer o que é preciso para fazer um conta kilometros para a bicicleta!
E já agora um tutorial de como fazer!

obrigado
 
hey there,

um conta kilometros teoricamente é fácil de perceber. primeiro precisas de saber que distância percorre a roda numa volta completa, ou seja, o perímetro da roda, e segundo, as voltas que ela dá num tempo x. portanto, precisas de saber o diâmetro (ou raio) da roda para calcular o perímetro e alguma coisa que te indique quantas voltas ela está a dar no tempo x.

para o perímetro basta agarrares numa fita métrica e medires o diâmetro da roda. depois recorrendo à fórmula "perímetro = 2 x Pi x raio" descobres o perímetro da roda.

para o número de voltas a maneira mais fácil é provavelmente fazeres como os conta km's normais das bikes, com um íman que prendes num dos raios da bicla e (penso que) uma bobine presa ao quadro da bike, próxima da passagem do íman para assim detectar quando a roda está a andar.

feito isto, é pegares nos picos de tensão que o íman gera na bobine e definir o tempo x que será o tempo de actualização da velocidade do conta km's.

exemplo:
perímetro da roda = 1 metro
tempo x = 1 segundo

se em 1 segundo a roda rodar 5 vezes, significa que estás a andar a 5m/s ou seja 18km/h.

depois basta introduzires toda esta informação num PIC or something e outputares para um display ou algo em que possas ver a velocidade actual da bicla. e depois podes sempre amaricar um bocado a coisa e introduzires mais funções como a velocidade média, velocidade máxima, distância total percorrida, etc.

ou se quiseres uma coisa menos complicada podes aproveitar logo o sinal analógico da bobine e com a ajuda de um consensador e pouco mais, ligares a um voltímetro analógico e ficares a ver o ponteiro a subir :D

cumps
 
Back
Topo