Criação de uma secção denominada "Serviços".

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snowlulz

Power Member
Boas malta.

Depois de algum tempo aqui pelo fórum, acho que esta é um secção que sinto em falta.

Um secção denominada de "Serviços" onde por exemplo, um user com experiência em reballing punha um tópico a dizer que fazia esse serviço, por X quantia, ao enviar para o X endereço. Outro user punha um tópico a dizer que fazia reparação de electrodomésticos e apresentava as suas condições, pronto, acho que entendem.

Era basicamente uma área onde os user's prestavam serviços a outros user's. Depois, no caso dos serviços prestados, haveria também um tópico de feedback dos "clientes" para que as pessoas que pretendam contratar esse serviço futuramente saiba com quem irão lidar.

Acho que seria uma mais valia, visto que muita gente por vezes precisava de user's/especialistas em alguma matéria no que toca a hardware, e não só, e não conheçem malta/especializados que possam ajudar.
 
Concordo contigo apesar de achar que se pode utilizar o mesmo feedback do topico de vendas. O problema é que as regras dizem que o forum não pode servir para obter "lucro", apesar de uma area de serviços iria fazer o pessoal poupar umas coroas iria fazer quem presta o serviço obter "lucro" claro que se podia ajustar as regras mas isso cabe aos admins decidirem.
 
Só para acrescentar que embora o fórum nunca pudesse ser considerado responsável ou que tivesse compactuado com qualquer situação de "esquema" ou má prestação de serviços, um mau serviço podia resultar em situações bem conflituosas e penso (e posso estar a pensar de modo totalmente errado) que eles se querem afastar desse tipo de situação.
 
@Walderstorn Acho que uma "solução" para esse problema, passava por fazer com que após alguém "submete-se" um serviço, esse tópico passaria pela administração antes de ser postado, e haveriam requerimentos como por exemplo (no caso dos técnicos de hardware e isso) haverem imagens da "zona de trabalho" e respectivo material, acompanhadas do famoso @user - ZWAME. Também podia ser um dos requisitos ter x anos ou meses de registo ou de atividade, entre outros requisitos possíveis.
 
Só para acrescentar que embora o fórum nunca pudesse ser considerado responsável ou que tivesse compactuado com qualquer situação de "esquema" ou má prestação de serviços, um mau serviço podia resultar em situações bem conflituosas e penso (e posso estar a pensar de modo totalmente errado) que eles se querem afastar desse tipo de situação.

Isto é muito relativo, o mesmo acontece com a secção de vendas e compras que existe por cá. Quem garante que não há burlas, roubos, etc.. Hoje em dia, só se deixa enganar quem quer e tal como nas compras e vendas o Staff se mantém afastado, ou seja, nada tem a ver com processos, etc.. Seria da mesma forma com as prestações de serviços.

Obviamente teriam de haver condições: Tempo de registo, participação, publicidades a empresas proibidas (Ou seja, apenas individuais), Feedback do prestador, onde com 1 registo negativo, era excluído da zona de prestação de serviços, etc..
 
Vou responder a alguns pontos que retirei das mensagens para tentar explicar as minhas dúvidas sobre isso.

um user com experiência em reballing punha um tópico a dizer que fazia esse serviço

Tendo já ouvido falar muito do reballing a questão que se coloca é, quem iria fazer garantia que ia correr bem? Fazia mesmo reballing ou dava um calor que resolve em alguns casos e quando o problema é a sério não resolve e enviava novamente o portátil da mesma forma. Quem pagava os portes?

Era basicamente uma área onde os user's prestavam serviços a outros user's. Depois, no caso dos serviços prestados, haveria também um tópico de feedback dos "clientes" para que as pessoas que pretendam contratar esse serviço futuramente saiba com quem irão lidar.

