Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Todos ficam lentos, principalmente os que fazem as actualizações à maluca. Não me parece ser o caso da LG ultimamente. Mas...Já tive oportunidade de comentar que achava-o muito rápido mas que tb estava à espera que ficasse lento em pouco tempo ( o que não acontece de modo nenhum em w10m independentemente do hw). Vamos a ver. Estes cuidados para que as actualizações Android não batam de frente com o sw proprietário, dá-me alguma esperança de que essa boa característica perdure por mais tempo relativamente à bitola da industria.

Se qualquer um fica lento, o V30 não é excepção. A diferença está no facto de não se notar devido ao bom hardware. Em termos de comparação, tenho um S7 que é bem rápido e é do mesmo ano que o Microsoft 650. O facto de o 650 ter W10M não lhe conferiu muita rapidez, colocas os dois lado a lado e vês que o S7 em comparação é fluido e o 650 não. Ah, e tem a atualização de segurança deste mês. :)

As variantes onde a própria google se tem inspirado e de que maneira para melhorar o que o seu SO tem para oferecer de momento.
Foi recorrente no Android, se as marcas queriam determinadas funcionalidades tinham que contratar equipes de engºs para as criar
O tal gestor de ficheiros, um suporte a caneta digital, um AOD, um DeX, um modo escuro etc...Foram as marcas do "bloatware" que tiveram que encontrar as soluções. Entretanto o sistema já absorveu alguns dos conceitos.
Sairia tão mais barato lançar os telefones com Android puro e está feito. Não concordas?
O atraso nos updates é o preço a pagar por tal, mas desde que se mantenham minimamente seguros é o que verdadeiramente importa!
A culpa da fragmentação é apenas e só da Google que não quiz ou não soube evoluir o sistema como um todo, em tempo útil, de acordo com as necessidades do mercado!!

É inegável que a Windows até acertou em muita coisa. Se não tivessem baixado os braços eu neste momento estava a usar um 950 ou algo mais recente de certeza absoluta.

Atenção que tal como já foi dito aqui, tens que olhar mais para os Android "Puros" onde existem atualizações mais constantes. Os próprios Windows não tinham atualizações ao mesmo tempo e olhando para os novos Nokia com Android, não é muito diferente dos Microsoft em W10M, as atualizações saem, mas não ao mesmo tempo.


Faz mais sentido falar em w10m puro do que em iOS puro que a Apple apenas o disponibiliza para o iPhone. (...) Nota:Não era preciso variantes pq as marcas encontravam no sistema tudo o que precisavam. E se não tinha, a Microsoft criava. Ao contrário da Google que mete as marcas a criar por eles e é se querem!

É a mesma coisa, não te esqueças que sendo um sistema "fechado", a WM até impunha a forma como o hardware tinha que ser implementado nas outras marcas. O termo "Android Puro" não pode ser transposto a Windows ou IOS porque refere-se à aproximação do sistema Android ao seu estado original, como o caso dos Pixel e de alguns que muito pouco alteram antes de o implementar nos equipamentos.
 
  • Underestimating Google: Obviously, Apple was red hot and Microsoft knew that, but Google was new to the OS business and they really weren’t taken seriously enough. Android was pretty rough then, but the real value was Google’s services; when Google cut Microsoft off of YouTube, Maps, Gmail, etc, it really made WP look cheap.
  • Botched Windows 8: Before Windows 8, WP had a lot of people’s curiosity. After Windows 8, people associated the two together has bad products even though the teams then were pretty independent and things done poorly on Windows 8 were not reflective of how the experience was on WP. Even with Windows 10, the stigma against “metro” never recovered.
  • Microsoft’s reputation: At the time it was still horrible and it meant that the young guys who grew up hating Microsoft were making the big startups for other platforms.
  • Loyalty: By 2014, people had themselves pretty comfortable with iOS or Android and even if WP got apps and whatever else it lacked, there just wasn’t a compelling reason to switch. Even now I sense the number swapping between iOS and Android is pretty low.

https://mspoweruser.com/former-nokia-engineer-explains-why-windows-phone-failed/
 
Curiosamente o engenheiro refere que desenvolver para Android era muito pior que para Windows Phone, que é algo que ainda hoje se mantém.

