(debate aberto participa) qual o melhor sistema operativo linux\windows\MacOs\...

Ora bem.. quero dar a minha opinião nesta "guerra"!

Primeiro que tudo, quero frizar algo que sempre vi a acontecer neste género de discussões.. por isso vou-vos pedir para fazerem esta suposição:

Ao invés de ser o Windows, SO da Microsoft, o líder dos SO's no Mundo (em termos de utilizadores que o usam), era o Linux.

Entretanto, saía um novo SO chamado Windows.. em que dava p'ra montes de coisas! tinha programas fixes, como media player, o movie maker, etc etc.

Aí, nos fóruns de todo o Mundo, ou pelo menos aqui na TZ, encontrávamos uma comunidade assim:

Windows é que é! Deixem o Linux! Aquilo é só bugs..

Ora bem, e agora eu respondo:

Pois é meus amigos.. com milhares de milhões de software existente para o Windows, quer sejam jogos, programas, tudo e mais alguma coisa, a probabilidade de erros e bugs acresce 1000% do que no Linux. Experimentem correr o Windows só p'ra Internet e MSN! Nada de programas nem jogos! Voilá.. lá se vão os erros!

Ora bem, o ponto que eu quero chegar é..

Hoje em dia, toda a gente mete o Windows de parte, e vou dizer o que acho sem mais rodeios.. O windows como sabem é líder mundial, e vem de uma empresa que também é líder mundial na sua área.. Quando algo é muito bom, ou pelo menos bom, tem que se arranjar defeitos para essa coisa! E daí advém os vossos defeitos para o Windows! É óbvio que não estou a dizer que não tem defeitos, mas por amor de deus! Daí a dizerem que o Linux é melhor! Cortem-me os pulsos! Não digo que não, tem coisas mais fixes que o Windows, agora a falarem-me de bugs, experimentem instalar o software que instalam no Windows, em Linux.. todo ele! Aí surgirão bugs também!

Existir algo como o Windows, foi sem dúvida o maior avanço que tivemos no ramo da informática! É muito simples, e além disso, é um sistema operativo projectado para todas as pessoas, portadoras de deficiências incluíndo! :)

;) abraço!
 
Última edição:
pessoalmente, e na área em que trabalho, gosto dos três. o mac OS é o mais bonito, mas um pouco limitado. o linux é o mais versátil, seguro e potente dos três. o windows é... para o dia-a-dia. chat, net, relaxar. se for usado correctamente é tão mais seguro como qq outro UNIX que já tenha usado. não sou biased, não estou mais inclinado para nenhum dos três. gosto deles, cada um tem o seu sabor. é como comida, tenho vários pratos favoritos.
aconselho cada pessoa a experimentar pelo menos uma vez cada um, e certamente formará a opiniao rapidamente. é a unica forma de acabar com uma discussão deste género.

cumprimentos.
 
Só duas coisas em que pessoalmente discordo:

Experimentem correr o Windows só p'ra Internet e MSN! Nada de programas nem jogos! Voilá.. lá se vão os erros!

Se instalar o Windows mais recente à venda (o XP) ele vem com dois programas para a Internet, o IE6 e o MSN Messenger.
O IE6 deve ser o software à face da terra que tem mais exploits das suas falhas aproveitados, é um software muito vulnerável a sites menos fidedignos e bastaria fazer uma pesquisa no Google e clicar em meia-duzia de links de sites mais underground que aparecessem nos resultados que o computador estaria cheio de "erros", ou pior, de virus e malwares variados em menos de um apice.
O Messenger tambem está longe de ser um software "bullet-proof", antes pelo contrário, até como plataforma de transmissão de virus é usado (os celebres virus do MSN que abrem as janelas de todos os contactos com links e mensagens estranhas).

é um sistema operativo projectado para todas as pessoas, portadoras de deficiências incluíndo! :)

Tem de facto algumas opções de acessibilidade mas a verdade é que tambem as encontro noutros SO's, seja linux, seja Mac, recentemente a Apple anunciou numa das conferências a evolução que tem feito no campo da acessibilidade, eu pessoalmente até uso algumas (mesmo sem ser deficiente), caso do zoom ao monitor, e do modo de alto contraste (cansa menos a vista a ler textos...)