E consegues garantir que o feedback era todo verdadeiro. O maior problema na net é a validação do feedback, dito de outra forma, feedback há em todo o lado mas é verdadeiro? Eu vou lendo sempre que posso sobre esse assunto para se tentar melhorar na ZWAME mas não há uma bala de prata para isto. Nem a amazon se safa. Há utilizadores com milhares de feedbacks dados. É possível alguém comprar milhares de produtos? É como os bots de likes no facebook. Comprar likes está ao alcance de meia dúzia de cliques.
Não sei se me fiz entender. Se tiverem uma solução para isto isto teria implicações em muito mais sítios e até a secção de vendas daria para melhorar.

apesar de achar que se pode utilizar o mesmo feedback do topico de vendas

Não é perfeita mas é bastante boa. De qualquer forma no caso de prestação de serviços as coisas mudam um pouco de figura. Ao longo dos anos fui sabendo de muitas histórias de pura má fé de pessoas e aqui não seria diferente. Não estou a defender as marcas e as lojas, apenas quero dizer que não são sempre as bestas nas histórias e os clientes os bestiais.

o fórum nunca pudesse ser considerado responsável ou que tivesse compactuado com qualquer situação de "esquema" ou má prestação de serviços, um mau serviço podia resultar em situações bem conflituosas e penso (e posso estar a pensar de modo totalmente errado) que eles se querem afastar desse tipo de situação

Não pode ser responsável mas ao "prestar esse serviço" estava a "validar" as pessoas. Alguma boa reputação ganhamos ao longo dos anos e isso muito se deve às restrições que sempre fomos mantendo porque mais tarde ou mais cedo iriam criar problemas. Um exemplo simples é o da pirataria. Seria possível termos esse assunto e a seguir ir falar com marcas e afins?

Acho que uma "solução" para esse problema, passava por fazer com que após alguém "submete-se" um serviço, esse tópico passaria pela administração antes de ser postado

Aproveito este ponto para responder de forma alargada. Não é possível ao staff gerir as situações atuais que temos, muito menos ainda arranjar mais. A dimensão que atingimos sem a possibilidade de aumentar recursos não o permitem. É das maiores frustrações que temos porque tornou a ZWAME mais impessoal mas também aqui não há soluções boas que conheça.

Isto é muito relativo, o mesmo acontece com a secção de vendas e compras que existe por cá. Quem garante que não há burlas, roubos, etc.. Hoje em dia, só se deixa enganar quem quer e tal como nas compras e vendas o Staff se mantém afastado, ou seja, nada tem a ver com processos, etc.. Seria da mesma forma com as prestações de serviços.

Ninguém garante mas é difícil que aconteça a grande escala. É essa a diferença e ainda sem o risco acrescido que teria uma prestação de serviços de as pessoas ainda perderem o material.
Eu gostava de concordar que hoje em dia só se deixa enganar quem quer. Mas a realidade é bem diferente.

Obviamente teriam de haver condições: Tempo de registo, participação, publicidades a empresas proibidas (Ou seja, apenas individuais), Feedback do prestador, onde com 1 registo negativo, era excluído da zona de prestação de serviços, etc..

Tudo isso, está mais ou menos implementado na secção de vendas.

Não vou conseguir acompanhar este tópico seguramente mas ficam aqui as ideias chaves e não tenho solução para nenhuma delas que preserve a segurança dos potencias clientes dos prestadores de serviços.
 
Vou responder a alguns pontos que retirei das mensagens para tentar explicar as minhas dúvidas sobre isso.



Tendo já ouvido falar muito do reballing a questão que se coloca é, quem iria fazer garantia que ia correr bem? Fazia mesmo reballing ou dava um calor que resolve em alguns casos e quando o problema é a sério não resolve e enviava novamente o portátil da mesma forma. Quem pagava os portes?