Estou há alguns meses a trabalhar em Android (nativo) e entristece-me como Developer e apaixonado (?!) pelo mundo do desenvolvimento de Software ver este "cancro" a expandir-se sem limites. É mau, mesmo muito mau, e não, não é azia com a morte do WP, nada a ver. O Android Studio é o pior IDE em que já mexi na vida (e já me passaram vários pelas mãos), o Gradle é capaz de levar muita boa gente ao suicídio e é algo abominável, e a Framework em conjunto com a fragmentação da mesma resulta num cocktail de estrume que não nos confere qualquer garantia naquilo que implementamos (nem sequer posso confiar nas cores da Framework porque há fabricantes que alteram o código do preto - #000000 - por exemplo).

Deve ser das poucas plataformas cujo ambiente de desenvolvimento não-nativo (por exemplo Visual Studio + Xamarin) é superior ao 1st Party em todos os níveis. Considero todos os dias deixar de ser Developer e estou a ser o mais honesto que posso.

Ver a Microsoft a abraçar este ecossistema enquanto defeca em cima do ambiente que tinha/tem nas UWPs e no W10M é tão revoltante que não tenho palavras para o descrever.

Já agora, sobre as razões apontadas pelo tal engenheiro, relativamente ao primeiro ponto é mais do mesmo. Isso em conjunto com o terceiro ponto resulta naquilo que temos hoje. Deram um livre-passe à Google e hoje esta controla a seu belo prazer coisas tão simples e importantes como os WebStandards. Já ninguém quer saber do W3C, o que interessa é ter os Sites a correr bem no Chrome.

Eles sabem disso e gradualmente vão colocando a funcionalidade em causa em outros Browsers (mesmo que sejam Powered by Chromium) para depois corrigir passados 2 ou 3 dias, metem o Youtube mais lento, etc. Fazem isto de forma tímida para não parecerem maus e ao mesmo tempo criar na cabeça das pessoas um sentimento que é melhor instalar o Chrome e não se chatearem mais.

É pena, mas olha ficou a nota caso a situação mude de figura. Realmente essa questão do eSIM é chata, sinceramente não sei o porquê dessa inércia por parte da MEO e principalmente Vodafone, mercado com eSIM ainda algo pequeno talvez?

Muito rebuscadamente terias a opção de um iPhone com origem no mercado Hong Kong ou China, que têm duas slots físicas, mas mesmo um XR não seria barato e garantia seria para esquecer.

Pois ... resumidamente estou dependente dos operadores em falta no que diz respeito ao eSIM (seja para a esposa, seja para mim após a inevitável morte do WhatsApp).

Já tive a oportunidade de testar e é verdade, o 950 é ainda actualmente um excelente exemplo no que toca a fotografia. Como referes, achei que falha essencialmente nos aspectos que envolvem processamento, em parte devido à idade e limites do SoC bem como perante a evidente estagnação em termos de software que impõe uma hard wall no que toca a melhorias e novas funcionalidades.

Nesta nova geração de processamento de imagem inteligente, creio que ganhas mais do que perdes, especialmente com miúdos em idade da brincadeira(Top Shot ia-te ser útil certamente) e ambientes mais desafiantes em termos de luminosidade. Funcionalidades como o Night Sight num setting handheld é um autêntico feito, o engenho envolvido naquilo é fantástico.

Concordo, mas essas melhorias de Software muitas vezes trazem com elas uma outra problemática. Por exemplo, agora tornou-se padrão que uma boa fotografia implique um desfoque agressivo no Background, isto para não falar no branqueamento de detalhes que os Huawei fazem nas suas fotos (aquilo é melhor que Clearasil para tratar da pele de uma pessoa).