Cumps. :)
 
CoSMiCal disse:
Ao invés de ser o Windows, SO da Microsoft, o líder dos SO's no Mundo (em termos de utilizadores que o usam), era o Linux.

Entretanto, saía um novo SO chamado Windows.. em que dava p'ra montes de coisas! tinha programas fixes, como media player, o movie maker, etc etc.

Aí, nos fóruns de todo o Mundo, ou pelo menos aqui na TZ, encontrávamos uma comunidade assim:

Windows é que é! Deixem o Linux! Aquilo é só bugs..

Tens a certeza que é assim? em que te baseias? Ou é só mesmo mandar postas por mandar?

Hoje em dia, toda a gente mete o Windows de parte, e vou dizer o que acho sem mais rodeios.. O windows como sabem é líder mundial, e vem de uma empresa que também é líder mundial na sua área.. Quando algo é muito bom, ou pelo menos bom, tem que se arranjar defeitos para essa coisa! E daí advém os vossos defeitos para o Windows! É óbvio que não estou a dizer que não tem defeitos, mas por amor de deus! Daí a dizerem que o Linux é melhor! Cortem-me os pulsos! Não digo que não, tem coisas mais fixes que o Windows, agora a falarem-me de bugs, experimentem instalar o software que instalam no Windows, em Linux.. todo ele! Aí surgirão bugs também!

Agora vou eu responder-te sem rodeios
O Windows é realmente o líder mundial, o windows vem da microsoft, que é lider mundial em muitas areas... mas sabes a razao pq é líder mundial? Comodidade dos utlizadores. Senao, repara só:
Compras um pc, gama média, és um utilizador quase sem experiencia, só queres fazer uns textos, umas folhas de calculo, net, chats e afins.... o pc que comprado acima vem com o que já metido no HD? Windows!! e achas que um utilizador comum vai-se meter em formats, se é que sabe que é possivel formatar e mudar...

Se os pc's viessem com Linux já de raiz, sera que Windows era o Supra Sumo dos OS? Nao! Sabes pq? Pq a grandes vantagens do windows reside no seu grande nº de utilizadores, e depois desencadeia uma serie de acontecimentos como o facto de todas as peças de hardware, todos os jogos, quase todo o software ser 100% compatível com o Windows.

Existir algo como o Windows, foi sem dúvida o maior avanço que tivemos no ramo da informática! É muito simples, e além disso, é um sistema operativo projectado para todas as pessoas, portadoras de deficiências incluíndo!

E se fosse Linux ou Mac? A informatica nao teria dado um salto tao grande, ou maior?
E Mac nao é simples? Já nem falo de Linux, pois parece que as pessoas tem medo de abrir a consola e escrever um misero "apt get install firefox" :)

Agora, é só esperar pelas flames
 
Para mim é o que me dá mais jeito.

Para jogos e um ou outro programa (Sonicstage, Photoshop, sims de redes) uso o Windows.
Para networking uso o Linux(ubuntu).

Cada SO tem as suas vantagens e desvantagens e cabe ao utilizador utilizar os que mais lhe dão jeito. Até porque o uso de um determinado SO não invalida o uso de outro dado que hoje em dia quase todos podem coexistir na mesma máquina.
 
E se fosse Linux ou Mac? A informatica nao teria dado um salto tao grande, ou maior?
E Mac nao é simples? Já nem falo de Linux, pois parece que as pessoas tem medo de abrir a consola e escrever um misero "apt get install firefox" :)

Agora, é só esperar pelas flames

Subscrevo plenamente. As flames é que são desnecessárias pois acredito que apesar da polémica do tema é possivel discuti-lo sem "guerras", daí que estou a seguir este tópico com atenção :)

Cosmical, não concordo contigo por várias razões. Para além do que o esquiso disse, o modelo de desenvolvimento de Linux é completamente diferente do de windows. Sendo o código aberto a toda a gente há algumas preocupações que se tem, nomeadamente em termos de compatibilidade entre third partys.

