"David VS. Golias"

Tecnoboy

Power Member
Antes de começar a ler esta thread, gostaria apenas de lhe fazer uma advertencia: nao começei esta thread com a intençao de a tornar numa guerra de flames sobre quais as melhores marcas de placas graficas, cpu's ou mesmo chipset's, pretendo no entanto mostrar o meu ponto de vista pessoal e fazer uma dissertaçao sobre as "guerras" do genero: "Ati vs. Nvidia", "AMD vs. INTEL", "Nvidia vs. VIA vs. SIS vs. INTEL" e sobre os seus "fundamentalistas" e fundamentos, aqui fica a minha opiniao pessoal e desculpem se esta thread ficar longa:

"David VS. Golias"


"ATI vs. NVIDIA"

Hoje enquanto lia a thread intitulada: "ATI 9500 Pro review" comecei a pensar para mim como poderia ser possivel, haver tantas pessoas a apoiarem uma marca (nesta caso a ATI), baseando-se apenas em reviews, algumas contraditorias, e das quais simplesmente nada se pode concluir, pois todas dizem coisas diferentes e muita gente pode argumentar que: a placa X ou Y nao estava optimizada e nao tinha os drivers certos, ou que a performance vs. preço da placa X ou Y a faz melhor ?

Vejo muitas pessoas que sem haverem placas no mercado ha venda e sem conhecerem ninguem que tenha uma placa daquelas diz e afirma "a pes juntos" que elas sao melhores que as outras e vice-versa. Sera isto normal, nao tendo estas pessoas conhecimento de causa ?
Nao digo com isto que eu nao cometa por vezes o mesmo erro, reconheço-o, mas quero deixar algo em que pensar...


"AMD vs. Intel"

Algo de parecido, mas no entanto diferente se passa com as "guerras" entre marcas de processadores e acima de tudo entre os seus "fundamentalistas", xegando ao ponto de mesmo a brincar se dizer que a pessoa X pertence ao lado negro da força por se ter passado para a Intel ou ao lado bom por utilizar um cpu AMD.


Argumenta-se que:

- AMD e que e, pois os seus cpu's sao: mais baratos e mais performantes que os Intel para a mesma velocidade de relogio !

- Intel e que e bom pois os seus cpu's sao: mais overclockaveis, mais performantes pois atingem maiores velocidades e ate se xega a dizer que sao mais compativeis !


Contradiçoes:

AMD: quem afirma que os AMD sao mais rapidos que os Intel para a mesma velocidade real em GHZ/MHz, esquece-se que os AMD nao conseguem atingir a mesma velocidade que os Intel neste momento tem !

Intel: Esquecem-se que neste momento a AMD ja existe ha bastantes anos e que os problemas de compatibilidade ja foram todos resolvidos e hoje em dia luta-se quase de igual para igual nesse campo.


Qual das marcas ganha afinal ?

- Intel: Na opiniao dos: 3D Markers, Ricos, Pessoas nao esclarecidas que so conhecem a marca "Pentium" e alguns Overclockers.

- AMD: Na opiniao dos: Pobres, Minorias "iluminadas" que sabem que a esta marca tem cpu's performantes e nao tem problemas de compatibilidade, e tambem na opiniao de alguns Overclockers.

No final quem acaba tendo razao ?


"Nvidia vs. VIA vs. SIS vs. INTEL"

Aqui esta outro caso em que nunca ninguem se entende, toda a gente puxa a brasa ao chipset que no papel mais o impressionou ou que viu performar melhor numa review qq...

Ainda nao se conhecem ha venda ou plo menos ha venda em grande escala os chipsets como por exemplo o Granite Bay da Intel e o Nforce 2, e ja existem "fundamentalistas" aqui no forum que os apelidam de campeoes de performance, mesmo sem os conhecer-mos ainda e sem haver reviews conclusivas e crediveis de material que ja esteja plenamente acabado e com drivers/bios optimizadas, lembra-me para o caso o Nforce 1 que toda a gente falava muito bem mas que afinal acabou por nao ser nada de especial, e assim se passa os dias especulando e afirmando sobre coisas que ainda nao se sabem...

--------------------------------------------------------------------------------

A minha opiniao pessoal e que como em todas as questoes e coisas na vida existe uma certa moda, e as pessoas tendem a segui-la ! Mas cadas uns com a sua !

