Conversor Scart/RCA para HDMI

MSR

Power Member
Boas, como o título indica esta interessado num aparelho destes para ligar a Dreamcast e a MegaDrive por hdmi, mas queria saber se vale a pena, se ficarem com uma imagem um pouco melhor (ou pior!).

Já vi alguns a 40-100€ mas foi lá fora, aqui em PT arranja-se alguma coisa?
 
Diz me uma coisa, queres ligar a Dreamcast e a Megadrive por HDMI porque não tens entradas suficientes/necessárias no LCD/plasma, ou porque pretendes uma melhoria na qualidade de imagem das consolas?

Se é por causa da qualidade da imagem, digo-te por experiencia própria que esses conversores de scart para HDMI de 100€ não valem nada. Para melhorar a imagem, mais do que faz o própria upscale da tv LCD/Plasma ias necessitar de um processador de video como deve de ser, e isso, o mais baratinho vai te custar para cima de 600 euros (DVDO Edge por exemplo). O que podes fazer e te aconselho se gostas de jogar consolas antigas no lcd é adquirir isto (caso o teu lcd/plasma tenha entrada VGA):


Para a Dreamcast - VGA box: consegues adquirir na net a partir de 25/30 euros, e vais ter uma diferença da noite para o dia na Dreamcast, pois essa fantastica consola já tinha a capacidade de fazer output em 480p http://www.ebay.co.uk/itm/PC-VGA-Bo...Games_Cables_and_Adaptors&hash=item2eb56c6334

Megadrive - CGA to VGA http://www.ebay.co.uk/itm/Arcade-ga...E_TV_Video_Audio_Sonstige&hash=item3a6c1cd75b

Se quiseres investir mais dinheiro, podes arranjar um pequeno aparelho que produz "scanlines" o que te vai permitir no LCD teres o mesmo efeito que tinhas com essas consolas ligadas por scart rgb numa TV CRT antiga. http://wp1114205.wp150.webpack.host...ducts_id=12&XTCsid=0m77bgh6qm6q2bkl5krkshe8f2

Caso o orçamento seja maior podes adquirir um produto de uma empresa japonesa que se dedica só a fazer upscalers dedicados para consolas: http://www.solarisjapan.com/products/XRGB%252dmini-Framemeister-Compact-Up-Scaler-Unit.html custa é 350 euros e é o melhor que podes arranjar neste momento para jogar como deve ser consolas antigas num ecrã moderno.

A minha solução preferida apesar de ter experimentado várias opções... ainda é ligar tudo o que é consolas anteriores a PS2/xbox 1 na minha velha TV crt, que é o que vai produzir a melhor imagem
 
Também ando à procura de um aparelho desses mas no meu caso é para ligar um powerbox a um LCD de computador.
Isto porque o LCD tem ligação HDMI e DVI. O PC está ligado por DVI e queria ligar a powerbox no HDMI (com o tal conversor).
Isto porque não quero estar a pagar mais 3€ todos os meses para ter mais uma box hd cá em casa... e esta powerbox foi oferecida pela ZON e não tem custo mensal.
A qualidade de imagem nem é o mais importante. No ebay vendem-se uns conversores por 40-50€ (chineses) e cá custa tudo para cima de 100€ (tb chineses)
 
Eu tenho um que já não uso porque substitui a box da cabovisão, mas quando tinha uma box com scart usava no meu lcd e trabalhava bem, não era inferior a se ligasse a box directamente ao lcd. Mas ligar a box é ligeiramente diferente do que consolas antigas, pois a megadrive tinha 240 linhas de resolução, a box das tvs têm 576 linhas.
 
Diz me uma coisa, queres ligar a Dreamcast e a Megadrive por HDMI porque não tens entradas suficientes/necessárias no LCD/plasma, ou porque pretendes uma melhoria na qualidade de imagem das consolas?
O LCD tem entradas para as ditas consolas, só queria melhorar um pouco a imagem, já tive a VGA Box oficial da Dreamcast mas infelizmente não deu no lcd, ainda deu no meu monitor velho CRT mas a imagem fica escura devido à "idade" do mesmo.

A minha solução preferida apesar de ter experimentado várias opções... ainda é ligar tudo o que é consolas anteriores a PS2/xbox 1 na minha velha TV crt, que é o que vai produzir a melhor imagem

Pois, o problema é que a minha CRT morreu à uns meses e agora tenho que jogar no LCD, daí ter perguntado a questão do conversor.

Eu até adquiri recentemente um home cinema por componentes que é constituído por um receptor AV + 2 colunas + 1 sub.
Reparei no manual de instruções do receptor, no modelo acima ao que eu comprei este possui escalonamento até 1080p, ou seja daria para ligar lá as consolas antigas e a resolução seria maior, mas será que isso também melhorava alguma coisa (imagem)??
 
Se queres melhorar a imagem tens de abrir os cordões à bolsa. Converter um sinal analógico de baixa resolução, compósito e entrelaçado, para HD, progressivo e digital de 3 canais requer muito processamento e algoritmos extremamente sofisticados, coisa que obviamente não dá para fazer em equipamento barato. Além disso o processamento acrescenta tempo de atraso à imagem, coisa nefasta para jogos.

Fazer a conversão no receiver ou no televisor vai dar ao mesmo: tudo depende da qualidade do processamento que cada um irá fazer, e esta qualidade dependerá do preço dos mesmos... Mas em principio o televisor, sobretudo se moderno, é melhor.
 
Última edição:
Bom dia,

Tenho um plasma já bastante antigo ligado a uma box Iris da NOS, que para já supre as necessidades. A NOS fez a proposta de alteração para uma box UMA (por mais 1€/mês), havendo a necessidade de adquirir à parte uma conversor scart/HDMI, dado que o plasma não tem entrada HDMI.

Gostaria de saber se consideram que este upgrade fará efetivamente diferença na qualidade do serviço de televisão, ou se para isso acontecer teria de adquirir um conversor de preço elevado.


Muito obrigada.
 
Bom dia,

Tenho um plasma já bastante antigo ligado a uma box Iris da NOS, que para já supre as necessidades. A NOS fez a proposta de alteração para uma box UMA (por mais 1€/mês), havendo a necessidade de adquirir à parte uma conversor scart/HDMI, dado que o plasma não tem entrada HDMI.

Gostaria de saber se consideram que este upgrade fará efetivamente diferença na qualidade do serviço de televisão, ou se para isso acontecer teria de adquirir um conversor de preço elevado.


Muito obrigada.
não vais sentir diferença nenhuma na qualidade de imagem entras as 2 boxes
 
Back
Topo