1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Could not start the xserver (your graphical environment) - Serious problem!:(

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Gui Sá Couto, 19 de Outubro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 976)

1. Gui Sá Couto

Gui Sá Couto Power Member

Boas,

estou aqui com um serio problema no meu ubuntu,
    ia a iniciar o bicho qnd me aparece isto:
    [​IMG][​IMG]

basicamente n consigo fazer nada.. n sei pq ate qnd tento fazer o login atraves dai com o meu user 'guilherme' ele dizme que esta incorrecto..

andei a googlar e vi que algum pessoal ja resolveu isto indo ao recovery mode e dps fazendo repair x server.. tentei fazer isso mas dizme que o xorgconfig é read only e que n conseguiu reparar nada.. que é que faço:S? sera que com live cd se consegue fazer alguma coisa ou assim:S? ja andava com alguns atrofios porcausa da grafica (cenas do opengl.. basicamente qd tem o compiz activado n se pode correr mais nada que utilize o opengl graças as manhosas drivers da ATi..), mas nada que me impedisse de iniciar o sistema correctamente e de fazer as minhas cenas..

alguem me ajudeeee, tive que vir para o vista e parece que estou a passar de cavalo para burro :X LOL

cumps!

Edit:

(as specs sao as do my system)

2. LCTN

LCTN Power Member

Ao fazeres repair x server não te esqueças do sudo antes. Pode ser por isso que diz que é read only.

Se não conseguires tenta re-configurar o xserver através deste comando
    Código:
    sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
    Cumprimentos.

3. Gui Sá Couto

eu n fiz sudo pq fiz isso atraves do repair mode em que apenas tem um menu e tu ai escolhes o que queres fazer.. n tens acesso a linha de comandos nenhuma...

acho que se conseguisse fazer login quando me aparece esse blue screen ja daria entao para executar isso mas o problem é que eu meto o meu user guilherme e a respectiva pass e nada:S dizme login incorrecto e eu tenho a certeza absoluta que esta certo:X
    bem foi noobisse minha agr, com o teclado numerico nao dava msm activando o num lock mas usando os outros nums ja consegui logar.. o problema é que ao executar o comando ele aparece me isto:
    [​IMG][​IMG]

(a qualidade n esta grande coisa mas tou sem cam, so tenho a do telemovel)

ia a por sim mas parece que mal aparece este 'menu' se é que se pode chamar tal ele n se mexe.. ou seja n consigo nem por enter nem seleccionar sim ou nao.. simplesmente n saio dali e tenho que o reiniciar à la pata.. tentei executar de novo o comando mas o resultado é o mesmo.. n ha mais nenhum que possa fazer??

(ja agr achas que isto pode ser algum atrofioziinho grafico por o monitor ter uma resoluçao mt alta[o facto de este menu estar a armar se em parvo nao o resto do problema]? se achares que é uma hipotese posso tentar com um de 15'' que tenho aqui tmb..)

Última edição pelo moderador: 19 de Outubro de 2008
  4. LCTN

LCTN Power Member

Não tou a ver como resolver isso:confused: ou sequer o que esteja a causar isso. Sorry mate.

Se alguém souber já te ajudam:).

Cumprimentos e boa sorte com isso.

5. Gui Sá Couto

obrigadao de qlqr das formas LCTN ;)

alguem tem mais alguma sugestao:X?

já agr fiz o que o esquiso indica num topico sobre probs com xserver:
    " Solução 1 - Editar o xorg.conf

Esta é uma solução generica. Funcionará em todos os casos que possuem o X.Org Server.
    A solução passa por, simplesmente, editar o xorg.conf. Para isso vamos usar o duocromático terminal que tivemos por presente quando ligamos o PC. Executemos então o seguinte código, again, em modo su:

Código:
    nano /etc/X11/xorg.conf
    É-nos apresentada uma serie de linhas que, neste momento, é totalmente irrelevante. Interessa-nos apenas a seguinte parte:

Código:
    Graphics device section

(...)

Driver "o que quer que esteja aqui"
    O que se vai fazer é simplesmente substituir "o que quer que esteja aqui" por "vesa". Os vesa são uns drivers genéricos que funcionarão com qualquer placa.
    Agora, guardem e iniciem. Devem já ter X. "

no entanto quando vou a editar este ficheiro aparece me como new file o que eu suponho que queira dizer que estou sem o dito ficheiro right:O?

sera que isto ajuda em alguma coisa?

cumps

Afinal n esta empty eu é que tinha aberto /etc/x11/xorg.conf em vez de X11 (tinha posto x minusculo portanto).

ja consegui encontrar a parte da driver e pus vesa, no entanto n consigo gravar pq dizme que é read only e eu executei sudo nano portanto deveria conseguir alterar:S dps tentei sudo su e dps entao o nano e continuei sem conseguir..:\

sugestoes? é provavel que consiga resolver assim o problema agr preciso msm é de conseguir salvar o arquivo.. atraves de live cd sera que consigo fazer a dita alteraçao?? ou atraves do vista indo a partiçao do ubuntu ou assim n sei..

achas que assim ja consegues dar algum palpite LCTN?