E as pessoas, plo menos as minorias elucidadas, tem tendencia a apoiar sempre na guerra David vs. Golias, o David, que neste caso e uma metafora para denominar as marcas que vem de baixo e que nao estam habituadas a por exemplo criar bons e performantes: cpu's, gpu's e chipsets !

E isso nota-se nas pessoas que apoiam marcas como: AMD (cpu's), ATI (vpu's), SIS e Nvidia (chipsets) !

Estas pessoas muitas vezes apoiam estas marcas nao devido a terem conhecimento de causa, nao devido a serem realmente as melhores, mas sim por "pena", por serem as marcas que vem combater as que ja estao instaladas ha anos e pre-estabelcidas, que ja sao aborrecidas, pois sao sempre as mesmas, sempre a ouvir-se falar da mesma marca, e que ja tendia a monopolizar o mercado como por exemplo: Intel (cpu e chipsets), Nvidia (gpu's) e Via (chipsets) !

E como se fosse uma causa nobre, uma cruzada pra salvar uma dama em apuros, toda a gente colabora, toda a gente ou plo menos grande parte, gosta de poder comentar: "Eu tenho material da marca X ou Y pois e melhor que as outras, mesmo que voces digam o contrario, porque nao sabem melhor !".

No fim ninguem acaba por ter realmente razao, tratam-se de modas e perde-se muito tempo a criar threads e a falar sem causa, a "flammar", a falar atraves dos conhecimentos dos outros e nao atraves dos nossos proprios, sobre qual o melhor produto, a melhor marca, a mais performante, "em que material e marca devo gastar o meu dinheiro para ter melhor performance e fazer um bom upgrade ?".

Os 3D Markers escolhem os cpu's Intel P4 e graficas ATI Radeon 9700 PRO pois seram os que lhes vao dar mais performance, o pessoal mais consciente e com menos recursos financeiros decide apoiar as marcas mais desconhecidas, se e que lhes podemos xamar assim, e que lhes permitem gastar menos dinheiro e ainda ter uma boa performance, e la para o meio andam aqueles que so conhecem nomes e marcas como: "Nvidia", "GeForce", "Pentium" e "Intel" e que so compram porque ja houviram falar no nome e sempre tiveram algo daquela marca e tem medo de mudar, por causa do "bugs", tem medo que o PAPAO venha para os bucar...



No final sao tudo modas e cada um, segundo a minha opiniao, segue a sua ou a do seu grupo ! No final ninguem acaba tendo razao e desperdiça-se muito tempo em flames e threads inuteis que so a flammes levam, pois cada um defende a sua "moda".

Que axam ?



P.S: Desculpem a falta de acentos, mas estou com um problema no meu teclado...
 
Última edição:
gostei do artigo... e devo dizer q está bastante correcto em relação ao juizo q todos nós ( sim digo todos nós pq neste caso poucos sao excepção à regra ) seguimos o q nos convem, e como dizes para 3dmarkers o q der mais marks e melhor, para gammers o q tem mais kualidade de imagem e melhor, e para empresarios os baratos e estaveis servem.... digo empresarios como PME's
 
Eu a falta de aSSentos desculpo...agora a falta de esses no teu teclado é que não :).

Bottom line?

A sociedade actual resume-se a modas...e a "correntes" tanto de opinião como do que é "fashionable" ou está "in" dentro de determinado "grupo".

E é natural que a malta defenda com unhas e dentes a sua opinião...afinal de contas todos nós queremos puxar a brasa à nossa sardinha :P.


Pedro Telles
 
curto o promenor de te referires ao facto da flame ATI vs. Nvidia, já que tu foste o unico causador dessa flame, visto que foste o UNICO que defendeste a Nvidia sem razão! Digo isto porque como deves saber, já me passaram todos os modelos pelas mãos, portanto creio que deves saber que eu tenho uma ideia das capacidades de cada placa, agora tu atacaste (digamos que é o melhor termo que me lembrei para descrever) a ATI e os resultados no hardocp e no toms, mas o que é realidade é que as ATI são superiores as GF4!

Tal como eram e são as R8500 superiores as GF3/GF3 TI500!!!
 
Originally posted by Raptor
curto o promenor de te referires ao facto da flame ATI vs. Nvidia, já que tu foste o unico causador dessa flame, visto que foste o UNICO que defendeste a Nvidia sem razão! Digo isto porque como deves saber, já me passaram todos os modelos pelas mãos, portanto creio que deves saber que eu tenho uma ideia das capacidades de cada placa, agora tu atacaste (digamos que é o melhor termo que me lembrei para descrever) a ATI e os resultados no hardocp e no toms, mas o que é realidade é que as ATI são superiores as GF4!