Claro que é tudo opcional, mas de certa forma prefiro o resultado mais natural By Default do meu 950XL (quando apanha bem o momento).

Já agora, obrigado por "confirmares" a minha opinião sobre os 950 e o seu bom envelhecimento neste aspecto.

Sem querer estar a ofender ninguém, pessoalmente tenho uma certa urticária em tudo o que não é Android puro. Igualmente a tudo o que é de proveniência dúbia (roms aparentemente Android Vanilla mas que são altamente modificadas[+telemetria própria] como por exemplo o OxigenOS da OnePlus).

Associando a questão de uma boa experiência em fotografia, resta muito pouco para além dos Pixel e iPhone. Com preço sensível resta só mesmo um. iPhones do ano passado mais baratos não considero estarem a par em termos de câmera. Pode ser que a Vodafone ou a MEO se mexam entretanto, one can only hope.

Opções com Android skinned e boa câmera ao nível de um Pixel é difícil, mesmo usando a app gcam modificada. Mas tens aqui colegas certamente mais dentro desse assunto que eu que te podem aconselhar melhor ;)

Abraço

Partilho da mesma opinião, e desde que trabalho na plataforma (infelizmente) que reforço ainda mais a mesma urticária.

Uma pena que o Android seja a balburdia que sabemos. É um daqueles casos onde o excesso de opções só cria problemas para todas as partes (mesmo que nem todas se apercebam disso - os utilizadores definitivamente não imaginam as dores de cabeça, pregos e arames que são necessários Under The Hood).

@Rexobias,

Se fosse comprar Android para a minha mulher iria para o Pixel. Isto na tentativa de não ter que andar de fazer de baby sitting com updates e coisas mais. São as pessoas que menos interessadas em tech que mais beneficiam de estabilidade e continuidade transparente. Os outros com qualquer coisa conseguem dar a volta aos problemas ou insuficiências.

Concordo, o problema é o Dual SIM (tal como acontece com os iPhones). Claro que é uma questão de tempo até as outras duas operadoras adoptarem o formato, mas eu tenho que olhar para aquilo que tenho hoje, não aquilo que irei ter eventualmente sabe-se lá quando.

Obrigado ;)
 
Última edição:

Os €50 do Lumia 435 metiam os equivalentes da mesma gama no bolso...
Os €100 do Lumia 535 metiam os equivalentes da mesma gama no bolso...
Os €500 do Lumia 950 metiam os equivalentes da mesma gama no bolso...

Falo dos que tive.

Aliás, a partir das 10 apps instaladas os Androids da gama < €150 como a maioria tinha menos de 3Gb de RAM começavam todos a lagar com mais de 10 apps instaladas...

O Lumia 650 foi dos últimos a chegar ao mercado, não tive contacto com ele.
 
Última edição:
Se achas que o bloatware que tens no teu LG um espectáculo isso já é um problema teu e revelador q.b.
Se achas que que é preferível Android "puro" e ires á store buscar as funcionalidades que referi e muitas outras que vêm por defeito, o problema é teu. O problema dos files da ES, tá visto passou-te ao lado.
Sim, a exemplo do que se passa no wp, prefiro o que é proprietário. ( Ou confio no fabricante ou não confio )
Do "bloatware" que lá vem só dispensava de bom grado as da google (duo, drive, sheet's etc)

Sim o 810 foi um problema reconhecido na industria mas foi no Android. No w10m comportou-se sp bem até hoje.
Aproveita que ele tem lá umas belas peças para coleccionadores.
O Lumia 650 foi dos últimos a chegar ao mercado, não tive contacto com ele.
O Lumia 650 lidava bem com o nr de app instaladas (tantas como tenho hoje no xl, por ex.) Pelo menos até á AU, depois não sei pq foi-se o ecrã.

