1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cooler para Intel 3.0 DualCore

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ahramis, 26 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1682)

1. ahramis

ahramis Power Member

Adquiri recentemente um Pentium4 DualCore a 3.0. montado numa Asus P5LD2, com memória Kingston a 633, todo este conjunto dentro de uma Thermaltake Armor Black. Sistema Operativo XP Pro e disco WD de 10.000RPM.

O cooler original é de bradar aos céus, pois em vazio mantinha temperaturas de 45ºC, as quais em cheio iam a mais de 70º, originando o desligar do sistema.

Adquiri então o 7700Cu da Zalman e a coisa melhorou um pouco...tendo as temps. baixado cerca de 10 graus em vazio e 5 em ful...Fiz asneira porque não usei pasta térmica boa (Artic Silver5), mas sim a que vinha na embalagem da Zalman...a qual lá continua.

A board em causa já possui o sistema PWM, ou seja, controla, a pedido, a rotação da CPUFan em função da respectiva temperatura utilizando para tal uma ficha de 4 pinos à board em vez dos habituais 3 pinos...

Porque não gosto de Wattercooling - esqueçam as razões - tenciono ainda melhorar o sistema de arrefecimento da CPU, pois que em relação à caixa está tudo ok...

Ou seja, preciso de um cooler a sério - com ou sem PWM - que me consiga arrefecer a "besta", em especial quando trabalho com vídeo...

Tinha pensado no Ninja com ventoínha de 120..., mas há outras hipóteses...

Agradeço aos experts em AirCooling a respectiva contribuição para esta questão, com a indicação de que, em termos de produção de energia térmica, os DualCore são um "mundo à parte"...

Antecipadamente, obrigado a todos.

2. Sway

Sway To fold or to FOLD?

está para sair um cooler novo cahmado Tuniq que em principio será o melhor! neste momento o melhor é de facto o Ninja!

depois tens outras alternativas mais baratas que é o Tt big typhoon e a difrença nao é muita...

mas é imperial o uso de uma pasta termica em condições!

3. ahramis

ahramis Power Member

4. Helixsk8

Helixsk8 I quit My Job for Folding

Realmente o stock da intel é vergonhoso... Eu com o meu 920 a 4ghz tinha temps que passavam os 75 (estando ele estavel até aos 84-86ºc)...
    De momento tenho o meu 920 com um ninja Scythe CPU Cooler Ninja Plus e tenho a 4400 mhz 1.47V temps de 36-40ºc em idle e de 63 em full load nos dois cores (dual prime ou dual folding) 100% stable :D
    @ Default tenho temps de cerca de 30 em idle e cerca de 48 em full load :D

O ninja é sem duvida dos melhores coolers do mercado, havendo pessoal que diz que o Tuniq poderá ser melhor à pala de uma review que anda por ai... Só que na mesma não referem a ventoinha usada no ninja e respectivos cfms e a usada no Tuniq... Sinceramente acho que o ninja já é o limite de air cooling... são 12 pipes :D
    Sem duvida o que te aconselho estando já disponivel :D
    Abraço ;)

5. Sway

Sway To fold or to FOLD?

a ventoinha do Tuniq ja vem! ele ja traz uma que depois quem quiser troca!

os CFM por heatpipes nao fazem quase difrença nenhum... plo menos no meu... quer seja a 3000 ou a 1300rpm a temperatura é exactamente igual!

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu ia para WC num cpu desses se quisesse fazer OC. Estes cpus escalam muito bem.

Ter as temps que o Helix tem nesta altura do campeonato e ele sabe umas coisas disto dá que pensar. É que a temp ambiente está baixa. No verão não vai ser possivel ter isso com OC.

Sway:
    Neste caso não é pelo silencio:D
    Mas no verão prometo que abrimos um thread só para ver as temps:)

7. Helixsk8

Helixsk8 I quit My Job for Folding

Metro m8 :) [[]]
    Meu tipo não podes comparar isto com amd... Tipo só não dá mesmo para usar stock cooler... Com o ninja ainda tenho muita margem... Estes cpus até aos 85-86 estão estaveis (pelo menos o meu ) Portanto com 58 em full load @ 4400 hoje... Que no verão suba mais 20ºc!!! ele continua a funcar na boa :D
    Mesmo que no verão baixe para 4.2 ghz (com isto agora tenho temps de de 52 em full!!! )
    Além disso este bicho mais uma / duas semanas vai para a prommy :D

Abraço ;)

Última edição: 27 de Fevereiro de 2006
  8. kidloco

kidloco Power Member

Eu com o meu 2.8 já o vi a 90/95º até a board desligar :p

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Oi [[[]]]]

A questão é que quando fazes OC aos AMD eles tb aquecem. E estou a falar de dual core que é o que interessa aqui. As temps máximas que uns e outros aguentam tb são diferentes numa proporção parecida. A mim por acaso assustam-me estas temperaturas tão elevadas mas lá está cada um com a sua mania. Eu tenho esta:)

10. ahramis

ahramis Power Member

Alguma informação mais actualizada?
    É que quando gravo DVDs de imagens da Acronis a tempeartura sobe aos 75º e dispara a segurança do PC e desliga-se...

Venham lá mais comentários, sff!

OBg.

11. skandal

skandal Power Member

Compra o Tuniq.

12. ahramis

ahramis Power Member

Obrigado Metro pela tua resposta e aos demais também claro!

O WC é um sistema que à partida está fora das minhas opções, até pq tenho vários PC's em casa e era mais um device a acrescentar...prefiro portanto um sistema á base de air cooling.

A situação do meu processador mantém-se, sendo que agora foi "rescussitada" pela instalação do Acronis TrueImage10. Efectivamente, para gravar imagem em suporte DVD o processador dispara para os 75 graus, originando o disparo e desligamento do sistema...

Continua-se a apostar nos Ninja? Não saiu entretanto nenhuma Rev nova? São fáceis de instalar, ou é necessário sacar a board? A veoinha de 120 já é PVM e pode ser regulada por um Zalman?

Obrigado.

13. ahramis

ahramis Power Member

Obrigado Metro pela tua resposta e aos demais também claro!

O WC é um sistema que à partida está fora das minhas opções, até pq tenho vários PC's em casa e era mais um device a acrescentar...prefiro portanto um sistema á base de air cooling.

A situação do meu processador mantém-se, sendo que agora foi "rescussitada" pela instalação do Acronis TrueImage10. Efectivamente, para gravar imagem em suporte DVD o processador dispara para os 75 graus, originando o disparo e desligamento do sistema... - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=129812

Continua-se a apostar nos Ninja? Não saiu entretanto nenhuma Rev nova? São fáceis de instalar, ou é necessário sacar a board? A veoinha de 120 já é PVM e pode ser regulada por um Zalman?

Obrigado.

Partilhar esta Página