Controlador linux para placa de rede.

Sirikazy

Power Member
Boas.

Estou farto que me pesam por favor que concerte computadores estragados pelos virus e companhia do windows. Por isso como ando a fazer isso a um portatil de uma amiga e como é so para funcionar como navegador estava a pensar entregar com o linux.
Ja instalei o ubuntu mas a unica coisa que não esta a funcionar é uma placa de rede externa netgear. A placa é WG511 v2.
Onde e como instalo o controlador?
 
Isso é uma placa wireless, correcto? Esta, certo? Se for, a solução é extramemente simples.
Ora bem, essa placa contem um chipset Atheros (que é simplesmente fantástico), e posto isto, basta ires à página da MadWifi e fazer download e compilar, que é facilimo, seguindo, por exemplo, o guia fornecido por eles. Lê é com atenção, que alguns passos, nas versões mais recentes dos drivers são dispensáveis ;)

Have fun :)
 
Que eu conheça, não.
Mas é assim tão dificil fazer um make && make install && modprobe ath_pci, podendo tu depois configurar o resto via GUI?
 
Que eu conheça, não.
Mas é assim tão dificil fazer um make && make install && modprobe ath_pci, podendo tu depois configurar o resto via GUI?

Fazer o que? make and make? que é isso?8| Estas a falar com alguem que vem do osx.:007:
Estive a ver a pagina que destes, ele fala na placa v1 e não a v2 que é a minha.
Tento meter na mesma?

estive a ver nesta pagina "http://linux-wless.passys.nl/query_part.php?brandname=Netgear"

A minha é feita na china logo deveria ser suportada.
v. 2 is 'made in China' supported thru islsm (difficult!); v.2 'made in Taiwan', supported; Driver available at: http://prism54.org/
O que é islsm?
 
Última edição:
De certeza que não fala? Eu lá vejo :)
AR5001 (V1&V2=5212) (V3=5213A) (b/g)

Então pá, vens de OSX, mas isso é Unix à mesma :P E os && são usados para em vez de fazer make e esperar que acabe e depois fazer make install, fazer logo make E make install. Podes perfeitamente fazer um de cada vez, é indiferente :)

Segues o guia que eu te indiquei, custa assim tanto perder 5 mins a ler isso? ;)
 
Sim mas no mundo osx temos a papinha toda feita. Não temos que andar a conpilar controladores! :P

Mas essa é a wg511T a minha é wg511 v2...
 
Sim mas no mundo osx temos a papinha toda feita. Não temos que andar a conpilar controladores! :P

Mas essa é a wg511T a minha é wg511 v2...


Se pagares pelo linux também arranjas um com a papinha toda feita... Claro que não será com o teu portátil, mas se eu quiser instalar o MAC OS X no meu, nem sequer posso... por isso, nem com make nem sem ele; Na melhor das hipóteses, se quisesse o kernel darwin ia lá com make (mas não com a papinha feita).
 
Sim mas no mundo osx temos a papinha toda feita. Não temos que andar a conpilar controladores! :P

Mas essa é a wg511T a minha é wg511 v2...

Hmm, realmente, bem visto. Na verdade, faz diferença. Raio de denominações manhosas, que só diferem numa letra :|

Então, sendo assim, esquece.
Encontrei este guia, vê se confere (desta vez acho que sim):
http://www.camerongray.net/index.php?/archives/6-Netgear-WG511-v2-Marvel-Chipset-and-Fedora-5.html

É para fedora, mas funciona exactamente igual no Ubuntu :)
 
esquiso,

la consegui tirar os ficheiros do windows. Agora como instalo o ndiswrapper?

Go to the source-directory and run make distclean and make. As root, run make install. This should compile and install both the kernel module and the userspace utilities. If you don’t need USB support in ndiswrapper, with recent versions, you can compile with make DISABLE_USB=1 and install with make DISABLE_USB=1 install.

NOTE: Source-directory is for the ndiswrapper directory that you just created. (NOT the /usr/src directory)

tenho que fazer o que ao certo? no root abrir a pasta onde tenho os ficheiros e fazer o que?

Ja agora, cada vez que tenha que instalar um programa tipo codec, pdf ou um navegador tenho que andar a mecher em codigo?
 
no make distclean, começa a executar qualquer coisa. quando meto MAKE da erro........

Acho que vou ficar pelo windows...
Mesmo que funcionase, para instalar depois qualquer coisa tipo codec era mais rapido meter nova instalação do windows. Pelo menos 1 ano deve aguenta.....

esquiso e Fork,

Obrigado na mesma!
 
dude, se tu só precisas de instalar o ndiswrapper, basta chegares ao terminal e fazeres sudo apt-get install ndiswrapper :)

deu erro ou algo do genero.
a ler listas de pacotes....pronto
construindo arvore de dependencias
lendo info de estado....pronto
impossivel encontrar o pacote ndiswrapper

O certo é que deber ser algo que fiz mal. Mas como os tempos de windows 3.11 e ms-dos ja la vao, fiquei sem pachora para linha de comandos e meti o XP.
A alguns anos ja tinha partido a cabeça com o corel linux:) desde la pensava que as coisas tinham mudado...
Vou ver se lhe pego um dia destes com mais calma! :)
fiquem!!
 
Back
Topo