Cooling com frigorifico velho

Ratoxkrazy

Power Member
Alguém me explica o funcionamento de uma arca congeladora? seria possível pegar numa e criar um sistema de arrefecimento útil? já alguém tentou?
 
Por não saberes como funciona é que achas "quase genial" :P

Vais à secção de Phase-Change e tens lá vários projectos que começaram pela procura de um compressor de frigorífico/arca congeladora num ferro-velho ou um sítio do género :)
 
...imagina montar o pc num frigo mini-bar....
O pc não, mas q ja m passou pela carola pegar num balde d agua mete-lo no congelador a fazer de deposito para o sistema WC...isso ja! :-D
Tambem ja m ocurreu por meter la o deposito q tenho, mas como é pekeno a agua não iria tar la tempo suficiente para arrfeçer a agua.... tem q ser mesmo algo grande.
E para ajudar á coisa, ia por o tubo d entrada d agua na parte d baixo do balde, e a saída ia para cima.

Já ta tudo pensado...so falta convencer a maria a deixar esvaziar a parte de congelação do frigorífico. :lol:
 
O pc não, mas q ja m passou pela carola pegar num balde d agua mete-lo no congelador a fazer de deposito para o sistema WC...isso ja! :-D
Tambem ja m ocurreu por meter la o deposito q tenho, mas como é pekeno a agua não iria tar la tempo suficiente para arrfeçer a agua.... tem q ser mesmo algo grande.
E para ajudar á coisa, ia por o tubo d entrada d agua na parte d baixo do balde, e a saída ia para cima.

Já ta tudo pensado...so falta convencer a maria a deixar esvaziar a parte de congelação do frigorífico. :lol:

E a água congelar e interromper o sistema, não? ;)
 
Basta usares um bocado a cabeça para perceberes que isso nao seria la grande ideia... LOl primeiro nao conseguias por a agua a menos de 0º..... segundo, mesmo que utilizasses anticongelante, nao irias poder usar o teu WC normalmente..
pois desde que tenhas a agua abaixo d atemperatura ambiente, vai haver condensaçao de agua nos tubos e nos proprios blocos, pk estando o ar mais kente k os tubos, este vai condensar nos tubos e blocos de WC, criando gotas de agua.. e como a águ FORA DOS TUBOS nao faz la mto bem ao sistema, aconcelhote a so fazeres o mesmo quando tiveres os blocos bem isolados com neoprene e a propria motherboard tambem ;)

espero ter ajudado um bocado a te fazer compreender os males do frio ;)
 
E a água congelar e interromper o sistema, não? ;)

Axas q xagava esse ponto ?!Nao m convences....:-D

Basta usares um bocado a cabeça para perceberes que isso nao seria la grande ideia... LOl primeiro nao conseguias por a agua a menos de 0º..... segundo, mesmo que utilizasses anticongelante, nao irias poder usar o teu WC normalmente..
pois desde que tenhas a agua abaixo d atemperatura ambiente, vai haver condensaçao de agua nos tubos e nos proprios blocos, pk estando o ar mais kente k os tubos, este vai condensar nos tubos e blocos de WC, criando gotas de agua.. e como a águ FORA DOS TUBOS nao faz la mto bem ao sistema, aconcelhote a so fazeres o mesmo quando tiveres os blocos bem isolados com neoprene e a propria motherboard tambem ;)

espero ter ajudado um bocado a te fazer compreender os males do frio ;)

Voçezes ainda conseguem ser pior q eu! Então axam q ia mesmo fazer isso ??:002:
 
O uso de baldes cheio de gelo e o radiador/tubos lá metido é tão antigo quanto o uso de Watercooling num PC, é uma maneira "barata" de tentar ter um pouco de temperaturas negativas ;)

Mesmo assim implica investir em isolamento, claro que para temperaturas na ordem dos -10 a 10ºc não é preciso grande isolamento.

Sobre construir promies/chillers a partir de 1 arca velha, não falta ca é projectos :D

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=96680
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=101435

É uma área que gostaria de me meter, mas os custos são proibitivos, bem como ausencia de instalações para tais brincadeiras...
 
Última edição:
Voçezes ainda conseguem ser pior q eu! Então axam q ia mesmo fazer isso ??:002:

Quando tinha o meu Athlon 1200Mhz, ainda nao tinha radeador, mas um depósito com 2,5 Litros de agua. Saturei a agua com sal e tentei congelar... é obvio que os -12ºC nao premitiram congelar a agua super salgada :-D Mas depois tive ke esperar que a agua aquecesse aos -5ºC pk a bomb a nao funcionava :lol:

Mas nos dias quentes os cubos de gelo do computador passavam o dia a ser renovados :-D
 
Vcs aqui com tanta coisa para arrefecer os computadores. Só gostava de saber era se nos países nórdicos eles tb têm a panca do cooling. É que pelo menos lá basta pôr o computador à janela...
 
Back
Topo