Curiosidade: Benchmark SuperPi

Xpirit

Banido
Por brincadeira, sobretudo porque há muitos obsecados por este benchmark obsoleto, resolvi benchmarkar o Mac mini com o Super Pi. Não, não existe uma versão deste infausto programa para o Mac OS X. Há sim o Virtual PC que até nem corre mal os sistemas operativos da M$. :D

Por pura curiosidade:

superpi1js.jpg


PS. tinha posto uma imagem com um serial number do windows XP. :D
 
Última edição:
Está a correr num emulador de x86 num G4 1.4Ghz. Não diria que o resultado é mau. Aliás, pode ser melhor. Descobri que é possível aumentar a prioridade do Virtual PC sobre o resto. Logo à noite vejo se o resultado é melhor.

Se um XP Barton overclockado a 2.5Ghz dá uns 40 s e picos não vejo pq razão um emulador x86 sobre um G4 a 1.4Ghz que é 6x mais lento há de ser mau ainda por cima a correr num cpu de performance reduzida e baixo consumo.

É equivalente a um Pentium 3 a 650Mhz. Lembro-me bem que há uns 5 anos era mais do que suficiente para tudo o que fazia na altura.

De qualquer forma só uso o Virtual PC para correr keyg... perdão, pequenos programas de windows.
 
sobretudo porque há muitos obsecados por este benchmark obsoleto

Para quem anda no fórum há tão pouco tempo mandas bocas como se já cá andasses há 5 anos. Deduzo que passes todos os teus tempos livres a ler as threads mais antigas :)

Esse resultado é mesmo isso, uma curiosidade. Correr um benchmark num SO emulado e querer comparar resultados que foram obtidos em condições reais (SO não emulado).... não serve.
 
OMFG Grande curiosidade!!!!
Corrijam-me se estiver, mas por acaso o Mac Mini do Xpirit teve melhor desempenho que o meu G5 dual 2ghz, 1gb ram, 160x2 sata ou é impressão minha!!!!
 
Savage disse:
OMFG Grande curiosidade!!!!
Corrijam-me se estiver, mas por acaso o Mac Mini do Xpirit teve melhor desempenho que o meu G5 dual 2ghz, 1gb ram, 160x2 sata ou é impressão minha!!!!

ou é impressão minha ou andas a ver se vendes Apple mini's G4... andas andas :P (j/k)

EDIT: agr a sério provavelmente o virtual PC tá optimizado para G4.
Para G5 presumivelmente é apenas assegurado por correr no Mac OS X e não para oprimizado para o processador em questão, logo corre totalmente por software enkuanto o G4 não deixando de ser emulação deve tar mais adaptado.
o G4 e o G5 são muito diferentes e o virtual PC não saiu ontem já tem uns anos de desenvolvimento, faz sentido terem optimizado o G4.

depois o Mac OS X nem é um OS de 64 bit's, senão tinhamos boost tinhamos :(

P.S tb à que notar k o do xpirit tá a correr numa janelinha mais pequena não sei se influencia (mas nunca influenciava em 1 minuto, isso é culpa das optimizações de sistemas)
 
Última edição:
Menos mal... Encontrei um SuperPi para OSX aqui:
ftp://www.super-computing.org/Mac_OSX/super_pi.tar.gz
Só corre em linha de comando, e pede um parâmetro, mas não especifica qual (como no teste que fiz em VPC, utilizei a opção de 1Mb, e ele fez 19 steps,depois de vários testes inseri 20 como valor para me dar 19 steps também) o resultado foi este:


Como não percebo muito de SuperPI (nada mesmo!), espero que algum entendido me diga se o valor que introduzi foi o correcto para fazer um cálculo idêntico ao do VPC que está acima.
Fiquem...
 
Última edição:
Savage disse:
Menos mal... Encontrei um SuperPi para OSX aqui:
ftp://www.super-computing.org/Mac_OSX/super_pi.tar.gz
Só corre em linha de comando, e pede um parâmetro, mas não especifica qual (como no teste que fiz em VPC, utilizei a opção de 1Mb, e ele fez 19 steps,depois de vários testes inseri 20 como valor para me dar 19 steps também) o resultado foi este:


Como não percebo muito de SuperPI (nada mesmo!), espero que algum entendido me diga se o valor que introduzi foi o correcto para fazer um cálculo idêntico ao do VPC que está acima.
Fiquem...

agora podemos ter um real termo de comparação entre o G4 e o G5 :D
 
Strakata disse:
Para quem anda no fórum há tão pouco tempo mandas bocas como se já cá andasses há 5 anos. Deduzo que passes todos os teus tempos livres a ler as threads mais antigas :)

Não sei se costumas ler o fórum de Tweaks e Benchmarks mas até existe um sticky de SuperPi.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=25254

Se isto não é ser obsecado por um programa obsoleto de cálculo do número Pi então não sei o que será. Até um estudante do 3 ano em matemática aplicada faz-te de raiz um algortimo ordens de grandeza mais rápido que o SuperPi.
Por curiosidade... quantos anos tem este benchmark?

Escolhi este benchmark porque era o mais simples e rápido de todos aqueles que estão no fórum Tweaks e Benchmarks. Sugeres outro?

