1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Delphi

Discussão em 'Programação' iniciada por ti17, 23 de Abril de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 869)

1. ti17

ti17 Power Member

Boas,

Queria saber como faço para não permitir que se escreva letras numa edit, estou a programar em delphi versão 2007.
    Só quero que o utilizador escreva números, o que eu queria fazer é que quando carrego no botão para submeter o formulário, uma função qualquer verifica essa edit, para ver se só tem números.

Obrigado e cumprimentos

2. Boas,

eu ja nao mexo em Delphi há muitos anos mas penso que se procurares 1 bocadito chegas la :D
    Código:
    procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
    begin
     //#8 se nao me engano é o backspace
      if not (Key in [#8, '0'..'9']) then begin
        ShowMessage('Invalid key');
       //descarta o caracter invalido
        Key := #0;
      end;
    end;

Nota: atencao que se quiseres permitir valores decimais tens de incluir o separador decimal

Última edição: 24 de Abril de 2009
  3. ti17

ti17 Power Member

Ok, obrigado

Eu vim primeiro aqui, porque pensei que me iam responder logo, e ia ser mais rápido.
    Mas agora já encontrei. Mas de qualquer maneira obrigado, foste o único que respondeu,
    parece que à pouca gente a programar em DELPHI. Acho que é mau, porque o DELPHI é muito bom.

Obrigado e cumprimentos

4. pascasso

pascasso Power Member

Na próxima versão do Delphi da CodeGear essa vai ser uma das novidadades do objecto TextBox.
    Mal posso esperar :001:

5. Delphi serve para que mesmo?

6. pascasso

pascasso Power Member

É uma linguagem de programação orientada a objectos, baseada em Pascal.
    De facto, esta língua chama-se Object Pascal, foi lhe dado posteriormente o nome Delphi.

7. Server para programar :P e fazer programas :p

O delphi é uma linguagem acessível, mas achei a um pouco limitada, mas para aprender parece me ser porreira.

8. Então se foi baseada em Pascal deve ser mesmo limitada.. Nunca ouvi falar em tal linguagem, daí a minha pergunta. Obrigado.

9. pascasso

pascasso Power Member

Limitada?
    Sim ora... comparado ao C++ até C# é limitado. Está muito ao nível de línguas object oriented. Informa-te mais na Wikipedia uma pesquisa sobre Delphi no google não custa nada ;).

10. É o que farei ;)

11. comparares o delphi ao .Net é limitado. mas eu tou a falar de versões antigas 5 ou 6. onde tive alguns problemas com StringGrids. Mas tudo se contornou. Graças a site muito bom
    http://www.torry.net/

12. RADguy

RADguy Power Member

Senti-me tentado a participar neste thread...

Lamentavelmente o Delphi é uma linguagem de programação e IDE pouco conhecido em Portugal, mas deve-se apenas ao facto do marketing e investimento feito pela Microsoft nas universidades.

Mas ainda assim o Delphi continua a ser a "unica" ferramenta RAD que compila nativamente para win32.
    E sim, é uma linguagem OO bastante potente ao nivel do C++...até permite escrever código inline assembly.
    Na realidade ainda não encontrei nada que não conseguisse fazer em Delphi nos muitos anos de experiência,
    desde capacidades OO como heranças, polimorfismo, web services, apache modules.

Talvez muitos usem aplicações escritas em Delphi no dia a dia e nem sabem, como o Skype.

Aqui vai uma lista de algumas apps escritas em Delphi:

http://delphi.wikia.com/wiki/Good_Quality_Applications_Built_With_Delphi

Partilhar esta Página