(dsclpem la o double post mas preciso msm que isto se mantenha visivel no forum:X)

cumps!

6. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Homem, tens que montar a drive do teu pc. O ficheiro que tas a alterar é o xorg.conf do livecd. Faz assim:
    mkdir /mnt/root
    mount /dev/sdXY /mnt/root(X é o nº do disco, Y é o nº da partiçao. Se tens a partiçao de linux no primeiro disco, na 3ª partiçao é /dev/sda3)
    depois é so cd /mnt/root e fazer ls para te orientares.
    Se nao souberes onde tens as partiçoes faz fdisk -l que ele da-te as informaçoes ;)

7. Gui Sá Couto

mas eu n estou a usar live cd=\ tenho o ubuntu msm instalado numa partiçao:\

8. tmafcerqueira

entao tenta ls -l /etc/X11 | grep xorg.conf e mostra o output

9. Gui Sá Couto

LOOOL tenho um amigo meu que me esta a tentar ajudar que me disse exactamente a mesma coisa a pouco tempo.. mas n me esta a responder agr -.-

aparece isto:

-rw-r--r-- 1 root root 2197 date hora /ect/..

cumps

10. LCTN

LCTN Power Member

Mas experimenta usar um LiveCD e editar o ficheiro a partir do LiveCD. Montas a partição através do nautilus e editas o xorg.conf. É estranho isso de não dar para editar mesmo usando o sudo:confused:.

Cumprimentos.

11. tmafcerqueira

É mesmo... as permissoes tao direitas!!! Tenta usar o live CD, montas as partiçoes pelo nautilus ou como te disse em cima e tentas alterar

12. Gui Sá Couto

isso do live cd ja tinha eu sugerido a uns tempos :P bem arranquei o live e consegui atraves do nautilus editar o xorg... no entanto MESMO ERRO AO INICIAR A "porcaria" do ubuntu (provavel culpado ---> ATi com as suas fabulosas drivers).

fiz o nano para ver se continuava vesa na cena da driver e esta la tudo bem..=| vou mandar ftg para verem se n ha outra coisa qlqr que esteja mal.. pode ser que n seja so isso da driver

[​IMG][​IMG]

cumps:D

13. LCTN

LCTN Power Member

Então porque não tentas desinstalar as drivers da ATI ou instalar a ultima versão através do envy por exemplo? Sempre despistavas mais essa possibilidade;)

EDIT: Experimenta antes a sugestão do tmafcerqueira;)

Última edição: 19 de Outubro de 2008
  14. tmafcerqueira

O X no liveCD funciona? Se sim copia o xorg.conf do live CD pra pasta do X11 da tua instalaçao. Assim ficamos a saber se é ou nao da configuraçao

15. Gui Sá Couto

e cm é que faço isso atraves do terminal sem o modo grafico?*-)

eu a pouco disse que com o dpkg-reconfigure isto crashava no menu de escolher o framebuffer.. sera que ha maneira de fazer este dpkg atraves do live cd mas estando a ser aplicado à instalaçao que esta no disco e nao a que esta a correr no momento(live cd)?

so uma cena.. fui ver as o xorg.conf do live cd e deparei me com algo um pouco estranho...

Section "Device"
    Identifier "Configured Video Device"
    EndSection

ou seja, nao tem config pois nao:S? sera que se puser isto na minha pasta X11 n vai dar mais porcaria ainda:S?:X

cumps

16. LCTN

LCTN Power Member

É assim, eu no meu (instalado) também tenho isso, por isso à partida não será um problema. Mas não garanto nada:P. Acho que isso é uma versão reduzida do xorg.conf que nas ultimas versões do X.Org vem sendo usada;).

Cumprimentos.

17. Gui Sá Couto

bem fiz isso de substituir o xorg.conf e nada.. continua com o msm erro do inicio:S..

n ha msm maneira de correr o dpkg-reconfigure atraves do live cd mas estando a reconfigurar a instalaçao que esta no disco e nao a configuraçao do live cd? é que correr isso atraves da linha de comands crasha:s

cumps

18. tmafcerqueira

Ha. Tens que fazer chroot. Mas agora nao me lembro da sintaxe... Se alguem te puder ajudar com isto do chroot agradecia, ou googla... Eu agora estou aqui a tentar resolver um problema meu, tb do arco da velha:confused:

19. tmafcerqueira

Arranjei tempo, estive a googlar e acho que é mais ou menos assim
    chroot /pasta onde esta montado o teu sistema
    ou seja, se tiveres montado o sistema em /mnt/root metes chroot /mnt/root

Partilhar esta Página