A MS desenvolve o windows para aquilo funcionar com as coisas deles, programas third party não tem nenhum controlo e tem que se adaptar. Ora, isso não acontece, basta ver vários programas que espalham dlls e entradas no registry que depois não são eliminadas criando o caos. Em Linux é tudo feito com gestores de pacotes pensados e de maneira a funcionar com praticamente tudo (claro que não é 100% perfeito, como é obvio ;) ). Mas só aí, mesmo que Linux fosse mais popular os bugs com a instalação de programas third-party seriam muito menos que em windows.

Quanto a linux ser melhor ou pior é uma questão de gosto pessoal. Eu podia enumerar N razões pelas quais prefiro muito mais Linux que se calhar para ti eram desvantagens e/ou irrelevantes. :P
 
Na minha opinião, ainda não é, mas vai ser o Linux, ainda mais com esta nova politica do Windows, em relação ao Vista, em que cada computador que tenhamos só pode-se usar a liçenca do windows uma vez, e se quizer-se comprar um PC novo temos de comprar outro vista, seija ele qual for. Este Bill Gates só quer enriqueçer, Linux4ever.
 
Keimador, nao sei pq estas tao revoltado...

Nao és obrigado a comprar, pois só compra quem quer, ou quem tiver € :)

A mim nao me faz diferença, pois vista nao entra aqui em casa :P
 
Eu tenho alguma experiencia em Linux e windows o ano passado por causa da universidade tive que instalar o Linux para programar e sinceramente prefiro o Windows eu e a maioria das pessoas se não fosse assim não tinha o sucesso que tem apesar de ser pago.

Claro que existe muita gente que vai dizer que prefere o Linux mas alguns dizem só para ser do contra e na realidade usam o Windows.

Digam o que disserem existe muito mais coisas para o Windows e é tudo muito mais simples de controlar.

Mas pronto cada um tem a sua opinião a minha é que deves exprimentar e logo vês instala uma maquina virtual no teu pc e depois instalar lá o linux é a melhor coisa que tens a fazer ficas com os 2 a trabalhar.
 
re:

Sinceramente todos os sistemas operativos são iguais ao litro no que toca a falhas.

Todos têm erros.
Todos tem exploits e tudo mais...........
Todos os dias descobrem mais bugs, overflow's e tudo mais em varias aplicações de linux, windows e Mac.

Agora uma coisa é facto: a velocidade com que isso se descobre e se resolve erros é bastante mais lenta em windows do que em linux em que muito software é Open. mas se todo o software se manter actualizado, maior parte dos sistemas operativos não representam problemas.

Já agora concordo com o que um utilizador aqui diz. Maior parte dos bugs e problemas que existem nos computadores não se deve ao SO mas sim à aplicação. Eu compreendo que o SO deveria ter mais controlo das suas camadas, principalmente a nivel do Kernel. Mas o que é facto, é que maior parte dos problemas são gerados no software.

Na minha opinião também acho que a escolha de um sistema operativo deve ser escolhida consoante o tipo de aplicações que se pretende trabalhar no mesmo.
É evidente que os sistemas operativos Unix type são excelentes para correr serviços como ftpd, httpd, ssh e todas aquelas coisas que ficam bem em servidores e instrumentos de monitorização.
Agora o windows tem uma excelente aplicação de Office e umas largas dependências como o directx .net e por ai a fora.

Para programar, isto depende. Se queres programar a usar bash's e IPC's e todas outras características próprias num SO, então é preferível programar no mesmo. Exemplo se quero programar para linux e utilizo funcionalidades exclusivas nesse SO é normal que seja preferível trabalhar nele.
Agora muita gente na univ começa por trabalhar no básico em JAVA, que ao fim ao cabo tanto faz fazer aplicação sobre windows ou linux. E depois mais tarde verão que a maior parte dos projectos são sempre orientados para Unix ( pelo menos comigo foi ).

O que eu quero dizer é que a pessoa escolhe a sua àrea de trabalho conforme as suas necessidades e por mais que a pessoa esteja "viciada" no Windows ela irá sempre voltar-se para a área em que tem mais necessidade.

