Design ou Engenharia Informática?

flaviafig

Membro
Olá! Estou a terminar agora o secundário no curso de ciências e tecnologias. Não sei o que siga. Sempre gostei de desenhar e sempre tive ''jeitinho para a coisa'', edito videos, crio logotipos, faço cartazes etc etc uso frequentemente o photoshop, illustrator, vegas pro etc. e ate acabei geometria com 20.
Apesar disso, sempre gostei de Matemática, apesar de ter descambado um bocado este ano, fisíca também, apesar deste ano também não ter corrido nada de especial (16) e API, apesar de me ter deixado um bocado ''frita'' até tirei 18.
Pronto, basicamente, estou indecisa entre Eng. Informática e Design.
Não queria desperdiçar a minha média de secundário e todo esse trabalho indo para Design mas se for para EI tenho receio de não ser o que procuro.
Dicas?
 
Pelo que sei a nível de saídas profissionais design é mau. Tanto que tenho uma amiga que tirou o mestrado em design com uma média muito boa e mesmo assim não consegue arranjar nada que não seja trabalhos pontuais de freelancer. Portanto diria que ires para design será desperdiçar a tua média do secundário.
Depois existem mais cursos para além desses dois que referes, ainda tens tempo para andar a procurar outros cursos que gostes, sabendo que nunca encontraras um curso em que 100% das disciplinas são do teu agrado.
 
O Design têm o problema das saidas: o mercado está inundado de profissionais e para trabalhar na área tens de 1) ser muito bom 2) aceitar receber pouco. EI não é um paraíso mas vai tendo mais saida, principalmente na área do development.

Eu segui design, se fosse hoje teria ido para engenharia. Mas como a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha...
 
Tens de escolher entre a razão e o coração… A razão é escolheres engenharia porque tens mais saídas e tens melhor perspetiva em arranjares algo. O coração é escolheres design pois é aquilo que te faz feliz e o que gostas de fazer, no entanto prepara-te pois o mercado em Portugal está mais que saturado.

Eu entrei para Eng. Inf. e demorei quase três anos a perceber que tinha escolhido o curso errado. Passados quase 10 anos fui tirar Design e deu-me um gozo imenso. Mas para vingar no mundo do design tens de ser mesmo boa no que fazes e teres mesmo paixão e dares tudo o que tens ou então estás na média e não arranjas nada em lado nenhum. Também é preciso sorte… Há cerca de ano e meio decidi especializar-me em design 3D e estou agora a começar a colher os frutos, com uma das maiores empresas tecnológicas a querer os meus serviços.
 
Tens design e multimédia na unversidade de coimbra que é o que estou estudar e aqui o curso é uma "mistura" de engenharia informática com design.
 
E porque nao os dois? Primeiro Eng. Inf. e depois UI/UX em cursos mais curtos. É uma coisa com uma saída imensa teres alguém que além de developer é também designer.
 
Back
Topo