Já agora continuando o capítulo de como é usar um sistema descontinuado há mais de 2 anos... mais uns exemplos ...:

Mapas, o Here não iria actualiza-los mais após o fim do suporte (tantas x's ouvi isto eheh)
y4mWV-FmLXgVEYfk89-pup4AkMgkgAdSD6ly6eqYGcKss8J6QXoD1vdrLQCZXLLRBOdk6SR9R6kJSnBuswK0sEFCf8nMqqvmFxaMnk02hyY9uE2io-2pcit7dyEWWeOoNKeLAIfscpvk6CQwdtisIbXaky-_Czv71d-b1_uQbVxHuN5uylkMaxnyU9M3Gfoy7ISzyIjoE5QWpmGh4kvXPWDMA
y4mGJvWDaVLCJhiJoXj-H0hSwIiZRDSOikFaHD0R-rA2Mcxf9C8px-trTK8vh1buQIdNuUCBM2C_7ghvbeY8fh-TatFABBsblzjHb3CUvZj028ox_Fnt2epkEbToOfgRjhaKKiSL3x2zgfqgi5zF4WpcGAHZVV6mUQ7_3DOxkzeGdRt15uMjm4U_pqmfemhIln7eLVx2KgGSxVcT6m0_NWIBQ


A App que mais saudades me deixou aquando da transição para o w10m.
HereCityLens:
y4mDIf8OORwAk3cMW6APSR84l8NxTA8S1d5_5e-T9PxIxaZsf8dI0-CZqWh6Olz2ZAPtfN1E__rGf_v9kHebcUdziGSOFh_c643bhkHK5HZtdwfWE6zM87jqN4fbaShpDf_0ljYVPk-JT9Mh5jRYupifOQG-1GOYIsh_stu-omBpkiDHbTaIiEFSXYDvFxR_7GcaKZq6zuMaGyDkGnwzmVTSA
y4m3SxENag5s8vEnxT4D5pj7JQGZbDQ65s3PXMrYVFZ51iJdz5womu55bym6ooK-QLODdwme60YxlGTF06NcgId5OQgzddqMaKPScnLmyd6q1N9XaJIAZPCK98MDn4mWIdz1JBnGLXPikEv7ygiOQG-LCCVSJRJOPksocFy_d_w3p6YWe3m9ATRn2gZ-nc_-M3RCPgLo-I4zTvGiOWoerFj-Q

E depois segue tudo certinho com as "1001" opções para encontrar o lugar
Tão funcional como nos dias de glória do 8.1

E a App Playo. Funciona um pouco como o nosso SpotiCast, com a diferença que este é pago e tb que este vai buscar as músicas ao youtube enquanto o Playo vai buscá-las ao SoundHound e não precisa de conta premium em lado nenhum.
Com ela todas as app free de streaming de musica deixam de fazer sentido. O que até acaba por ser uma pena pq o Deezer Free no 8.1 não tem PUB e a qualidade do som está ao melhor nível. Não há cá filtros de kbps.
 
Última edição:
Passou-me mesmo ao lado, que sempre usei outros exploradores de ficheiros assim como sabia que Android/Google tem um nativo já há algum tempo (um segredo bem guardado para alguns pelos vistos). :D

Preferes e confias no que é proprietário, deve ser por isso que tanto gostas de W10m em que passaste 4 anos (e a contar) a introduzir credenciais em apps de terceiros, quanto ao bloatware deixa lá que o sentimento é reciproco em relação às apps Microsoft pre instaladas em Android (positivamente dão para desinstalar). :p

Será mais funcionar "bem" que problema do 810 como SoC é reconhecido e transversal a plataformas, por isso é que a autonomia do 950 XL nunca foi nada de especial (e não tem só a ver com os mAh a menos).