Mais uma vez em relação aos bug's na maior parte dos SO's basta mante-lo actualizado. Porque as vulnerabilidades em aplicações linux também saiam todos os dias, tal e qual da mesma maneira que saiam para windows. Agora o numero de utilizadores que existem em windows é bastante maior que em unix type, e isso deve-se simplesmente ao facto de eles terem ficado lideres logo no inicio da era "PC".


Muitos dos fanáticos de Windows dizem que não querem saber de unix para nada, mas o que é certo, é acabarem por ter ali um routerzeco com um kernel de unix embutido sem eles sonharem ^_^.
 
Windows é o melhor em termos de compatibilidade: se calhar, não deves ir para outro SO se só trabalhares com pessoas que só tenham Windows.
No entanto, Linux é muito bom para programação e muito mais seguro que Windows, para além de ser grátis.
Quanto ao Mac OS, acredita que, se começares a usar, não vais querer outra coisa! Vai à secção dos Macs da Techzone e lê alguns dos posts que lá estão, para perceberes aquilo que estou a dizer.
(BTW, num Mac podes sempre ter instalados todos os sistemas operativos possíveis, enquanto que num PC não podes correr Mac OS. Conheço muita gente que gostaria de ter Mac OS no PC, e eu, com Mac OS, Windows XP e Linux num só computador, rio-me deles :D)
 
Windows é o melhor em termos de compatibilidade: se calhar, não deves ir para outro SO se só trabalhares com pessoas que só tenham Windows.
No entanto, Linux é muito bom para programação e muito mais seguro que Windows, para além de ser grátis.
Quanto ao Mac OS, acredita que, se começares a usar, não vais querer outra coisa! Vai à secção dos Macs da Techzone e lê alguns dos posts que lá estão, para perceberes aquilo que estou a dizer.
(BTW, num Mac podes sempre ter instalados todos os sistemas operativos possíveis, enquanto que num PC não podes correr Mac OS. Conheço muita gente que gostaria de ter Mac OS no PC, e eu, com Mac OS, Windows XP e Linux num só computador, rio-me deles :D)

Como estas enganado :D

Conheces uma coisa chamada Vmware? Se nao, aqui fica a passagem da Wikipedia portuguesa:

pt.wikipedia.org disse:
VMWare é um software/máquina virtual que visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas.

Agora dizes: Ah e tal, nao é possivel correr Mac nisso...

Eu respondo

vmware.com disse:
SAN FRANCISCO and PALO ALTO, Calif., August 7, 2006 — VMware, Inc., the global leader in software for industry-standard virtualized desktops and servers, today announced a new product that will enable Intel-based Macs to run x86 operating systems, such as Windows, Linux, NetWare and Solaris, in virtual machines at the same time as Mac OS X. VMware will demo the product today during the Apple Worldwide Developers Conference 2006 in San Francisco.

Se estiveres a falar de instalaçoes de raiz, só é possivel instalar windows desde que começaram a incorporar Intel nos macs... agora entra a parte da suposiçao: nao será possivel fazer tb o contrario?
 
O que eu acho é que há neste fórum muitos users que se enquadram num destes dois tipos:

- "A Micro$oft é uma m*rda! O Window$ é outra maior! Só bugs! Só vírus! Só spyware a dar-me cabo do computador! O Linux é que é bom! F*ck Bill Gates!!" "Então e usas que distro?" "Distro?? :confused: Eu sou obrigado a usar o Windows porque tenho um mega hiper hardware que só funciona em Windows e nem o Torvalds conseguiu meteu aquilo a funcionar no Linux! :("

- "Linux, eu? É mau e feio e não dá para fazer nada de jeito! Só serve para cromos que não têm vida social e sabem o código máquina do Windows de cor! E só serve para correr em servidores antigos porque não suporta hardware nenhum, nem tem programas de jeito como o Office da Microsoft! Conheço um primo de uma amiga da ex-namorada do meu tio que tentou instalar um programa no Linux e não conseguiu, vê lá tu!"


Quanto a mim, a única razão pela qual mantenho o Windows instalado cá em casa é porque infelizmente o PES5 não corre sobre Cedega. Para tudo o resto utilizo Linux.
 
