DDR 333/400 e dissipador de 30 euros (XP1600@1577) - Bastará?

S.T.E.E.L.

Power Member
Boas pessoal, respondam-me a uma pergunta, se souberem:

Tenho uma "poderosa" ECS k7s5A e um "potente" Athlon XP1600+ com SDRam a 133Mhz.
Tava a pensar fazer um ligeiro overclock, adquirindo componentes k posteriormente poderia
utilizar qdo montasse um novo computador.

Neste momento, csgo arrancar po Windows co FSB a 150Mhz (1577Mhz), mas como é óbvio, após
cerca de 10 minutos em "full load" acontece qquer coisa má... (erros, o Pc reinicia-se, etc.).

A temperatura n chega a atingir 50 graus nestas condições (Tenho um dissipador normalíssimo).

Se eu pusesse aki um dissipador mais ou menos (qquer coisa à volta de 30 euros), trocasse a memória por DDR 333 ou 400, será k conseguia ter um sistema estável a 150Mhz?? N kero fazer
mais alterações além destas, a ideia é n gastar mto dinheiro e dps a memória, por exemplo, servir pa pôr no meu futuro PC (daki a uns muitos meses), por isso n sugiram k troque de motherboard, nem k faça voltage mods, etc, é apenas isto a k estou limitado.

K axam? Valerá a pena?
Obrigado.
 
Depende...Se forem as mems k te tão a limitar,então realmente esse upgrade vai ajudar...Mas não podes por de parte k o processador poder precisar de mais voltagem,algo k essa board não te permite ajustar...Se for esse o caso,nem memórias melhores nem dissipadores novos te vão valer...

Fica bem
 
Originally posted by SteelBoy19
Tenho uma "poderosa" ECS k7s5A e um "potente" Athlon XP1600+ com SDRam a 133Mhz.

...

Se eu pusesse aki um dissipador mais ou menos (qquer coisa à volta de 30 euros), trocasse a memória por DDR 333 ou 400, será k conseguia ter um sistema estável a 150Mhz??

Ermm, se tens uma board que suporta SDRAM, em princípio (é quase certo, pá!) ela não suporta DDR, qualquer que seja. Sorry, dude.

EDIT: Afinal a tua board suporta DDR, mas é como o vacalouca disse, se o teu problema são as memórias, ok; se não, tás com azar! Uma pergunta: podes mudar o multiplicador da RAM?

[ ]'s :004:
 
Originally posted by Meqif
Ermm, se tens uma board que suporta SDRAM, em princípio (é quase certo, pá!) ela não suporta DDR, qualquer que seja. Sorry, dude.

EDIT: Afinal a tua board suporta DDR, mas é como o vacalouca disse, se o teu problema são as memórias, ok; se não, tás com azar! Uma pergunta: podes mudar o multiplicador da RAM?

[ ]'s :004:

Espero bem k sejam as memórias, vou tentar isso, mas axo k n vai dar, esta board oficialmente n permite overclock, eu tou a usar um bios alterado pa conseguir mudar o FSB, e apesar de neste bios aparecerem as opções de ter um FSB diferente da velocidade da memória, n sei se a board arranca assim, mas vou tentar e dps digo qquer coisa...
 
O PC n arranca com um FSB diferente da velocidade da memória. Assim fiz uma coisa um pouco arriscada: Desliguei a ventoinha do CPU e pu-lo em full load (a 133/133). Foi até aos 56 graus assim sem problemas (N insisti mais - dps liguei a ventoinha), muito acima da temperatura em k crashava (Cerca de 46 graus a com o FSB a 150/150). Por isso, parece-me k o problema está mesmo nas memórias... K acham?
 
Esse raciocínio não está muito correcto...O problema do CPU (caso seja ele o causador desta situação)não é a temperatura,mas sim a falta de voltagem...É muito importante quando o CPU em OC aumentar o vcore para lhe dares estabilidade,e esta board não permite fazer isso sem mods...

Fica bem
 
Yah, concordo contigo vacalouca, embora nalguns casos (não este) a temp seja o problema.

Até pode ser o chipset da mobo k não tá gostando nada do overclock, já te ocorreu isso?

Bom, tens uma boa solução -> crava muita gente durante tempo suficiente para comprares uma motherboard decente e DDR. o cpu podes deixar para mais tarde.

[ ]'s :004:
 
Sim, pode ser o chipset k akece, esta board tem problemas com isso, mas isso resolvo bem... Qto às memórias, parece-me k tb contribuem para a instabilidade, pke qdo tou a bombar a 150/150 aparece-me após alguns minutos msgs de erro tipo "the instruction referenced at xxxxxxx... (...) ...the memory could not be "written").
 
Altererei a configuração das memórias no BIOS pa valores bem "relaxados", e agora já csgo ter o PC a 150/150 em full load, a temp n passa dos 47 graus... Mas ainda aparecem as msgs de erros de memória por vezes.
 
man DDR tao a preço de chuva lol mais baratas k sd =D... aproveita o tiro k eu aproveitei-o mas pronto tipo ainda baixaram mais segundo os ultimos numeros lol 512 a 18 contos??? naa mas parece verdade...

andama a fumar ganza... :003: :003: :003:
 
Originally posted by SecurityBreach
man DDR tao a preço de chuva lol mais baratas k sd =D... aproveita o tiro k eu aproveitei-o mas pronto tipo ainda baixaram mais segundo os ultimos numeros lol 512 a 18 contos??? naa mas parece verdade...

andama a fumar ganza... :003: :003: :003:

512 DDR 333 a 18 cts? Isso é caro! Na novojogo.com estão a 63€
 
É só pa dizer k consegui. Chapei aki uma volcano 11 e pus um dissipador maior no chipset e agora tá a bombar a 150/150 sem problemas. Obrigado pelas opiniões.
 
Back
Topo