Mas vai lá fazer o update para o Pie ao teu V30 que será sempre uma situação win-win pela tua perspectiva, ou funciona tudo como antes e não traz nada de novo ou então piorou a experiência que era perfeita com o bloatware da LG... :-D
 
passaste 4 anos (e a contar) a introduzir credenciais em apps de terceiros
Vai dizer isso aos teus colegas Xiaomicos que compraram Android One. Anda tudo com rom's da tanga! Isso sim um perigo!
Na MSstore não há perigo nenhum. É mto difícil entrar lá qq tipo de malware. Já na playStore é a miséria que se sabe.

Mas vai lá fazer o update para o Pie
Já cá mora, mas a opção escolhida foi "mais tarde":
y4miWUXJhe0bpNBwWZ2fbYiBJpwgCezaq9wppYq0jtp6h-aJtLVR7lU5_epyCBHG9wtKGBq-r9_07ZOAP9sfB9Th4dLXHSpM8cJKaJE_WyFuPcjhwoCGwv7SEk_qlUJ7EnEylN3l2pL1qTramSASDo8l8BOnj6F3aIpmeKQickDWt_BuywUUtSgQML-7YXIpgDMnOK-gulL2cCsUDJzMe5Y2A

que será sempre uma situação win-win pela tua perspectiva, ou funciona tudo como antes e não traz nada de novo ou então piorou a experiência que era perfeita com o bloatware da LG... :-D
Na verdade o que me atrai nesse majorUp é a actualização de segurança de Julho, de resto estraga um bocado a experiência sim. Ou pelo menos desconfigura uma série de coisas. Terei que ver bem. Para já ainda considero prematuro actualizar.

Tenho medo que estrague a belíssima performance (a avaliar pela miséria franciscana que tenho observado noutros espaços aqui do fórum) da bateria:
y4mfK8tGvLdcOjve_52lh3h5Xe17g6zwbyQJ29XDNfVL1DOT0y00uUQ_HLIlaYN2YYch0iWSd2fDsTr_poHTJFHx0N6BqmCY5utiE5PqF02Bw_ox5cT4Q5K3P-XD1dpQYxcpZL6yir0aghx-u_TjI5ZFOQH5DlrmHpT6bmC9y1Ei6IfmMnOwjIZIlT1hiSHq4C3VjrcUY6KH02VrO_6lhnmQg


E o belíssimo som, logo agora que a equipa está completa:
y4mF020qaJ0Z6QG36RieCpxxymhirbdJzLYD7m6ANeir7anARS4WD3JkAj2zWxlzpFxJZCUPuFDYRb1TlCra5JHxxSlSSQ4KkP0xYYYokUSVh2CASw5Ym6ZyrKDis0NtKfell_3yQXP2uSKlWGGDkHtzpK6I-8lCyvNuTqgKVAMHJR7eb0qMQWbO8CVphWZ4ibMN4OKXGHA-4f2ri-FvDlZ2g



o v30 não é meu
Apenas tento configurá-lo o melhor possível para a minha cara metade retirar a melhor experiência possível.


Metiam? Não é isso que as reviews da altura diziam. A única coisa que se aproveitava do Lumia 950 era o hardware.

O iPhone 6s é quase exactamente do mesmo mês que o Lumia 950. lol.

Eu repito 2 coisas que já aqui abordei.
" é mais rápido e fácil fazer coisas que já existem e outras que ainda nem sequer existem em outros smartphones."

No processador Snapdragon 810, ele foi mais rápido que qualquer Android no 810 (e agora acrescento e no 820). Ele também foi quase 2x mais rápido que o iPhone da época e 1,5x mais rápido que o iPhone que foi lançado no ano seguinte.
 
Metiam? Não é isso que as reviews da altura diziam. A única coisa que se aproveitava do Lumia 950 era o hardware.

Conforme referi atrás, tive de trocar do Lumia 950 pelo Samsung S7 porque a Microsoft não o reparou um problema dentro dos 30 dias e devolveram-me o dinheiro.