Tal como eram e são as R8500 superiores as GF3/GF3 TI500!!!

Apesar de ter aberto esta thread eu proprio me incluo nela, nao sou melhor nem pior que os outros e nao ataquei a ATI nem que as compra, apenas exprimi as minhas ideias sobre o assunto e sobre as pessoas muitas vezes dizerem as coisas um bocado assim a toa, e isso tambem pode e acontece por vezes comigo. :)
 
apenas digo que devemos falar depois de experimentarmos... ou pelo menos, defender com garras e unhas depois de experimentarmos... falar devemos sempre, opiniões são sempre benvindas, é obvio!

realmente, relativamente as R9500Pro, sinceramente... o core é igual para todas, só muda a velocidade, mas o que rende mesmo é a R9700, porque a redução de controladores de memoria nas R9500 diminui significativamente a performance... axo que o que vai render mesmo é as R9700 para quem tem algum guito mas n quer comprar topo de gama e as R9700Pro com DDR2 para quem quer o topo topo de gama! isso sim, e desaparecia as R9700Pro actuais!
 
Se não houvessem as tais modas, a esta hora estavas com um belo p3 600, com uma bela de uma virge s12 xpto c/abs, que te tinha custado os olhos da cara. Concorrencia precisa-se, quem fica a ganhar somos nos.
 
acho q muitas verdades foram ditas nesta thread...

eu próprio já passei por várias fases (como certamente vocês tb)
-pentium é uma marca
-intel é a melhor marca
-os amd são fraquinhos
-amd rula
-bem, amd rula...já não é bem assim
(da fase mais longinqua para a mais recente)

são coisas que nos dao algo q fazer e que pensar, ali como o raptor acha piada em arranjar mais 10 marks, eu acho piada a ver estes debates...

acho que os debates de ideias são optimos para a evolucao de consciencias e mentalidades! pena por vezes comentarios menos agradaveis...

quem disse que os gostos nao se discutem é um perfeito idiota...

os gostos discutem-se, apenas não se impoem ;)

quem sabe qq dia tá aí a cyrix a todo o vapor e a 3dfx volta a ser uma empresa independente com super graficas! :D
 
Tecnoboy,

As pessoas têm tendencia a torçer pelo mais fraco.
Regra geral, as pessoas "convencem-se verdadeiramente" de algo com base naquilo que leiem e nas experiencias de outros.

Mas isso não acontece só na Informatica, acontece em tudo.
 
Para mim nesta david vs golias existe dentro dos seguintes tipos de consumidores, e respectivas abordagens

1) Maniacos por performance: Compram tudo o que à de novo independente do preço
2 )Informados bem abonados: Vão atras dos primeiros na sua grande maioria.
3) Informados não tão bem abonados: Como o ciclo de vida dos componentes poderá ser de perto de 1 ano ponderam bem as compras.
4) Desinformados: Manipulados pelo marketing, normalmente são os embarrolados nas vobis e companhia, gastam o que os 1) costumam gastar e compram material abaixo dos 3)


Assumindo esta disposição de tipos de utilizadores e em relação às marcas em questão (cpu/chipset/grafica):

1) Intel / Intel / ATI
2) (Intel - Maioria/ AMD) / (????) / Nvidia
3) (AMD - Maioria/ Intel)/ Via / (Nvidia/ATI)
3) (Intel/AMD / SIS / Nvidia (quando não é onboard)

Conclusões acho que nenhuma geral ..., apenas dentro de grupos ...., já que a grande fatia do mercado é a 4) (Value), onde as marcas vão buscar os lucros, e normalmente o mais barato é melhor ...
 
o proprio post ... e' uma moda. Sim é moda as pessoas quando vêm muita gente a apoiar marcas mais fracas ou algo do genero, "irritarem-se" . Quem compra GF4 também é uma moda. Vem do passado que a Geforce foi o chip que revolucionou o mercado e pronto ... mas a revolução foi feita, agora cabe a Nvidia manter-se ... e presentemente ... nao sei nao. Parece que é a ATI a fazer revoluções. Ou seja ... muitas vezes as marcas vivem pelo seu passado e quando vêm outras marcas que no passado nao eram mais do que ... pequenos incómodos a passarem a ser grandes incómodos . Sabes qual é a minha moda? compro o que seja melhor dentro do plafond que tenho. O pior e' akelas pessoas ke ficam-se por uma marca e defendem-na com unhas e dentes até nao dar mais! Já tive Nvidia, já tive ATI, já tive 3DFX até Trident eu tive, e S3. Neste momento digo bem da ATI pq ... presentemente, nao ah melhor. Digo bem da AMD pq na altura nao havia melhor, mas agora, também digo que a intel está com um leque de produtos mto fortes e a AMD ou se esforça ou fica para trás ( penso que já se esforçou, visto virem aí os 2400, 2600, 2700 e 2800 ).