O que eu acho é que há neste fórum muitos users que se enquadram num destes dois tipos:

- "A Micro$oft é uma m*rda! O Window$ é outra maior! Só bugs! Só vírus! Só spyware a dar-me cabo do computador! O Linux é que é bom! F*ck Bill Gates!!" "Então e usas que distro?" "Distro?? :confused: Eu sou obrigado a usar o Windows porque tenho um mega hiper hardware que só funciona em Windows e nem o Torvalds conseguiu meteu aquilo a funcionar no Linux! :("

- "Linux, eu? É mau e feio e não dá para fazer nada de jeito! Só serve para cromos que não têm vida social e sabem o código máquina do Windows de cor! E só serve para correr em servidores antigos porque não suporta hardware nenhum, nem tem programas de jeito como o Office da Microsoft! Conheço um primo de uma amiga da ex-namorada do meu tio que tentou instalar um programa no Linux e não conseguiu, vê lá tu!"

Post do ano :x2:

Mas acho que esses casos são cada vez menos. A malta já não tem medo de por um livecd e experimentar, e já não há aquela ideia de que por Linux estraga o computador :D :D

esquiso, com esse teu post fiquei na mesma..."oficialmente", não há Mac OS para x86. Daí que para correr os três com toda a legalidade só mesmo comprando um Mac :P
 
Quanto a mim, a única razão pela qual mantenho o Windows instalado cá em casa é porque infelizmente o PES5 não corre sobre Cedega. Para tudo o resto utilizo Linux.

Para mim a parte do post do ano foi mesmo esta :x2: VICIADO :205:

Sobre o resto do post..., dou-te razão, no entanto da forma como apresentaste o post dá a ideia que existem esses dois perfies aqui no fórum (sim, eu sei que no teu post dizes que são grupos de pessoas que se enquadram) e na verdade o que escreveste é apenas o género de opiniões de quem não conhece nenhum dos SOs.

Tal como existe pessoal fixado em GNU/Linux existe em Windows, tal como gosto de ver bons posts a defender GNU/Linux também gosto de ler opiniões (sem flames) a defender o Windows, mas opiniões fundamentadas e não as tipicas "porque é cool dizer que sou linuxer". O que infelizmente se vê pouco deste tipo de discussões.

Não estou a criticar o teu post, pois até concordo com tudo o que dizes e és um daqueles que considero que faz grandes posts coerentes, objectivos e fundamentados. Apenas estou a fazer um pequeno aparte...

abraços, HecKel
 
(Um gajo tem de descansar dos trabalhos, não sejas assim :D)

Como disse no princípio do meu post, há muitos users neste fórum (não disse que há , até deixei os Macs de fora - esses têm um canto só para eles, não vêm para estas bandas chatear o pessoal :D j/k) que garantem que Windows é melhor que Linux sem provavelmente nunca terem pegado num LiveCD, assim como se vê posts a assegurar que o Windows é uma porcaria e um buraco de segurança quando depois carregam em 'Yes' em tudo o que é janela que apareça sem pestanejar. E era só isso que eu estava a criticar.

Não me importo minimamente de ouvir dizer que o Windows é melhor que o Linux, desde que seja uma opinião minimamente fundamentada, desde que me digam "por causa de A, B e C" e não "porque digam o que disserem é melhor". Até acho que este tipo de thread (se se mantiver flame-free) pode ajudar muito pessoal a decidir experimentar outro SO que não o que está habituado.
 
como heckel disse eu fiz esta pergunta foi mais para 1 debate pk achas melhor o windows do que o linux, não é chegar aqui e dizer mac e depois linux, para dizer a verdade acho que ate ta haver aqui 1 fundamento muito bom que é "o windows so é utilizado pk tem muitas funcionalidades e por cause de compatibilidades com software e hardware".
a minha opnião é mesmo esta so utilizo windows por causa da compatibilidade que ele tem com todos os softwares e hardwares
 
esquiso, com esse teu post fiquei na mesma..."oficialmente", não há Mac OS para x86. Daí que para correr os três com toda a legalidade só mesmo comprando um Mac :P

Legalidade?

Se comprares o OS da Mac, se tiveres o Player da VMware, é ilegal correres mac osx sobre vmware?
 
Back
Topo