@Trance
Falaste muito do hardware e da comunicação entre SOs/interfaces diferentes. A minha questão é relativa aos serviços... hoje em dia tudo está ligado aos serviços.
Gostava de saber sendo tu utilizador Apple, utilizas apenas os serviços do iCloud? ou utilizas serviços da Google ou da Microsoft? por exemplo para email ou calendário
Eu usos serviços de todos os fornecedores principais, i.e, Google, MS, Amazon e Apple.
Cloud Storage:
Para storage uso Apple como principal. Já usei OneDrive quando usava o SP3, falhou-me diversas vezes pelo que voltei para o Dropbox na altura. O melhor que usei no Windows. Nos dispositivos Apple o iCloud funciona muito bem para mim. Posso dizer por exemplo que tudo o que seja trabalho tenho cópias em 4 sistema (o portátil, Github, iCloud e Time Machine).
Esta questão do Storage é das coisas que critico bastante a MS. Veja-se, a Dropbox, um dev Windows , fornece um serviço muito, muito, muito bom sobre o sistema da MS. O problema não é a MS fornecer também um serviço, mas o ter feito até price dumping tirar clientes à Dropbox, até enganou clientes com promos de storage sem limites e depois de os ter, tirou o tapete aos cientes. O que valeu para mim é que o serviço na altura funcionava tão mal, que não larguei o dropbox e ao fim de um mes deixei de usar o OneDrive a não ser para fotos. Já não tenho nada no OneDrive, na minha conta pessoal. Ainda a semana passada apaguei de lá quase tudo, quando a MS começou a dizer que excedia não sei o quê.
Para Calendários, Contact List:
Uso o iCloud e o Google. iCloud para as coisas pessoais e o Google para a parte empresarial. Está tudo integrado, não tenho que fazer coisa alguma, pois tanto o Calendar como o Mail funcionam com todos os providers de forma integrada.
Já usei MS, e nesta matéria é muito bom também. Mas já alguns anos mudei para o Google, nem foi decisão minha, foi a de um cliente que estava a mudar todo para Google e por ali fiquei.
Repare-se eu tenho contas MS, até pagas por razões diversas. Tenho todos os dispositivos configurados para usar também essas contas. (O Outlook mobile é muito bom). Simplesmente não as uso activamente.
Para Notas:
Uso o iCloud com o Notes. Já usei o OneNote, Evernote, Bear e outros. Talvez pela minha idade, já não tenho paciência para coisas com muito botões de valor marginal. Quanto mais simples melhor para mim hoje em dia. Minimalista.
Para comunicação:
Uso iMessage, Facetime, Google Hangouts, Skype, Whatsapp ... enfim aquilo que o cliente usar. Se puder uso o iMessage ou o Facetime, muito robusto. Skype evito. Google Hangouts ok, o Whatsapp é muito bom mas é mais social.
Musica:
Durante anos fui cliente Spotify muito bom. Por melhor integração com o que tenho mudei para o Apple Music (Apple Watch, AirPods e coisas mais). Mas o Spotify é para mim excelente, excelente.
Quando usava WP + SP3 + XBOX One ainda pensei em mudar pra o Groove pela integração apesar de na altura ser o mais caro dos serviços, nem family share tinha, vejam lá a chulice. Mas claro os windows fans, la la la la. Bom, ainda bem que resisti na altura mantendo-me no Spotify, revelou-se um barrete TOTAL até a MS abandonou o serviço!! Note-se que na atura a MS não queria na XBOX One o Spotify, ou obviamente o Spotify não lá queria estar conhecendo como conhece a MS. Agora que a MS abandonou o Groove .. já são todos amiguinhos obviamente.
Mais um exemplo a par do Dropbox, entre muitos que explica porque é que os devs não aderiram com entusiasmo à Windows Store. Se dê-se dinheiro valente, a possibilidade de serem ostracisados pela empresa não é uma miragem. Repare-se aconteceu com uma série de empresas, como a Salesforce e outros. Olha agora o Slack ... Muito gosta a MS de resolver problemas já resolvidos, e inicialmente pelo menos mal (copia mal), em vez de se forcar em problems por resolver, uma táctica de terra queimada a que chama de contributo
Quando se mete a resolver problemas novos é o que é ... Hololens, Surface Studio, UMPC etc etc etc, é 3000 euros para cima ....
Conclusão:
A minha politica é quando chega a questões de trabalho é o mais multiplataforma possível. Quanto menos dependente estiver de uma plataforma, maior é a minha mobilidade e isso trás vantagens. Até a escolha da tecnologia é feito com esta premissa (Web tech, Web tech, Web tech). Quando chega ao hardware pessoal e de trabalho, dispositivos e coisas mais, uso aquilo que requer menos babysitting da minha parte. Eu sou pago para resolver problemas do cliente, não problemas dos meus dispositivos ou dos sistemas operativos que uso para desempenhar o meu trabalho. Quanto menos isso tiver no meu caminho, melhor foi o meu investimento nessa matéria.