Crashou! Como aceder às partições dos discos?

Jat

Membro
Boa gente!

A minha irmã tem um Compaq Presario 700 com windows xp. idade da pedra. Lentíssimo. Como queria formatar tudo de novo, toca a fazer backups. como não há sequer gravador de CDs, faço uma ligação em rede ethernet. Tudo corre bem até que no pc dela aparece o famoso ecrã azul com letras brancas e vai abaixo.
E foi-se.

Agora, ao arrancar aparece isto:
"O Windows não pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado: System32\drivers\pci

Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração do Windows a partir do CD-ROM de configuração original. Selecione 'r' no primeiro ecrã para iniciar a reparação."

Maravilha até porque a minha irmã comprou isto em segunda mão e não qualquer software. Eu, como tenho um Compaz presario 900, tenho os cds de recuperação do systema mas nem sei se funcionariam a pior: apagaria todos os dados.

Ao arrancar com uma disquete, novo problema: o disco tem duas partições. ora, no arranque com a disquete, só tenho acesso à segunda partição que não tem nada de interesse.

Não há forma de aceder por uma última vez ao Windows neste velhinho?!

Mil obrigados!!
 
se não tens acesso nem em modo de segurança então tens duas soluções...assim de repente:

  • usa um Linux LiveCD e acedes às partições do disco, podendo mover os dados da partição do windows para a de dados (a tal 2ª partição) ...ou mesmo gravar para um CD/DVD/etc...
  • se a 2ª partição nao tem nada relevante entao podes instalar o windows nessa e depois consegues acesso à 1ª.
 
Ou seja, é como se o sistema operativo - Linux - estivesse a correr a partir do CD dando-me acesso a HD, leitor, usb?

Isso era perfeito. Com a pen sacava a informação importante e formatava aquela porcaria toda.

Grazie!
 
quase, quase...

Ice_Devil, já sou mais que fan de linux!

Arranquei com o ubuntu e tudo parece óptimo. Mas há um mas. consigo aceder à partição secundária (o que foi óptimo porque descobri que a minha irmã tinha lá uma pasta com fotos que sei que ela queria mesmo! Ah, e não são 'dessas' fotos... ;) )

Mas ao aceder à partição principal, ERRO! "Impossível montar volume" Diz que houve um unclean shutdown (o tal crash de ecrã azul...). E dá-me uma possibilidade: Diz que posso usar a opção "force" (onde?) e escrever na linha de comandos um comando que force o acesso à drive mas não dá. volta a mencionar o unclean shutdown...

Não há nada -software para o ubuntu? - para tentar recuperar os dados no disco?

Mais uma vez, eternamente grato, gente. a sério...
 
Ice_Devil, já sou mais que fan de linux!

Arranquei com o ubuntu e tudo parece óptimo. Mas há um mas. consigo aceder à partição secundária (o que foi óptimo porque descobri que a minha irmã tinha lá uma pasta com fotos que sei que ela queria mesmo! Ah, e não são 'dessas' fotos... ;) )

Mas ao aceder à partição principal, ERRO! "Impossível montar volume" Diz que houve um unclean shutdown (o tal crash de ecrã azul...). E dá-me uma possibilidade: Diz que posso usar a opção "force" (onde?) e escrever na linha de comandos um comando que force o acesso à drive mas não dá. volta a mencionar o unclean shutdown...

Não há nada -software para o ubuntu? - para tentar recuperar os dados no disco?

Mais uma vez, eternamente grato, gente. a sério...

Eu não sou um experiente na matéria, mas que tal tirares os dados que necessitas da partição que podes aceder..dps formatas essa e deichas a que não podes como está.

Dps deves conseguir aceder x)

Tinhas algum backup das drivers? É conveniente teres..eu uso o driver genius. Dps de instalares td limpo e caso consigas instalar as drivers direitas diz que depois eu mando-te pm :)

Cumps
 
Back
Topo