Na altura não tinhas melhor, a não ser o Note 7 mas esse era literalmente uma bomba... :lol:
 
A nível geral, eu não concordo contigo que o Lumia 950 era o melhor na sua gama (flagships):
  1. Sistema operativo praticamente em fase beta, não estando ao nível da concorrência;
  2. A "infamous" app gap e a qualidade das apps em relação às mesmas da concorrência;
  3. Design considerado inferior em relação ao dos seus pares (e também aos outros Lumia 9XX);
A única coisa positiva* do 950 era a câmara, mas uma câmara não faz um telemóvel nem justifica-o como o "melhor da sua gama".

*Positiva porque o fazia destacar dos demais.
 
@yamahia

Se ainda consideras prematuro actualizar (com o 10 aí à porta, não será é para o V30 claro, mas não traz nada de novo não faz diferença) tens sempre a opção de só fazer o update em 2030 (e sim já sei que "o V30 não é teu"). :-D

7h de ecrã ? Nada mau especialmente para quem vem de um 950 XL que deve entregar 3-4h em dias bons... :D


EDIT:


Antes que venhas dizer que o update demorou quase 25 minutos e que é igual ao W10m, já outro dono de um V30 confirmou no seu tópico que mesmo sendo um major update, afinal demora menos de 5 minutos.

:tareon:
 
Última edição:
Este tópico é uma comédia.
É que a parvoeira é tanta que não tem ponta que se lhe pegue.
Dizer que um Lumia 950 , em lançamento estava a par da concorrência... quando na realidade foi dos piores lançamentos do ano.
Andarem a gabar um snapdragon 810, quando foi dos piores SOCs da Qualcoom, até um 808 era melhor.
Dizer que a Store da Microsoft é Segura, quando nela existem N Software suspeitos, clientes thirdparty que pedem acesso às vossas contas de redes socais, email, conctatos...
 
Obrigado pela atenção amigo @AudigyMaster.

É para a esposa e como disseste o essencial é câmara e ter Dual SIM (eu vou ficar no W10M até uma das funcionalidades essenciais para mim deixarem de funcionar, e mesmo depois não sei para onde ir). No entanto, o Dual SIM através de eSIM não é opção para mim visto que as dois cartões que temos são MEO e Vodafone, e a única operadora com eSIM por cá é a NOS. Sei que é uma questão de tempo até chegar aos operadores onde preciso dessa solução, mas de momento ainda não posso olhar para o Pixel ou até mesmo um iPhone.

Quanto a Fotografia, acredita que é das coisas que ainda nos satisfaz muito (eu e esposa) nos nossos 950XL. Mesmo nesta semana mostrei umas fotos e vídeos da minha filha tiradas na praia aqui no trabalho e provoquei surpresa (tenho um colega meu que muda de Android como quem muda de cuecas que considero uma pessoa bem informada nesta área e ele próprio diz que ainda fica surpreendido sempre que vê fotos tiradas com o meu Lumia - diz-me sempre para manter o 950XL quando mudar para Android ou iOS).

Não é tão rápido como os actuais, nem sequer tem o mesmo nível de eficácia (em várias fotos seguidas poderá falhar alguma devido ao movimento dos objectos/pessoas), mas quando dispara e foca bem é do caraças!

Voltando à conversa original, não faço a mínima ideia que Android escolher para a esposa Ao olhar para isto fico com a mesma confusão com que fico ao escolher uma Distro Linux (por exemplo). Opções é bom, mas o excesso das mesmas é contra-produtivo (até nisto os WP eram o meio termo). Como é para a esposa nem me vou meter com muitas exigências devido a Android puro ou não puro. Aceito ideias ;)
Aconselho o preenchimento do questionário para te ajudarem a escolher o o melhor negócio, é mais fácil, há sempre quem ande em cima disso.

EDIT. Quanto à questão "android "stock" vs outros" volto a repetir o que aqui já disse no passado. Parece um contra-senso mas nem sempre o android "puro" proporciona necessariamente uma melhor experiência, especialmente se contarmos com o factor "qualidade/preço" e estabilidade, sim estabilidade. É mais provável teres de andar a fazer de baby-sitter num android puro que noutros.

