1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Core duo ou Dual Core????

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por sickboy, 14 de Outubro de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 6346)

1. sickboy

sickboy Power Member

Core Duo ou Dual Core, não é a mesma coisa?????

Porque hoje segundo um vendedor, o dual core já tem 64 bites e que a única diferença para os core 2 duo é que estes últimos apenas têm um front side bus com maior capacidade (agora não me recordo dos valores que me disse).

Agradecia que algum entendido me esclarecesse e me pudesse responder se efectivamente me estão a tentar jogar areia paras os olhos para não ver os preços elevados praticados por essa loja, entre outras coisas.

2. Core duo e Dual core significa o mesmo.
    Se o vendedor te disse que eram diferentes, é porque é um valente PATO. Não percebe nada de PC's.

Os core 2 duo é que são diferentes dos core duo (aka dual core).

3. balute

balute Power Member

"Dual core" pode apontar para qualquer processador com 2 cores, incluindo Pentium D e AMD X2.

E os únicos Dual Core de 64bits da Intel são os Core 2 Duo. Os Core Duo são 32bits.

4. Mentira.

Até o mais barato dual core da intel tem EMT64 (o Pentium D 805).

5. Mitch

Mitch Banido

ó roadster, não te imaginava assim tão "ignorante"...

ora então, "core" é o nome de um processador(core duo quando tem dois nucleos, core solo quando só tem um), que por acaso é diferente dos pentium dual core, sendo mais recente. actualmente temos a evolução desse tipo de processador, aka "core 2"...

creio que para desktop não existiu o processador core duo, sendo este apenas encontrado em portáteis.

de qualquer maneira, se estiverem para comprar um processador destes novos core 2 duo, podem ter a certeza que a diferença para os pentium dual core é abismal... e vale o preço.

6. Estás a falar dos core 2 duo. Eu não.
    Eu estou a dizer que os CORE DUO são o mesmo dos DUAL CORE. Simplesmente algumas lojas ainda optam por chamar core duo ou dual core aos CPU's, conforme lhes apetece.

Core Duo = Dual Core. São o mesmo processador mas chamado de maneira diferente.

Os Core 2 Duo é que são diferentes. Esses são os Conroe.

7. blastarr

blastarr Power Member

Dual-core : Todo e qualquer processador com dois núcleos completos que partilhem um mesmo socket.

Core Duo: exemplo de uma arquitectura que é dual-core (dois cores).
    Pentium D: outro exemplo de dual-core.
    Core 2 Duo: um terceiro exemplo de dual-core.

Single-core: Todo e qualquer processador que só tenha um núcleo de execução que se instale no mesmo socket.
    Exemplos são todas as CPU's até ao Pentium 4/Athlon 64 -não os X2-, ou os Core Solo.

Todas as CPU's dual-core suportam 64bit, com excepção do Core Duo/Solo (não confundir com o Core 2 Duo/Solo).

--------------------------------------------------------------------------------------

Core e Core 2 são duas arquitecturas diferentes, e nada têm a ver com o nº de núcleos.
    Pentium D é um dual-core com dois núcleos Pentium 4 no mesmo socket.
    Athlon 64 X2 é um exemplo de processador dual-core com dois núcleos Athlon 64, semelhante ao que citei no parágrafo anterior (com algumas diferenças técnicas).

Espero que isto dissipe as dúvidas...

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  8. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eh pa, de uma vez por todas, core duo e dual core não são a mesma coisa.
    vamos la a explicar as coisas como deve ser:

o core duo é dual core.

o dual core não é nenhuma caracteristica exclusiva do core duo, dual core, significa que tens 2 cores no mesmo processador. a AMD também dispõe de processadores dual core, assim como a intel dispõe de outros processadores dual core além do core duo.
    portanto, core duo não é a mesma coisa que dual core, por mais que a intel queira passar essa ideia com a escolha do nome "core" para a sua nova linha de CPUs

o core 2 duo, tem de facto um fsb mais rapido (e que consequentemente lhe proporciona maior largura de banda) que o do core duo. o core 2 duo tem fsb de 1066mhz, e os core duo têm de apenas 667mhz.

os core 2 duo, além do fsb a uma velocidade superior, têm outras vantagens, como as instruções SSE4, e a cache L2 partilhada, entre outros aperfeiçoamentos.

tomem la cuidado com as confusões.

