D80 com 18-135 ou 18-55 + 55-200?

Esse é meu primeiro Post aqui, então aproveito pra me apresentar, até pra vocês poderem me ajudar na minha escolha: Meu nome é Thiago, tenho um pequeno escritório de Design com mais um sócio, e fotografia não é minha ocupação principal. Até recentemente vinha fotografando com uma Nikon Coolpix 5700, e apesar dos 5 mp, eu estava muito feliz com ela. Resolvia todos os trabalhos de web, fotos para backgrounds, texturas, esse tipo de coisa, e também me servia pra tirar fotos de modelos e objetos para depois fazer ilustrações em cima. Tb fazia às vezes fotos de produto com set e iluminação bem improvisados, fundo infinito de papel e luz fria comprada no supermercado, como naquelas fotos do post que tem aqui de um cara que queria se decidir entre um flash ou uma caixa de luz, aquele das moedas...

Pois bem, a Coolpix quebrou e o conserto está quase o preço de uma nova. Aí estava na dúvida entre a panasonic fz28, nikon p80 ou uma outra bridge/superzoom canon, ou uma Canon g9 ou g10, mas depois de ler o fórum inteiro acabei descobrindo que pelo mesmo dinheiro posso ter uma Nikon D60 com lente.

Aí, pesquisando, achei melhor a D80, que tem a função "BKT" para steps de abertura e velocidade, o que muito me interessa pois essa é uma excelente maneira de trabalhar para fazer HDR. Também me interessei pela idéia de poder fazer um preset de correção de curvas direto na câmera. Sou um operador avançado de Photoshop em tratamento de imagens, então coisas como curvas, histogramas, canais, controle de cor, são coisas com as quais estou bem familiarizado.

Aqui no Brasil os preços são exorbitantes, então vai ser na B&H. Como essa é minha primeira DSLR eu não entendo nada de lentes e estou bem enrolado quanto a isso. Estou na dúvida entre esses dois packs:

O primeiro é o tradicional com 18-135 VR, por 750 dólares.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/449066-REG/Nikon_9405_D80_SLR_Digital_Camera.html

O segundo é com 18-55 e 55-200, as duas VR, por 820 dólares.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/582224-REG/Nikon_9658_D80_SLR_Digital_Camera.html

É claro que o segundo está valendo mais a pena, cobrindo uma distância bem maior por apenas 70 dólares a mais, considerando que eu não tenho nenhuma lente e ainda tenho que comprar também um flash. Mas a verdade é que eu não sei se preciso de tanto zoom assim, pois não sei exatamente quanto significa 18mm de zoom, ou 55mm, ou 135mm, ou 200mm. Estou acostumado com aquele vocabulário como "10x" ou "20x" das bridge. Então estou pensando em pegar esse kit, me segurar um tempo só com a 18-55, vender a 55-200 aqui e investir esse dinheiro num flash. Outra coisa que eu pensei é que a ocupação principal da máquina vai ser pra perto, produto e modelos, e fico pensando que a lente mais curta vai ser melhor na mesma distância focal, por exemplo, em 18mm a 18-55 vai ser melhor que a 18-135. Procede isso ou estou enganado?

Como hobby tiro umas fotos da cidade, paisagens urbanas, coisas assim, e os "8x" da coolpix sempre me serviram muito bem, mas não seria nada mal ter um pouco mais de zoom. Aí eu vou pra rua e troco de lente na rua? Impossível, aqui no Rio de Janeiro é assalto na certa... :'(Então nesses casos o que me daria mais versatilidade? 18-135 ou 55-200? 55mm eu tenho que estar a que distância do objeto, para pegar uma pessoa da cintura para cima, por exemplo?

Sei que são muitas as dúvidas, mas me ajudem aí. Aliás, vcs estão de parabéns pelo fórum, posso dizer que lí bastante dessa parte de foto digital e está tudo muito organizado, informativo. Parabéns mesmo!

E sem querer abusar, se alguém também puder me indicar um cartão qua me permita usar toda a velocidade de disparo sequencial dela pra pedir junto na B&H eu fico muito agradecido, pois esse tb é um assunto em que estou meio perdido.
 
Última edição:
A escolha das lentes é sempre um tema um pouco complicado.

Achas que vais dar uso suficiente para justificar as duas lentes? Se achas que sim, então vai por aí.
Senão, escolhe a primeira opção e, mais adiante se tiveres capacidade monetária, compras uma 70-300 VR.

Em termos de qualidade, penso que a primeira lente fica um pouco acima das 2 outras. Mas com qualquer escolha, penso que ficas com uma qualidade de imagem superior que à máquina que tinhas antes, especialmente nos casos de fotos com pouca luz.
 
na coolpix os 35mm corresponde ao zoom 1x e os 280 ao zoom 8x. para chegares aos 8x divides os mm no zoom maximo pelo minimo, i.e. 280 / 35 = 8x

agora para chegares a mesma base de comparacao o factor na D80 é 1.5x. Ou seja uma 18-135 é uma 27-202, ou seja mais wide e com aproximadamente o zoom 6x da coolpix.

por ai podes perceber k a 18-135 na D80 vao ser ligeiramente mais wide que na tua coolpix e ter menos alcance ("menos zoom").

aplicando a conversao a 55-200 ficas com uma 82-300, ou seja nos 200mm(zoom maximo) ficas com ligeiramente mais zoom k na coolpix (300 vs 280), mas com com menos wide (82 vs 35). se dividires os 82 por 35 chegas a conclusao k andares com a 55-200 na D80 e o mesmo que teres uma coolpix k comeca no zoom 2x e vai ate aos 8.5x

se usares a 18-55 (27-82) ficas com uma lente mais wide que na tua coolpix, mas que so vai ate ao zoom 2x da tua coolpix.
 
Última edição:
Back
Topo