DataWatt - Medidor de consumo

f_vaz

Membro
Olá,

Fiz uma pesquisa de medidores de consumo e encontrei esta solução com um preço interessante

https://www.datawatt.pt


Gostei desta feature:

flow.png



Estou a pensar comprar queria e saber se alguém consegui integrar isto com o Home Assistant ou outro software de home automation.
 
O próprio site tem as instruções para integração no HA. Também tem MQTT, por isso não me parece ter grande dificuldade de integração.
 
Decidi avançar para o compra de um DataWatt para monitorizar o consumo.
A instalação foi pacífica e por enquanto está tudo ok.
Fica aqui o resultado das primeiras horas:


potencia.png



divis-o.png



Agora passar para o Home Assistant
 
É um produto interessante.
A relação preço/funcionalidades é boa.
As leituras parecem fidedignas.
Como têm muitos sensores é fácil perceber qual a divisão da casa que consome mais e onde se pode reduzir os consumos.
 
Eu comprei um shelly EM e tem duas entradas. Tenho só un sensor ligado para ler a totalidade do consumo da habitação. Esse datawatt apesar de a informação ser bastante completa usa componentes desprotegidos muito perto de fonte 220v. Não é muito difícil desenhar e imprimir em 3d um invólucro para isolar os componentes.

Mas vou acompanhando este tópico até porque é desenvolvimento português.
 
Última edição:
Também vi essa opção mas ultrapassava o montante que estava disponível para gastar e como o meu quadro tem pouco espaço não consigo colocar esse tipo de sensores.
Outra conclusão que cheguei foi, só com o consumo geral é difícil perceber quais os locais/equipamentos que consomem mais.

Ter um gráfico assim ajuda bastante a perceber os consumos. No meu caso um dos problemas é o AC que está no quarto.


flux.png
 
Tenho acompanhado este produto e comprei com a nova versão dos sensores.
Já está a funcionar através da Cloud.
A instalação é rápida, não precisa de configuração.
As medições parecem certas, por enquanto tudo OK.
Agora falta integrar localmente com o Raspberry PI para não depender apenas da Cloud.
 
Boas,

Estava interessado em comprar estes dispositivo para medir o consumo de energia da minha habitação.
Quem tem isto instalado, pode partilhar uma foto do quadro de como ficam instalado os sensores??...principalmente os sensores de voltagem?
Os de corrente acho que entendo, os de voltagem não estou a entender como são e como se colocam.

Qual é o numero mínimo de sensores que vendem? :)
A dataWatt, fica dentro do quadro?...como é alimentado?

Obrigado.
 
Eu instalei recentemente o sensor no quadro da Cloogy e uma tomada deles também. Como sou cliente da Coopernico, fui convidado a participar num projeto de investigação e ofereceram-me estes aparelhos. Ainda não procurei informações sobre estas coisas, nomeadamente se a tomada deles é compatível com o Google Home, mas era fixe se fosse.
 
Comprei este medidor na semana passada.
A entrega foi rápida. Até agora nada a dizer.
Funciona bem e as leituras parecem corretas.
Vou encomendar outro para um familiar.
A minha opinião é positiva.
Pelo preço não está mal.
 
Boas
Para quem tem o Datawatt, a ver se conseguem tirar uma dúvida, pois o apoio de quem vende é "ZERO"

Mudei de router e dei o mesmo nome e password a rede, mas o datawatt não se conecta.
Alguma solução, sem ter de configurar tudo do início?
 
Back
Topo