24/07/2017 - MEO e NOS forçadas a deixar milhões de clientes rescindir sem custos

O tempo passa e a decisão mantêm-se com as operadoras a ficarem mensalmente com milhões provenientes dos aumentos...

Mas quem diz que toda a gente não aceitou o aumento?
O que a lei diz é que tens o direito a contestar o aumento pela rescisão, mas grande parte do tuga, tudo o que dê trabalho não age, mesmo que tivesse sido devidamente informado. E quase que aposto que é essa a fundamentação dos operadores, como vão devolver aquilo que é vulgarmente aceite pelas pessoas? Isto, o argumento deles, o meu obviamente é que se terminasse com este "gangstarismo" de não poder simplesmente ligar para lá e pedir a rescisão... Ainda aqui tenho a carta com 700€ de coacção (meu termo).
 
Mas quem diz que toda a gente não aceitou o aumento?
O que a lei diz é que tens o direito a contestar o aumento pela rescisão, mas grande parte do tuga, tudo o que dê trabalho não age, mesmo que tivesse sido devidamente informado. E quase que aposto que é essa a fundamentação dos operadores, como vão devolver aquilo que é vulgarmente aceite pelas pessoas? Isto, o argumento deles, o meu obviamente é que se terminasse com este "gangstarismo" de não poder simplesmente ligar para lá e pedir a rescisão... Ainda aqui tenho a carta com 700€ de coacção (meu termo).

Eu estava precavido pois no ano passado sofri do mesmo, como tal já sabia que iria receber a fatura com a informação do aumento daí estar atento. Apos diversas reclamações apenas tive uma resposta: ou aceitava o aumento ou pagava para rescindir. Nem uma 1 unica oferta consegui ao contrario de muitos outros users, não tive remedio senão "aceitar" o aumento pois a concorrencia (nos e vodafone) não conseguiam apresentar um pacote (valores + canais) que me agradassem. No entanto nunca aceitei o aumento para um contrato feito em Junho que até Setembro vinha sempre com valor errados (cheguei a pagar 150€ por erro da Meo - faturadas promoçoes), e apos 1 mês certo vir o aumento
 
ANACOM JÁ DECIDIU

Aprovação de medidas corretivas relativas a alterações contratuais
17.03.2017
Publicado em 05.05.2017


"A ANACOM, por decisões de 17 de março de 2017, adotadas ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 48.º-A da Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE), determinou a adoção, por quatro prestadores de serviços, de medidas corretivas que envolvem o envio de novos avisos aos assinantes, informando sobre a concessão de novo prazo de rescisão sem encargos ou, em alternativa, a reposição das condições contratuais existentes antes daquelas alterações.

Estas decisões resultam:

- da receção, por parte da ANACOM, nos últimos meses, de um número significativo de reclamações sobre a alteração das condições dos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas, levada a cabo após a entrada em vigor da última alteração à LCE, em meados de 2016, envolvendo a forma e os termos em que foram comunicadas aquelas alterações, na sua maioria referentes ao preço dos serviços;

- das diligências de investigação desencadeadas, com base nas quais a ANACOM apurou que, quando realizaram as referidas alterações contratuais, que abrangeram um elevado número de assinantes, os operadores não os informaram sobre o direito de rescindir os contratos sem qualquer encargo, ainda que estivessem sujeitos a períodos de fidelização, caso não aceitassem aquelas alterações."


Deixou de ser um "sentido provável de decisão" e passou a "decisão".
Fazendo fé na notícia do Público de há umas semanas, os operadores têm agora (a partir da data em que forem notificados) um prazo de 30 dias úteis durante o qual estes deverão avisar os clientes da possibilidade de rescisão ou repor os tarifários antigos. Desconheço em que trâmites se desenrolaria uma eventual impugnação da parte dos operadores.
https://www.publico.pt/2017/03/25/e...aos-operadores-pelo-aumento-de-precos-1766442
 
Última edição:
Eu estava precavido pois no ano passado sofri do mesmo, como tal já sabia que iria receber a fatura com a informação do aumento daí estar atento. Apos diversas reclamações apenas tive uma resposta: ou aceitava o aumento ou pagava para rescindir. Nem uma 1 unica oferta consegui ao contrario de muitos outros users, não tive remedio senão "aceitar" o aumento pois a concorrencia (nos e vodafone) não conseguiam apresentar um pacote (valores + canais) que me agradassem. No entanto nunca aceitei o aumento para um contrato feito em Junho que até Setembro vinha sempre com valor errados (cheguei a pagar 150€ por erro da Meo - faturadas promoçoes), e apos 1 mês certo vir o aumento

Como disse, tenho aqui a carta com os 700€ e não aceitei. Também se dissessem que tinhas de saltar de um penhasco ou pagar 700€ pagavas ou saltavas? Eu tentava ver se tinha outra opção...
 
@viperbruno,

Obrigado pelo post,
Sim de facto eu falei do MEO até porque é o operador do que eu falo pessoalmente.

Mas se a NOS está a cumprir com o seu dever face aos seus clientes, também é importante termos o teu testemunho assim como de outros users que existem operadoras que cumpre os regulamentos.

Mas também para quem lê o forum, não é preciso muito tempo para perceber que o MEO é o operador onde é mais frequente detectar práticas pouco transparentes. Infelizmente é o maior operador.
 
@desde99,

Pelo que eu percebi, as operadoras tem 30 dias para notificar os clientes novamente? E se o cliente optar pela rescisão, o valor extra facturado será devolvido?
 
@desde99,

Pelo que eu percebi, as operadoras tem 30 dias para notificar os clientes novamente? E se o cliente optar pela rescisão, o valor extra facturado será devolvido?
ANACOM é a autoridade para o setor, mas para esse tipo de questões deves optar pelos tribunais (ou equivalentes).

FAQs do Público
https://www.publico.pt/2017/03/25/e...-para-ser-compensado-pelos-operadores-1766495
As indemnizações pelo período em que os tarifários estiveram mais altos são automáticas?
Não. Os consumidores que quiserem ser compensados deverão apresentar pedidos de ressarcimento junto dos centros de arbitragem de consumo ou dos tribunais.
 
Tendo em conta a decisão, é necessário enviar email para "alguém" a pedir a reposição do valor(no meu caso)? ou temos de esperar até ser notificados? Temos prazo para isso?
 
Em Portugal aguardar pelo quer que seja, significa esperar anos, ou mesmo só a geração seguinte saberá a resposta. O mais provável é nunca iremos saber a decisão.

É um problema cultural que está no nosso sangue lusitano. Da mesma maneira que o pedreiro não aparece la por casa para dar-me um orçamento e é mais fácil encontra-lo a beber imperiais na tasca, nas mais altas instâncias o trato é igual. Só muda as roupas que as pessoas vestem. E eu poderia falar aqui de N coisas desde as mais básicas até as mais complexas que mostram a maneira como a nossa sociedade lida com os problemas do dia dia. Eu sou alentejano e lamento dizer que esta maneira de lidar com as coisas da vida parece ainda mais grave no sul.
Felizmente não somos todos iguais e é possível encontrar muita gente profissional, mas acreditem que trabalhar ou ser empresário com uma mentalidade inversa é muito complicada.

Psst, querem rescindir por justa causa sem recorrer a instâncias superiores? É mais rápido esperarem pelo novo aumento.
 
Não apanhei se o povo é preguiçoso e nem os posts da última página lê ou se, simplesmente, lê e não percebe o que leu.
Qualquer dos cenários é mau.
 
Já receberam a factura da Meo? No meu caso foi emitida a 13 Maio e até hoje nada. Mas consultando área de cliente já aparece o valor. Tento tirar a fatura e não dá...
 
Já não costumava ser assim @H2O.PT? Isto é, por aqui enquanto não receber a FE aquilo também não dá...tenho essa ideia.

A tal comunicação, a vir será na fatura?

Só por uma vez se recebeu a fatura ao dia 18, ao 17 também é raro mas ainda não chegou cá nada até agora.
 
Back
Topo