E consegues garantir que o feedback era todo verdadeiro. O maior problema na net é a validação do feedback, dito de outra forma, feedback há em todo o lado mas é verdadeiro? Eu vou lendo sempre que posso sobre esse assunto para se tentar melhorar na ZWAME mas não há uma bala de prata para isto. Nem a amazon se safa. Há utilizadores com milhares de feedbacks dados. É possível alguém comprar milhares de produtos? É como os bots de likes no facebook. Comprar likes está ao alcance de meia dúzia de cliques.
Não sei se me fiz entender. Se tiverem uma solução para isto isto teria implicações em muito mais sítios e até a secção de vendas daria para melhorar.


Não é perfeita mas é bastante boa. De qualquer forma no caso de prestação de serviços as coisas mudam um pouco de figura. Ao longo dos anos fui sabendo de muitas histórias de pura má fé de pessoas e aqui não seria diferente. Não estou a defender as marcas e as lojas, apenas quero dizer que não são sempre as bestas nas histórias e os clientes os bestiais.


Não pode ser responsável mas ao "prestar esse serviço" estava a "validar" as pessoas. Alguma boa reputação ganhamos ao longo dos anos e isso muito se deve às restrições que sempre fomos mantendo porque mais tarde ou mais cedo iriam criar problemas. Um exemplo simples é o da pirataria. Seria possível termos esse assunto e a seguir ir falar com marcas e afins?


Aproveito este ponto para responder de forma alargada. Não é possível ao staff gerir as situações atuais que temos, muito menos ainda arranjar mais. A dimensão que atingimos sem a possibilidade de aumentar recursos não o permitem. É das maiores frustrações que temos porque tornou a ZWAME mais impessoal mas também aqui não há soluções boas que conheça.


Ninguém garante mas é difícil que aconteça a grande escala. É essa a diferença e ainda sem o risco acrescido que teria uma prestação de serviços de as pessoas ainda perderem o material.
Eu gostava de concordar que hoje em dia só se deixa enganar quem quer. Mas a realidade é bem diferente.

Tudo isso, está mais ou menos implementado na secção de vendas.

Não vou conseguir acompanhar este tópico seguramente mas ficam aqui as ideias chaves e não tenho solução para nenhuma delas que preserve a segurança dos potencias clientes dos prestadores de serviços.

A garantia tinha que ser dada por quem fazia claro, mas nesse caso podia apenas ser permitido negocios em mão, onde pudessemos acompanhar o processo. Depois para cobrar a garantia era só bater a porta lol Problema resolvido da garantia dos portes e de ver se ele fazia ou não o reballing. Já que estavamos acompanhar tambem era pouco significativo o feedback, mas o mesmo devia existir para sabermos a experiencia da pessoa, o sistema actual de feedback está bastante bom comparado com outros que andam ai, alem de que só tem acesso aos feedbacks quem já está registado e activo no forum algum tempo, portanto é muito dificil ter bots, digo eu.

Outra opção era só ser possivel postar nessa area users creditados, por exemplo para ser creditado tinham que ter enviado:
Comprovativo de morada de residencia
Copia do BI
Foto do equipamento
Ter feito serviço gratis a 3 ou mais elementos creditados ou do staff e ter recebido feedback deles.

Este sistema já existe em outros foruns, os primeiros 3 pontos foi do paypal o ultimo foi de foruns onde existe prestação de serviços.

Edit: Alem dos pontos anteriores tambem podiam obrigar a ter que pagar um X mensal pelo estatuto, mas não acho um bom caminho, só me lembrei que isso também existe no sistema internacional e não sei até que ponto um "burlão" vai entregar esses dados todos, fazer 3 serviços e ainda pagar para depois ganhar um pc estragado? lol
 
Última edição:
Atenção que a questão do reballing serviu apenas como um exemplo "solto". Apenas serviu para exemplificar. Mencionei este exemplo, porque já necessitei dele e vi-me "à rasca".
 
A garantia tinha que ser dada por quem fazia claro, mas nesse caso podia apenas ser permitido negocios em mão, onde pudessemos acompanhar o processo.

Mas dava garantia como? Verbal? Ou assume que se o equipamento ficar pior paga o valor do mesmo? As coisas não são assim tão lineares.