Comparar emuladores tb é fixe. Pelo menos a mim dá-me pica. Vou testar a versão 6 do Virtual PC para me certficar se é ou não mais rápido. Pelo menos foi o que o dmarcelino leu quando pesquisou o assunto. Está num dos posts dele.

Por fim, bem vindo a este cantinho Apple. Também tens um Mac?
 
Última edição:
Savage disse:
Menos mal... Encontrei um SuperPi para OSX aqui:
ftp://www.super-computing.org/Mac_OSX/super_pi.tar.gz
Só corre em linha de comando, e pede um parâmetro, mas não especifica qual (como no teste que fiz em VPC, utilizei a opção de 1Mb, e ele fez 19 steps,depois de vários testes inseri 20 como valor para me dar 19 steps também) o resultado foi este:


Como não percebo muito de SuperPI (nada mesmo!), espero que algum entendido me diga se o valor que introduzi foi o correcto para fazer um cálculo idêntico ao do VPC que está acima.
Fiquem...

Quando chegar a casa vou testar esse!

No virtual pc dá para configurar a prioridade que dás ao Virtual PC sobre o resto (penso que Mac OS X). Ou é isto ou só quando está em background. Como não se percebe o melhor é meter aquilo no máximo antes de benchar.
 
I_Eat_All disse:
agora podemos ter um real termo de comparação entre o G4 e o G5 :D

Bom, comparando com a tabela da techzone

rpp - 35s - a64@2450MHz
- bl4cK4md - 35s - tbred@2745MHz
- Lasac - 36s - tbred@2700MHz
- crazyIV - 36s - barton@2837mhz
- Namco - 37s - p4@3800MHz
- BrunoSbc92 - 38s - p4@3700MHz
- M@ster - 38s - p4@3785MHz
- bocag3 - 39s - p4@3500Mhz
- MaLuCo-MaN - 39s - barton@2616MHz

Diria que esse G5 anda com a mania que faz frente a um P4 a 3500Mhz ou a um Barton a 2700 Mhz. Já o fórmula 1 do A64 só precisa de 2400 Mhz, pelos vistos. Claro, temos que dar o desconto de serem cpu's overclockados com memórias overclokadas, caches overclockados enquanto o G5 é apenas um G5zito a 2Ghz.

Mas atenção, esse programa pode ser diferente, isto é, não usar o mesmo algoritmo.
 
Toma la um xeirinho dum A64 no mandrake de 64bits :)
Tinha o cpu a 2380 mhz timings relaxados...e single channel...
Mac G ke?

screenshot.png


já consegui 25s deixa me so encontrar a screenshot :)
 
Punkas disse:
Toma la um xeirinho dum A64 no mandrake de 64bits :)
Tinha o cpu a 2380 mhz timings relaxados...e single channel...
Mac G ke?

screenshot.png


já consegui 25s deixa me so encontrar a screenshot :)

isso é bom... mas sabes k o Mac OS X apenas suporta 32 bits? portanto tás a fazer uma comparação injusta, apesar de serem ambos cpus de 64 bits um tás a usar um OS para acompanhar enkuanto k para mac não tens essa hipótese

se os G5 funkassem num OS 64 bits aí sim... era interessante

é natural k um OS a 64 bits dê vantagens para um cpu de 64 bits, face a um a 32 bits

kuanto dá esse amd num sistema 32 bits?

tou curioso se o super pi haverá diferença entre windows XP e uma distribuição linux 32 bits, se houver uma grande diferença não é fiavel para ser comparado a uma arkitectura não-x86 como o mac, não à termo de comparação
 
O super pi no mandrake de 32bits dava me o mm do ke no windows 32bits tb..
Quanto ao facto dos G5 n virem com OS a 64bits, isso já é da má gerencia do pessoal da Apple :P não me afecta :P
 
Punkas disse:
O super pi no mandrake de 32bits dava me o mm do ke no windows 32bits tb..
Quanto ao facto dos G5 n virem com OS a 64bits, isso já é da má gerencia do pessoal da Apple :P não me afecta :P
tamos a falar de benchmarks comparativos à arkitectura x86, a mim o k me interessava mais é uma comparação directa tendo para isso de abdicar dos 64 bits assim como seria injusto comparar o super pi de um Windows 32 bits com o de um linux de 64 bits...
claro k a culpa seria da microsoft de não lançar o raio do OS a 64 bits, mas assim não se compara bem, exactamente que processador é superior a qual, apenas se vê a vantagem de um OS correr a 64 bits face a um de 32 bits, o amd 64 deve ser mais potente, mas não por uma margem tão grande, com estes dados apenas vemos qual dos cpus está a ser melhor utilizado
 
Não conheço o algoritmo usado no SuperPI mas é bastante antigo. Penso que vantagem de se usar um SO de 64bits é praticamente irrelevante. Há algoritmos sobre inteiros e que aproveitam o facto do A64 ter mais registos para acelerar as coisas. Não é o caso.
 
Punkas disse:
já consegui 25s deixa me so encontrar a screenshot :)

Benchmarks em sistemas instáveis escusas de enviar. Não servem para nada.
Consegues meter o A64 a 2Ghz com o bus a 400 Mhz ? Mais ou menos? Era giro ter uma ideia do que dá o SuperPi.
 
Última edição:
Back
Topo