Dúvida Criar um bom AirFlow

pikx

Membro
Boa Tarde.

Comprei um Pc à pouco tempo, está ali <---- no "my system"
Queria ajuda a criar um bom airflow para conseguir tirar maximo partido do computador, neste momento so tenho 1 ventoinha a frente que veio com a caixa "Nox Blaze SX".
As temperaturas até rondam o normal de 40º ~ 50º mas se imaginem tiver dois programas ou dois jogos que me começem a puxar bem pelo cpu as temperaturas disparam para os 70º ~ 90º, pelo menos é o que diz o HWMonitor.
 
Primeiro se esses 40/50º forem em idle, algo está mal... verifica se o cooler está bem montado, porque realmente chegar aos 90º num processador desses não de todo normal. Tens overclock? Tens o stock cooler?

Quanto à caixa, não tens muito por onde pegar.

Eu punha uma fan na parte traseira a fazer out take e colocava as duas da lateral a fazer in take. É pena essa caixa não ter possibilidade para fazer out take na parte superior.
 
em idle , sem nada aberto de especial, fica entre os 35º e os 45º cada core, não sei como se vê o Tcase, é um i5 3570k

overclock não.
stock cooler tenho, pode estar mal montado? em que sentido?

Obrigado pela resposta, e não quer dizer que nao lhe faça uns buracos e meta em cima tambem.

e ja agora, que fans aconselhas?
 
Última edição:
O cooler pode não estar bem assente o que faz com que o calor não dissipe completamente, ou isso ou algum problema na fan.

Fans as melhores normalmente são as Noctua, Corsair, eu tenho umas Noiseblocker e não são más de todo. Tenda ver o par ariflow vs acoustic noise porque nem sempre o nº de rotações, significa que tenham um melhor airflow. De resto é a gosto.
 
Ok, ultima pergunta, eu não percebo muito bem de fans, recolhi alguma informação e tenho aqui algumas a que se me podesses dar a tua opinião agradecia. E já agora, como vejo a diferença se são intake ou outtake, ou depois é a maneira como monto é que conta?
Outra coisa, a fan traseira não tem de conseguir retirar +/- o fluxo de ar que as duas laterais metem ou algo em especifico que influencie o airflow?

Aqui estão as que vi:

NOISEBLOCKER MULTIFRAME S-SERIES 120MM M12 S2: 18.5€


Fluxo de ar: 87m³/h
Ruído: 19 dBA
Desempenho: 1250 RPM
---------------------------------------------------------------
NOISEBLOCKER MULTIFRAME S-SERIES 120MM M12 S3: 18.5€


Fluxo de ar: 124m³/h
Ruído: 27 dBA
Desempenho: 1800 RPM
---------------------------------------------------------------
NOCTUA FAN NF-S12B ULN 500-700RPM: 16.5€


Fluxo de ar: 56.9 m(3)/h
Com ULNA: 38.2 m(3)/h
Ruído: 6.8 dBA; Com ULNA 5 dBA
Desempenho: 700 RPM


ULNA incluido
-----------------------------------------------------------------


NOCTUA FAN NF-S12B FLX 600-1200RPM : 16.5€
Desempenho: 1200 RPM
Com LNA: 900 RPM
Com ULNA: 600 RPM


Fluxo de ar: 100.6 m(3)/h
Com LNA: 75.8 m(3)/h
Com ULNA: 49.2 m(3)/h


Ruído: 18.1 dBA
Com LNA: 10.6 dBA
Com ULNA: 6.2 dBA


LNA e ULNA incluido
-----------------------------------------------------------

OBrigado.
 
Última edição:
Eu ja tive problemas com stock coolers.
A zona de cobre que encosta no processador estava com um alto, o que fazia com que o processador apenas tivesse encostado ao cooler numa area inferior a 10% do tamanho do mesmo.
A olho nú com a massa posta, quase nem notavas.
 
abri, acho que em dois pinos não estavam bem seguro, voltei a meter tudo certinho com cuidado e agora esta a oscilar entre os : 35º e no maximo 46º cada core, mas como desliguei o pc, voltei a montar o cooler e liguei-o penso que ainda possa descer, mas com esta temperatura em idle já é normal ou qual é a temperatura normal em iddle?
Tambem é de lembrar que neste momento so tenho uma fan que é a normal da caixa a frente do pc.

Em termos de massa termica, eu sou um pouco novato nisto e não sei bem quando se deve meter ou não e onde, eu montei o pc a cerca de 1 mês, e não lhe meti massa termica nenhuma, já vem com alguma ou tenho de meter? e como?

Obrigado.
 
Em termos de massa termica, eu sou um pouco novato nisto e não sei bem quando se deve meter ou não e onde, eu montei o pc a cerca de 1 mês, e não lhe meti massa termica nenhuma, já vem com alguma ou tenho de meter? e como?

Obrigado.

Os stock coolers costumam trazer um adesivo térmico... essas temperaturas parecem-me normais, muito longe daquelas que apresentavas antes.

Podes sempre correr um intelburn test e ver que temperaturas atinges, se chegares aos tais 90º novamente para o teste senão ainda fritas ai qualquer coisa.

De qualquer das maneiras essas temperaturas já me parecem razoáveis.
 
Back
Topo