Cria um multimedia file server - sugestoes ?

madafakapc

Power Member
Ora bem, acredito que hajam por ai threads sobre este assunto, mas nao encontrei....pretendo ter um PC como file server pq já tenho uma porrada de discos com ficheiros de multimedia e keria tornar isto num monstrito a servir a minha rede....o que posso fazer em termos de hardware....pretendia usar o meu PCzito actual...pode ser um P4 ou Celeron ou AMD 64.....qq um...mas tou limitado pela mobo que tem o maximo de IDEs e SatA disponiveis....

Depois tb keria fazer algo de software...mas para já ainda não, em que eu tivesse uns menus com a minha lista de multimedia acessivel....já li para ai qq coisa sobre fazer uma cena destas....algo rudimentar mas com interface que me permitisse aceder ao conteudo dos discos, como se de uma pagina de net se trattasse..

Sugestoes....obrigado!
 
eu uso um sistema parecido (vê a minha sig com specs). pra além de file server, é também o internet gateway e a mula residente. Relativamente a specs, qualquer computador pentium com uma quantidade razoável de memória faz o que tu queres. Relativamente a capacidade de expansão aposta em placas controladoras. Numa board actual, facilmente se encontra uma que controle 8 discos (4 sata + 4 IDE) e com 3 controladoras PCI com mais 4 discos cada. Isto dá um total de 20 discos. A maior dificuldade é encontrar uma caixa que comporte isto tudo.

Relativamente ao sistema de menus eu pessoalmente tenho a informação acessivel através de network shares e com drives mapeadas nos restantes computadores. No entanto pra centralizar o interface no servidor o ideal seria estar a correr um servidor web e ter os ficheiros acessiveis através de um interface http.
 
Porreiro, ese tal servidor web seria unicamente para a minha rede local ,certo? E podia criar uma aplicação (http) que fosse sempre actualizada (logo se calhar teria de ser uma cena de BD ????) quanto aos discos...isso são bué de discos numa caixa....tou a tentar la xegar...ainda vou a meio....mas para la caminho....pq axo que o melhor mesmo é centralizar tudo...o que penso depois será o akecimento dessa cena....mas sistemas de arrefecimento disso tudo....é ke kero ver se os meus discos duram...eternamente...se possivel.....sao muitos files....e gigas...
 
Quanto aos discos apesar de teoricamente ser fácil ter os tais 20, não acho muito viável. Neste momento tenho 6 discos numa caixa ATX normalissima (2 de 120, 1 de 160, 1 de 250 e 2 de 80 em RAID1). A vantagem de usar um CPU mais fraquinho é que produz menos calor e necessita de menos ventilação. Na minha caixa as únicas 2 ventoinhas existentes são do CPU e da fonte. Os discos estão espalhados pelas baias de 3,5 e 5,25 pra se manterem minimamente frescos (O silencio para mim e importante e o PC é praticamente inaudivel)

Ao ritmo que os discos estão a evoluir, à medida que vou precisando de espaço compro discos de maior capacidade e vendo os mais pequenos.
 
já agora, usas o W2000 Server por algum motivo em especial?? que tipo de servidor tens...ie...o que justifica ter um windows server?? é ke tb já pensei varias vezes em colocar algo do genero mas depois xego à conclusao que se calhar nao justifica....para akilo que se faz...
 
Porque é o melhor compromisso entre segurança e peso/estabilidade. A nível de segurança, porque esse PC é o meu internet gateway. A nível de peso, porque uma vez que tenho esse computador numa área comum da casa (ligado 24/7) quero-o completamente silencioso, o que é manifestamente mais fácil com CPU's mais antigos (ja pra nao falar bem mais barato) que com um CPU actual. O primeiro que montei era um P200MMX prai com uns 256Mb, a correr W2000 e mesmo assim até se mexia benzito.

De qualquer maneira fiz um upgradezito ao servidor recentemente e neste momento já tenho de ter uma ventoinha no CPU (o que tinha anteriormente era totalmente passivo - a única coisa que se ouvia eram os discos)
 
Voltando a esta kestão novamente pq o problema ainda nao o resolvi....tenho um porradao de discos para fazer o tal file server mas ainda nao descobri como fazer isto de modo a estarem sempre acessiveis em rede....e consumir pouco será possivel.....a energia....tá cara e 24/7 é puxado....
 
Voltando a esta kestão novamente pq o problema ainda nao o resolvi....tenho um porradao de discos para fazer o tal file server mas ainda nao descobri como fazer isto de modo a estarem sempre acessiveis em rede....e consumir pouco será possivel.....a energia....tá cara e 24/7 é puxado....

Eu recomendo SuSE, com samba para te fazer de fileserver pra casa, uma implementação de mythtv com suporte para frontend web (http streaming).
Em relação aos discos recomendo que compres uma controladora IDE-PCI e tá a andar de mota :lol:
 
Back
Topo