Ao que parece (finalmente) no pixel 3a já se estão a livrar dos problemas inerentes a praticamente todos os modelos nexus/pixeis mas eu pessoalmente ainda os deixava provar um bocadinho mais antes de dar um à minha mulher/namorada. Aliás, só há relativamente pouco tempo (para aí desde o 6.0 ou mesmo 7.0) é que eu considero que o android puro se encontra comestível para utilizadores "não avançados".

Sei que é uma opinião pouco popular, especialmente num fórum de tecnologia, mas é a minha opinião baseada na minha própria experiência e no acompanhamento de todos tópicos de todos os nexus/pixeis que saíram para aí desde o Nexus 3 ou 4.

EDIT2: Nem me lembrei dos android one...uma opção a ver mas lá está, se preencheres o questionário com as prioridades e orçamento não vão faltar lá opiniões.
 
Última edição:
Será mais funcionar "bem" que problema do 810 como SoC é reconhecido e transversal a plataformas, por isso é que a autonomia do 950 XL nunca foi nada de especial (e não tem só a ver com os mAh a menos).
o 950XL não precisou de um 810 revisto, pois as tecnologias de threading do NT permitiram que ele rodasse todos os 8 núcleos com o mínimo estrangulamento. Coisa que no Android não parece ser possível.

Andarem a gabar um snapdragon 810, quando foi dos piores SOCs da Qualcoom, até um 808 era melhor.
Além do referido acima, podes registar que o 808 no 950 travava no Continuum, mesmo com a dock, ao contrario do 810 no 950xl. Só por aí já podes ver o quão superior o 808 era superior ao 810 :boredo:
7h de ecrã ? Nada mau especialmente para quem vem de um 950 XL que deve entregar 3-4h em dias bons... :D
Impossível saber um SOT no wp. Apenas recorrendo a cálculos matemáticos como já fiz para o x3 que me deu em torno das 9 horas. Mas haverá sempre quem ponha em causa esses resultados. Pois já falam que s percentagens de descarga são em relação ás outras app e não em relação à bateria ?! Portanto nem vale o esforço nem o sot prova coisa alguma. Apenas dá para ver que na mesma balança existem realmente alguns terminais que são uma desgraça.
Qt à bateria do xl, ela ainda me dura para mais de 24 horas e portanto apenas daqui a uns 3 meses considero encomendar uma da PolarCell que está muito bem vista, felizmente (isto tendo em vista os próximos 2 - 3 anos :winknu:)

A única coisa positiva* do 950 era a câmara, mas uma câmara não faz um telemóvel nem justifica-o como o "melhor da sua gama".

*Positiva porque o fazia destacar dos demais.

Destacar apenas a câmara parece-me um bocado redutor e como mencionaste as câmaras do 950 / 950XL são realmente boas, e ainda se mantêm entre as 5 melhores câmaras de todos os tempos. Ele combinou os pixels e os recursos dos dispositivos 930/1520, com várias novas tecnologias de pouca luz que funcionam melhor do que os anteriores.
O Icon / 930 foram os primeiros telefones com capacidade para vídeo 4K, e o 950 / 950XL ainda produz alguns dos melhores conteúdos de vídeo 4K de um telefone.

Convém tb refererir que os Lumia 950 têm o ecrã mais equilibrado da história dos smartphones e ainda são mais equilibrados do que o mais recentes S10 ou iPhone X. Apenas alguns dispositivos LG conseguem um pouco melhor. O ecrã do 950XL / 950 também foi o que teve maior precisão de cores e mantém esse registo até hoje.

O 950 / 950XL também introduziu uma nova tecnologia dual WiFi, com a qual o Continuum e o Miracast funcionaram e continuam a funcionar sem espinhas.
Embora por aqui tentem desvalorizar, ela possibilita de facto a execução da versão desktop do Windows 10 conforme já por diversas x's ficou aqui demonstrado.

