Delphi

ti17

Power Member
Boas,

Queria saber como faço para não permitir que se escreva letras numa edit, estou a programar em delphi versão 2007.
Só quero que o utilizador escreva números, o que eu queria fazer é que quando carrego no botão para submeter o formulário, uma função qualquer verifica essa edit, para ver se só tem números.

Obrigado e cumprimentos
 
Boas,

eu ja nao mexo em Delphi há muitos anos mas penso que se procurares 1 bocadito chegas la :D
Código:
procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
 //#8 se nao me engano é o backspace
  if not (Key in [#8, '0'..'9']) then begin
    ShowMessage('Invalid key');
   //descarta o caracter invalido
    Key := #0;
  end;
end;

Nota: atencao que se quiseres permitir valores decimais tens de incluir o separador decimal
 
Última edição:
Ok, obrigado

Eu vim primeiro aqui, porque pensei que me iam responder logo, e ia ser mais rápido.
Mas agora já encontrei. Mas de qualquer maneira obrigado, foste o único que respondeu,
parece que à pouca gente a programar em DELPHI. Acho que é mau, porque o DELPHI é muito bom.

Obrigado e cumprimentos
 
Ok, obrigado

Eu vim primeiro aqui, porque pensei que me iam responder logo, e ia ser mais rápido.
Mas agora já encontrei. Mas de qualquer maneira obrigado, foste o único que respondeu,
parece que à pouca gente a programar em DELPHI. Acho que é mau, porque o DELPHI é muito bom.

Obrigado e cumprimentos

Delphi serve para que mesmo?
 
É uma linguagem de programação orientada a objectos, baseada em Pascal.
De facto, esta língua chama-se Object Pascal, foi lhe dado posteriormente o nome Delphi.
 
Limitada?
Sim ora... comparado ao C++ até C# é limitado. Está muito ao nível de línguas object oriented. Informa-te mais na Wikipedia uma pesquisa sobre Delphi no google não custa nada ;).
 
Senti-me tentado a participar neste thread...

Lamentavelmente o Delphi é uma linguagem de programação e IDE pouco conhecido em Portugal, mas deve-se apenas ao facto do marketing e investimento feito pela Microsoft nas universidades.

Mas ainda assim o Delphi continua a ser a "unica" ferramenta RAD que compila nativamente para win32.
E sim, é uma linguagem OO bastante potente ao nivel do C++...até permite escrever código inline assembly.
Na realidade ainda não encontrei nada que não conseguisse fazer em Delphi nos muitos anos de experiência,
desde capacidades OO como heranças, polimorfismo, web services, apache modules.

Talvez muitos usem aplicações escritas em Delphi no dia a dia e nem sabem, como o Skype.

Aqui vai uma lista de algumas apps escritas em Delphi:

http://delphi.wikia.com/wiki/Good_Quality_Applications_Built_With_Delphi
 
Back
Topo