9. blastarr

blastarr Power Member

Koncaman, como os Core Duo só existem (pelo menos oficialmente) em versões mobile, o FSB destes é menor do que os Core 2 Duo desktop (apenas 667 MHz).
    Mas as versões mobile dos Core 2 Duo também usam o FSB a 667 MHz, pois partilham os mesmos chipsets dos Core Duo, por enquanto.

Também para clarificar:
    Os Core Duo também já tinham a Cache L2 unificada, mas só existia em versões de 2MB, enquanto nos Core 2 Duo Mobile existem versões de 2MB e 4MB.

10. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

tens razão.
    eu quando penso no core duo, lembro-me sempre daquela board da Aopen que saiu que possibilitava usar o yonah (aka core duo) em desktops... mas para todos os efeitos o core duo é um processador de portatil.
    e quando penso em core 2 duo penso imediatamente num cpu para desktop, mas esqueço-me que também ja anda nos portateis.

mas se isto esta a ser postado aqui, é porque é de portateis que se esta a falar.

11. blastarr

blastarr Power Member

E consta que essa board também aceita os Core 2 Duo mobile (a.k.a "Merom"), mas isso é outra história...:D

12. Xarpas

Xarpas To fold or to FOLD?

já agora...no meio de tantos cores e duos e 64bits, FSB mais rapida e Cache L2 unificada.
    De certeza que o post original é de quem quer vir a comprar um Pc novo...

Desses todos que voçes falaram,qual será o mais indicado,o mais recente,o que tem melhores prestaçoes!!?!?

Abraços ppl

13. sickboy

sickboy Power Member

Subscrevo o que disseste, Xarpas. Aquilo que interessa é saber se o core 2 duo têm ou não melhor prestação que o core duo, e se o 1º é a 64 bits, ao contrário do 2º.
    Se por tudo isto, vale mesmo a pena comprar um core 2 duo ou não.

14. Mitch

Mitch Banido

claro que o core 2 tem performance melhor que o core... mas tu vais comprar um desktop ou um portatil?

15. dzL

dzL Power Member

lolol, mas que luta de galos que vai para aqui, parece quando no outro dia fui ao ***** espreitar os portateis e tava la o empregrado a dizer a uns senhores que os portateis que tinham escrito Centrino Duo no papel das caracteristicas que tem o preço, estava mal, e que era Core Duo que se chamava, quando eles lhe perguntaram a diferença entre estes. Por acaso, na altura ate reparei que todos os Core Duo até têm um autocolante da intel a dizer Centrino Duo LOL, mas isso sao historias..

16. sickboy

sickboy Power Member

Vou comprar um portátil, Mitch.

17. timber

timber Zwame Advisor

Centrino Duo é o nome da plataforma e não do processador.

Tal como um Centrino inclui um Pentium M.

18. Mitch

Mitch Banido

a diferença entre um core e um core 2 de velocidades comparáveis anda entre os 0 e os 12%, segundo me lembro de ver em testes... por isso não é uma diferença muito importante. se puderes levar um core 2, melhor, mas se a diferença de preço for muita, não perdes muito em comprar um core.

19. JFV93

JFV93 Power Member

ganda confusion k aki vai...

20. Mitch

Mitch Banido

por acaso não, já não vejo confusão nenhuma... se achas que (ainda) está confuso, podes esclarecer-nos. um post como esse não interessa a ninguém, é vazio de conteudo, e ainda levanta desconfiança para os menos conhecedores.

Partilhar esta Página