Ou seja ... a tua opinião secalhar é baseada em batalhas que tu "travaste" a tentar defender marca X ou Y. Eu defendo o que é melhor.

... falar é fácil!

Nao ponhas é rótulos nas pessoas que isso nem tu nem ninguem tem a "capacidade" para o fazer.
 
Última edição:
"Argumenta-se que:

- AMD e que e, pois os seus cpu's sao: mais baratos e mais performantes que os Intel para a mesma velocidade de relogio !"

Isto quer dizer que o Itanium a 800 Mhz é mais lento que o
Athlon a 800 Mhz ?
 
Originally posted by iJFerreira
"Argumenta-se que:

- AMD e que e, pois os seus cpu's sao: mais baratos e mais performantes que os Intel para a mesma velocidade de relogio !"

Isto quer dizer que o Itanium a 800 Mhz é mais lento que o
Athlon a 800 Mhz ?


Oh Ferreira tu poupa-me ! Estamos a falar de processadores que existem hoje em dia, onde e que tu xegas a uma loja e dizes assim: "Olhe venho comprar um Itanium" e o empregado diz: "Aqui o tem ?" hemm ?
 
Última edição pelo moderador:
Falas em processadores Intel e AMD mas esqueces-te
que há muitos tipos de cpu's de cada marca.

Como disse o Pedro Nabais, há pessoas que se agarram
a argumentos falaciosos, como mais performance à mesma
frequência, para defenderem *religiosamente* algo em que
crêem e esquecem-se que as coisas não são assim
tão simples.

Apenas dei um exemplo de quão é falso aquilo que escreves.

As modas existem porque as pessoas precisam de acreditar
em algo e parece que a religião já não preenche essa necessidade
nas pessoas.
Os Deuses do mundo moderno parecen ser os Athlon, os Pentiuns 4
os Porsches, as Radeon, etc
 
Última edição pelo moderador:
O nabais tem toda a razão... eu felizmente tenho a vantagem de muitas vezes ser uma das pessoas que experimenta e em que outras se baseiam! é uma grande vantagem, pois como eu ja tinha dito antes, tenho uma noção real das capacidades de cada produto!

Mas relativamente as guerrinhas, e religioes, estatutos, etc... é verdade que eu incluo-me no grupo 1) do hmf, tirando o facto de que ainda não comprei um 2.8B porque é estupidamente caro!

Digo isto porque agora estou a usar uma MX440 e digo-vos, isto serve para o uso diário na boa, a ATI R9700Pro é mais moda... mas claro, jogar a 1600x1200 com tudo no maximo é deveras muito bonito! :D
 
Nabais,
Nem por isso na altura dos PIII 800-1.13GHz e das GF1 a 3 vi o ppl torcer pela Intel nem pela ATI apesar de serem os mais 'fracos' (na altura).




Raptor,
Vou fazer uma colectanea das vezes que dizes que testas muito hardware e te passa tudo pelas mãos :P
 
Queria só dizer k fikei algo desapontado com a durabilidade dos produtos da nvidia... è inconcebível que uma Geforce 2 MX400 de 64MB DDR (supostamente) só me dê 1420 Marks, num Athlon XP2000+, KT333, com 256DDR, IBM 80Gb 7200rpm, enquanto que a radeon 7500 do meu portátil (!) bomba o UT2003, com praticamente tudo em high, a 1024x768 32bits, a uns 60 fps...

Definitivamente foi exactamente o facto de me ter passado uma ATi pelas mãos que me vai levar a comprar uma para o meu desktop...
 
Tecnoboy,

vê é se passas pelo stand da EIZO para veres o que são bons
TFT's. Já agora, no stand da Samsung devem aparecer os
novos e mais recentes TFT's da Samsung. Estejam atentos. :)
 
Back
Topo