Depois para cobrar a garantia era só bater a porta

Isso reduz imenso o número de clientes num país tão pequeno. É que gostamos de importar a experiência dos EUA mas esquecemo-nos que lá são mais de 300 milhões. "Sò" Manhattan é maior do que Portugal.

Problema resolvido da garantia dos portes e de ver se ele fazia ou não o reballing.

Resolvido se desse garantia a sério e não verbal.

Já que estavamos acompanhar tambem era pouco significativo o feedback, mas o mesmo devia existir para sabermos a experiencia da pessoa,

E o que impedia além mal intencionado de dar feedback falso?

só tem acesso aos feedbacks quem já está registado

O resgisto é suficientemente simples. É diferente, fazendo um paralelo, ser power member que é necessário para a secção de vendas.

Outra opção era só ser possivel postar nessa area users creditados, por exemplo para ser creditado tinham que ter enviado:
Comprovativo de morada de residencia
Copia do BI
Foto do equipamento
Ter feito serviço gratis a 3 ou mais elementos creditados ou do staff e ter recebido feedback deles.

Fala sff com a CNPD sobre isso. É de rir quando os dados de toda a gente que tem empresas ou pior ainda de quem é doente circula livremente em todo o lado. As seguradoras riem-se do grande sigilo que existe em Portugal com os dados pessoais dos doentes. Mas preferia nem falar disto nem de casos bem piores. Mas sobre o que referes nem sequer é legal.
Nós apenas temos um mail das pessoas.

Alem dos pontos anteriores tambem podiam obrigar a ter que pagar um X mensal pelo estatuto, mas não acho um bom caminho

Eu também não acho um bom caminho mas de todas as propostas parece-me a melhor para certificar da boa fé, mas não chegava se as pessoas quisessem ludibriar alguém.

Atenção que a questão do reballing serviu apenas como um exemplo "solto". Apenas serviu para exemplificar.

Eu percebi mas não me lembro de um exemplo melhor para demonstrar os problemas que podem existir.
 
Vou seguir o tópico porque acho um tema extremamente interessante.
Há muito boa gente por aqui com excelentes skills que poderia fornecer serviços e ganhar algum dinheiro com isso.

Apesar de todas as implicações, a situação do reballing acaba por ser um excelente exemplo de BOM e de MAU. A questão de garantias/etc é sempre questionável, mas se os prestadores de serviços fossem pelo menos colectados por conta própria não via qualquer problema em passar facturas e assumir assim como uma empresa o seu serviço.
Além disso, como qualquer prestador de serviços já deve ter passado situações menos felizes, há que precaver essas situações problemáticas, tanto pela maneira como o "negócio" se vai desenvolvendo tanto pelos possíveis problemas mais comuns inerentes aos serviços que prestam. Como em tudo, não se pode só ganhar.

Relativamente à questão da verificação, eu acho que o simples facto de existir uma mensalidade de X para ter estatuto de prestador de serviços faria com que os scammers se afastassem, mas claro que haveria sempre problemas, assim como existiram já nas vendas. Outra solução seria que nessa mensalidade fossem associados descontos aos clientes conforme o sucesso do próprio prestador, sendo que a mensalidade que fosse paga pelo estatuto pudesse dar também vantagens aos potenciais clientes, fazendo assim com que o próprio prestador trabalhasse pela satisfação do cliente e como se fosse algo para ele mesmo, bem feito.

Todas as questões relacionadas com esta matéria são complicadas é óbvio, mas acho que um pouco de bom senso e filtragem era possível criar algo deste género aqui no Zwame. Além disso tenho certezas que haveria muito trabalho em condições.
 
Isso era abrir uma caixa de pandora - não se metam nisso.

Quem quiser contratar os users que são bons em certas áreas, ou MP diretamente, ou usa serviços como o Freelancer etc que trata das "garantias" inerentes à coisa.
 
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