O 950/950 xl deu sequência á inovação presente no Icon:- a gravação surround 5.1 completa junto com outras tecnologias de matriz de microfone, como gravação de áudio direccional. Também é um dos poucos smartphones que ao inclinar absorve/filtra praticamente todo o som ambiente, mesmo q muito ruidoso,durante uma chamada.
E continua uma grande máquina. Adoro este telefone :victory:
 
Última edição:
EDIT. Quanto à questão "android "stock" vs outros" volto a repetir o que aqui já disse no passado. Parece um contra-senso mas nem sempre o android "puro" proporciona necessariamente uma melhor experiência, especialmente se contarmos com o factor "qualidade/preço" e estabilidade, sim estabilidade. É mais provável teres de andar a fazer de baby-sitter num android puro que noutros.

Apesar de algum mediatismo sempre que surge qualquer inconsistência na experiência Pixel(no fundo o patamar está mais alto no que toca à exigência, from Google by Google pede outro tipo de análise), não partilho da mesma opinião. Posso com toda a sinceridade dizer-te que o Pie no meu Pixel 3 esteve em termos de estabilidade num nível similar ao que obtive no iOS12. Agora no 3a partilho a mesma percepção, apesar de neste momento estar com a beta do Android Q. Por exemplo, o OnePlus 5T que tive durante bastante tempo, apesar do look stock Vanilla, proporcionou uma experiência muito irregular, com bugs com fartura muitos deles a permanecer revisão após revisão, já para não falar das promessas em termos de melhoria do oil paint effect na camera que nunca viram a luz do dia. Mais, telemetria que era enviada em plain text para um servidor algures na China, bem como log do clipboard. Aceito completamente ser um produto(veja-se o recente caso da audição de snippets de áudio da Siri por humanos, similar à concorrência que não vende privacidade, aliás um dos chticks vendidos como justificação da aparente inferioridade da Siri era era esse mesmo, ausência de análise humana, well, telhados de vidro), mas que o façam de forma adequada, com uma boa implementação de differential privacy. Quanto a isso dentro do Android para mim só mesmo a experiência Pixel me pode dar as melhores hipóteses nesse campo. Android One a partir de que tem a mãozinha dos ODMs em certos componentes de sistema, tenho dificuldade em recomendar.
 
o 950XL não precisou de um 810 revisto, pois as tecnologias de threading do NT permitiram que ele rodasse todos os 8 núcleos com o mínimo estrangulamento. Coisa que no Android não parece ser possível.

Nem com watercooling foi la, quanto mais com as tecnlogias de threading do NT. Devia ser uma grande tecnologia sabendo que na altura nem ARM era suportado em windows desktop.

Ainda nao perceberam que a MS pos a equipa em trabalhar no mobile a equipa Z, na garagem e liderada por pseudo influencers.
 
@yamahia

Em Android a solução foi esquecer o lixo que ficou para trás e evoluir para algo bem melhor a nível de SoC como podes constatar pelo 820 no X3 ou pelo 835 no V30 (que não é teu ok?), só mesmo aqui e em W10m na tal bolha do costume é que o 810 foi um SoC bestial (e pelos vistos a autonomia no 950 XL um sonho). :D

O Snapdragon 810 foi só o pior SoC de topo que a Qualcomm lançou esta década, só isso, end of story (nem nisso a Microsoft teve sorte, "coitada"), o 950 XL tinha coisas boas como todos já percebemos (ecrã, camara) agora SoC ou autonomia não foram certamente duas delas.

Existem apps que contabilizam o SoT em W10m, agora se é fiável ou existem algum interesse em fazê-lo num 950 XL isso... :rolleyes:

---

Então o W10m tem a app da moda (Faceapp) dos últimos tempos e nem diziam nada? Agora é que isto aguenta mesmo até 2030. :-D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo