A edição de Novembro da revista
Proteste da Deco, que chega amanhã às bancas, volta a chamar a atenção para as diferenças entre as velocidades de acesso à banda larga publicitadas pelos operadores e as velocidades realmente oferecidas.
A Associação de Defesa do Consumidor contou com a ajuda de 12 mil utilizadores para apurar conclusões e poder afirmar que mais de metade dos serviços com débitos entre os 12 e os 30 Mbps apresentam uma velocidade de download que não chega a metade do anunciado.
Os 2 milhões de medições e as 2.700 respostas a um questionário na base do estudo permitiram ainda concluir que a maior distância entre valores anunciados e valores reais está nos serviços móveis, onde o tempo de latência chega a ser três vezes superior ao verificado nos serviços fixos.
Na comparação entre velocidades anunciadas/velocidades efectivas os serviços de cabo obtêm os melhores resultados, assim como as ofertas fixas com velocidades entre os 512 Kbps e os 8 Mbps, mostram os resultados do programa instalado pelos utilizadores que colaboraram com a Deco nesta análise.
A satisfação dos clientes com os seus serviços de banda larga também não se destaca pela positiva, com poucos fornecedores a conseguirem corresponder às expectativas de quem contrata o serviço. Os piores resultados são obtidos pela Optimus, Clix, Sapo e pela Netcabo. Em 10 valores possíveis nenhuma das empresas conseguiu obter mais de cinco pontos. A TMN obtém a melhor classificação, mas mesmo assim não vai além dos 6,6 pontos.
Na avaliação publicada na Proteste é igualmente apontada a falta de clareza dos contratos e as cláusulas abusivas que segundo a associação mesmo com a avaliação prévia da Anacom continuam a subsistir.
A Deco acredita que a questão só pode ser resolvida com a criação de um regulamento de qualidade que defina indicadores médios e mínimos para cada ligação, com base no valor publicitado. Abaixo do valor mínimo definido os serviços não poderiam ser facturados.
Para ajudar os clientes a escolher o melhor serviço de banda larga para as suas necessidades a Deco disponibiliza no seu site até final de Novembro um
simulador de custos.
No início deste ano a
Anacom divulgou também um
estudo onde a velocidade contratada e a velocidade publicitada pelos operadores era comparada. A Clix, com a oferta com maior largura de banda (12 Mbps) foi a operadora que obteve piores resultados na análise, com o estudo a indicar que os clientes da operadora usufruíam em média de apenas um terço da velocidade contratada.
Nesta análise evidenciava-se, contudo, o facto do ADSL sair prejudicada na comparação com as ofertas de cabo, pelas características inerentes a cada tecnologia, tanto mais importantes quanto maior é a distância da central e a velocidade oferecida.
A Cabovisão foi a operadora a obter melhores resultados nesta análise.
Nota de Redacção [29-10-2008): A notícia foi actualizada com informação sobre o estudo divulgado já este ano pela Anacom, também com informação sobre as diferenças entre velocidades contratadas e publicitadas.
De sublinhar ainda que a notícia publicada pelo TeK tem por base informação disponibilizada pela Deco em comunicado ontem, um dia antes da publicação da revista Proteste. É nesta fonte que consta informação detalhada sobre todas as ofertas analisadas. O comunicado referia apenas os indicadores considerados pela associação com mais relevantes.
Fonte:
http://tek.sapo.pt/noticias/telecom...da_banda_larga_continuam_muito_ab_893466.html