CPU atinge 60ºC e desliga-se

SpiKe.Blck

Power Member
Boa Noite.

Resolvi tirar a ferrugem à Kar98 mas estou com problemas. Quando estou a jogar COD online a temperatura do processador atinge uns absurdos 60ºC, claro que a board me desliga o computador imediatamente. Quando não estou a jogar COD a temperatura média do cpu é 36º e a board de 32ºC. o meu cpu é um P4 2.8 com HT e placa de video é uma ATI Radeon 9600 (actualizada com os últimos drivers).

Tenho duas fans de 80mm atrás, uma à frente e o cooler é o de origem. O nº de rotações por minuto do cooler anda à volta das 2766 rpm.Tenho A/C em casa portanto a temperatura ambiente não deve ultrapassar os 23ºC.

Sugestões?

Um abraço.
 
Última edição:
Reduzir as temps é uma prioridade claro.
Mas a board (não faço ideia qual será) não terá a shutdown temperature na bios defenida para os 60º ?
Se assim for basta desligar essa opção ou dar mais espaço de manobra!
 
WindWalker disse:
Limpar dissipador de origem e mudar a pasta térmica (para uma DECENTE), se ainda assim a temperatura se mantiver muito alta, mudar de dissipador.

eu ganhei 10ºC ao fazer isso... o dissipador tinha uma qtd de pó impressionante
 
Obrigado pelas sugestões.

VoRtAn_MaDgE disse:
Reduzir as temps é uma prioridade claro.
Mas a board (não faço ideia qual será) não terá a shutdown temperature na bios defenida para os 60º ?
Se assim for basta desligar essa opção ou dar mais espaço de manobra!

A minha motherboard é uma Epox e está programada para desligar o computador se for atingida a temperatura de 60ºC, não será perigoso deixar o processador atingir temperaturas superiores a 60ºC?
 
o meu athlon xp com 2 anos e tal ta a desligar-se so aos 90ºC.. volta e meia no verao desliga-se se eu me esquecer de por o cooler ao maximo quando vou jogar (a meio da tarde, ah noite n tenho problemas). continua de boa saude :D
 
Captopril disse:
Obrigado pelas sugestões.



A minha motherboard é uma Epox e está programada para desligar o computador se for atingida a temperatura de 60ºC, não será perigoso deixar o processador atingir temperaturas superiores a 60ºC?

posso dizer-te que há muitos desses p4´s a bulirem constantemente a 65º anos a fio, mete isso a desligar a 75º, é mais que seguro, mas se puderes investir num cooler não era má ideia, aproveitas e fazes como te disseram(mudas tb a pasta térmica).
 
vascorama disse:
posso dizer-te que há muitos desses p4´s a bulirem constantemente a 65º anos a fio

Pois é, mas o problema é que não é só o CPU que constitui o sistema informático.

Ao trabalhar constantemente com uma temperatura superior à recomendada (<50ºC), os componentes envolventes (nomeadamente condensadores, pelo menos na minha MBoard há vários em volta do socket) também vão funcionar a uma temperatura superior à recomendada e, para quem não sabe, a temperatura é «inimiga» do fluxo de electrões (portanto, maior probabilidade de ocorrer erros => instabilidade)

Se não houver uma dissipação conveniente de calor, a temperatura média no interior da caixa (logo, do chipset, fonte, disco, drives, etc) também será maior.

Por tudo isto, não vejo desvantagem nenhuma em baixar as temperaturas com uma simples limpeza e colocação de uma pasta térmica que custa menos de 5€ o tubo.

Preferem baixar 10~15ºC ou ter componentes a durar 1/2 anos em vez de de 5 ou mais? :rolleyes:
 
Última edição:
Cardinal_pt disse:
o meu p4 durante o verão está constantemente a cima dos 60ºC e quando jogo qq sobe pra mto mais.

Imagino...Quando montaste o XP-90 deves ter usado a pasta térmica que vinha na embalagem :002:

60ºC nem eu tinha com o dissipador de origem.
 
WindWalker, o que tu disseste está certo, mas como ele diz, o cpu normalmente anda na casa dos 32º, só a jogar é que atinge essas temps(e talvez a editar vídeo), como não sei até que ponto é que o rapaz sabe meter pasta térmica(ou se está com paciência para isso), limitei-me a tirar-lhe possíveis preocupaçoes e a dizer-lhe que era normal, porque na realidade é mesmo, a maior parte dos p4´s que tenho visto(pc´s que já vêm montados, e mesmo alguns feitos ás peças, mas mal) atingem essas temps e não têm qq tipo de problema.
 
de notar ainda que essas temps podem ser má leitura do sensor, como acontecia comigo, update á bios e passou de 65º em idle para 28º, e andava eu aflito com as temps, fartei-me de gastar guito(mas foi bem gasto) e afinal era a versão da bios que lia mal as temps...
 
Tenho um 2.8 numa Abit Digidice, com Artic Silver e mal arranco o gajo vai logo pros 50º. A única vez que o vejo abaixo dos 40 é no inverno (e só no arranque).
 
kidloco disse:
Tenho um 2.8 numa Abit Digidice, com Artic Silver e mal arranco o gajo vai logo pros 50º. A única vez que o vejo abaixo dos 40 é no inverno (e só no arranque).

- Ou a AS não foi aplicada correctamente (mesmo assim, acho que não chegaria aos 50ºC no Verão :X)

- Trocar de dissipador

- Erros de leitura (vascorama :))
 
Última edição:
Obrigado pela participação de todos. Primeiro vou tentar com a pasta térmica e tentar remover o máximo de pó. Se não der, não me resta outra alternativa senão investir num cooler.

Um grande abraço.
 
cpu desliga-se

Boas ppl

Eu tenho 1 portatil pentium 2.6 256 ram e cmg passa-se praticamente a msm coisa...

so k o meu desliga-se knd atinge a temperatura d 50º .....

aconselham-me a fazer o msm ..limpar e por massa termica no condensador...ou aumentar o tempo d temperatura na bios cm aconselha 1 d vcs....

ja agora num portatil kual a temperatura normal d CPU e kual a maxima......

Abraço
 
paraai5 disse:
Boas ppl

Eu tenho 1 portatil pentium 2.6 256 ram e cmg passa-se praticamente a msm coisa...

so k o meu desliga-se knd atinge a temperatura d 50º .....

aconselham-me a fazer o msm ..limpar e por massa termica no condensador...ou aumentar o tempo d temperatura na bios cm aconselha 1 d vcs....

ja agora num portatil kual a temperatura normal d CPU e kual a maxima......

Abraço


a massa térmica não é no condensador, é entre o cpu e o dissipador, de qq maneira é um absurdo um portátil desligar-se a 50º, pôe isso a desligar a 75º, depois instala um programa para monitorizares as temperaturas(cpu principalmente) se não passar dos 60/65º é normal, não faças nada que isso é mesmo assim com esses processadores.
 
vascorama disse:
a massa térmica não é no condensador, é entre o cpu e o dissipador, de qq maneira é um absurdo um portátil desligar-se a 50º, pôe isso a desligar a 75º, depois instala um programa para monitorizares as temperaturas(cpu principalmente) se não passar dos 60/65º é normal, não faças nada que isso é mesmo assim com esses processadores.

:x2:

Além disso é complicado abrir portáteis.
 
portatil desliga-se

Boas ppl,

Pois o problema é msm esse....e o d abrir o portatil lol....

se fosse caixa era na boa agira assim...bem vou seguir o vosso conselho e alterar as temperaturas e vamos ver n k da...

obrigado e 1 abraço para a malta do forum
 
Back
Topo