Desenhar o layout de uma aplicação

peter alien

Power Member
Boas, surgiu-me uma duvida em relação ao design de uma aplicação em VB.NET.

Tendo em conta que hoje em dia muita gente trabalha com resoluções diferentes e ate com monitores wide, como é que me aconselham a colocar os controlos em design time no VS, isto tendo em conta que o utilizador poderá aumentar ou diminuir o tamanho da janela (form).

Ou será preferivel trabalhar sempre com forms com tamanho fixo?
 
Se tiveres acesso (e disponibilidade para aprender...) usa WPF e não tens de te preocupar com quase nada.
Caso contrário, usa os controlos de layout de WinForms. Não sei os nomes de cor, mas são coisas do general DockLayout ou DockPanel, Grid...
 
Fixar as janelas nem sempre é a melhor opção.
Tudo depende do "form" em questão.
Terás de avaliar se o conteúdo do "form" merece ser aumentado ou não.
Por exemplo, quando mostras listas é sempre boa ideia dar a possibilidade de aumentar verticalmente o formulário, e se existirem items muito extensos, é ainda melhor ideia dar a possibilidade de expansão nos dois eixos.
Já quando tens, sei lá, um welcome screen ou coisa que o valha, é de fixar.

Para quem programa é igual ao litro.
Com os novos VS tens propriedades como "Anchor" em quase tudo, "MaximumSize" e "MinimumSize" nos forms que te permite controlar o mínimo e máximo para que o "form" não se deforme, e outras tantas ajudas.

Assim que entenderes a lógica do "Anchor" vais perceber que podes tornar, virtualmente, qualquer "form" resizeable, a questão é, voltando a repetir, se ficará bem ou não. Se o ecran o merece ou não.
 
Última edição:
Forms tamanho fixo só utilizo quando é inserção de dados, pop-ups e afins.
De resto utilizo as soluções apresentadas acima. No VS08 é bastante fácil configurar isso.
 
sim por acaso queria mesmo experimentar no VS2008.

Pois o problema é que muitas vezes o aumentar do tamanho da form torna o layout mais confuso ou mais "inestético" se é que percebem onde quero chegar.
 
Última edição:
Back
Topo