Desktop velho - Servidor novo

ThatsMe

Portugal@Home Member
Boas.

Tal como indica o título, tenciono tornar o meu velhinho Pentium 4 (Computador da esquerda no My System) num servidor caseiro. Ora, o mesmo está ligado ao portátil por Crossover (o portátil é o computador principal) e é acedido apenas por remote desktop.



Ora, dado isto tenho umas tantas dúvidas para quem realmente percebe disto:

O computador faz uma barulheira danada. Tem a ventoinha da fonte, o cooler do cpu (70mm salvo erro), uma fan frontal 80mm e uma fan traseira de 80mm também.

- Tendo em conta que o orçamento tem que ser o menor possível, o que aconselham para computador ficar mais silencioso?

Pensei também na hipótese de deixar a caixa aberta. A caixa está num sitio sossegado, portanto não há o problema de fazerem estragos dentro da mesma. Se isso ajudar à refrigeração e poupança de €, pode-lo-ei fazer sem qualquer problema.

- Acham que o processador e restantes componentes aguentam 24/5? (Descanço ao fim de semana) De salientar que computador está a trabalhar na computação distribuida, portanto o CPU está a 100% na maioria das vezes. As temperaturas nunca ultrapassam os 53º em full.

Tenho drive de diskettes desligada, drive de cd e dvd igualmente desligadas. Tudo o que não uso está desligado.

Sei bem que a caixa não é das melhores, mas está completamente fora de questão comprar outra. Googlei bastante, mas não consegui encontrar nenhuma foto da caixa.


Caso esteja no local errado, favor notificar-me que prontamente pedirei para a thread ser movida.


Cumprimentos.
 
Boas

Acabaste por responder à tua dúvida, se é que era mesmo uma dúvida. Se tens uma caixa e sabes que são as fans que fazem barulho, a solução é trocar as fans por umas mais silenciosas e/ou desligar as desnecessárias (tipo frontal se deixares a caixa aberta ou num local fresco.

Esse processador é quente, mas é normal e não há grande coisa a fazer senão comprar um cooler melhor. Sobre isso, podes ver desde o simples Artic Cooling Freezer 7 Pro até um Xigmatek 1283/4 ou um OCZ Vendetta se a caixa tiver pouca largura. Se não estiveres para isso, também não te preocupes que ele não vai morrer por isso :-D

E sim, estava no local errado.

Cumps ;)
 
Olá!

Tenho um sistema muito parecido (ver o my system da esquerda) e consegui torná-lo bem mais silencioso substituindo as ventoínhas da caixa e o cooler.

Para cooler, recomendo este. Barato, fácil de instalar, silencioso e eficaz. Não precisas de mais. Comigo resultou.

Para as ventoínhas da caixa, recomendo esta ou esta. Sei que montei umas dessas, não me lembro qual dos 2 modelos... No entanto, a diferença entre elas tem a ver com o fluxo de ar e o barulho (uma delas tem maior fluxo mas é menos silenciosa, a outra tem um fluxo menor mas é mais silenciosa).

Cooler + as 2 ventoínhas = cerca de 30 euros. Penso que é um orçamento razoável.

Se achares que a fonte faz muito ruído, substitui a mesma por uma fonte de qualidade (já que vai estar ligado 24/7) com uma ventoínha de 140 mm, como por exemplo esta.
 
Boas

Acabaste por responder à tua dúvida, se é que era mesmo uma dúvida. Se tens uma caixa e sabes que são as fans que fazem barulho, a solução é trocar as fans por umas mais silenciosas e/ou desligar as desnecessárias (tipo frontal se deixares a caixa aberta ou num local fresco.

Esse processador é quente, mas é normal e não há grande coisa a fazer senão comprar um cooler melhor. Sobre isso, podes ver desde o simples Artic Cooling Freezer 7 Pro até um Xigmatek 1283/4 ou um OCZ Vendetta se a caixa tiver pouca largura. Se não estiveres para isso, também não te preocupes que ele não vai morrer por isso :-D

E sim, estava no local errado.

Cumps ;)

Thanks por moveres :)

Estive a ver o cooler que recomendas e está por volta dos 17.50€, o que já é um pouco puxado para o orçamento. Estava a pensar mais em 5 ou 10€ :P Achas que o processador não se vai queixar por estar assim 24/7?


Olá!

Tenho um sistema muito parecido (ver o my system da esquerda) e consegui torná-lo bem mais silencioso substituindo as ventoínhas da caixa e o cooler.

Para cooler, recomendo este. Barato, fácil de instalar, silencioso e eficaz. Não precisas de mais. Comigo resultou.

Para as ventoínhas da caixa, recomendo esta ou esta. Sei que montei umas dessas, não me lembro qual dos 2 modelos... No entanto, a diferença entre elas tem a ver com o fluxo de ar e o barulho (uma delas tem maior fluxo mas é menos silenciosa, a outra tem um fluxo menor mas é mais silenciosa).

Cooler + as 2 ventoínhas = cerca de 30 euros. Penso que é um orçamento razoável.

Se achares que a fonte faz muito ruído, substitui a mesma por uma fonte de qualidade (já que vai estar ligado 24/7) com uma ventoínha de 140 mm, como por exemplo esta.

Quanto às ventoinhas da caixa, penso que isso está fora de questão. Com a caixa aberta não há essa necessidade.

Que temperaturas tens em full com esse cooler?
 
Pessoal, estive a desligar tudo o que não fazia nada no pc. Desliguei duas fans de 80mm. Visto que uma delas é bastante silenciosa e parece refrigerar bem, não há maneira de fazer um home-made e implementar essa ventoinha no cpu? É que o grande problema é a fan do cpu, faz uma barulheira desgraçada.

A board não é socket 478?
por 11,80€ tens este cooler: http://*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=38867

É sim senhor, mas estou a guardar o dinheiro para último caso. Mas 11€ já é mais em conta, obrigado.
 
Pessoal, estive a desligar tudo o que não fazia nada no pc. Desliguei duas fans de 80mm. Visto que uma delas é bastante silenciosa e parece refrigerar bem, não há maneira de fazer um home-made e implementar essa ventoinha no cpu? É que o grande problema é a fan do cpu, faz uma barulheira desgraçada.



É sim senhor, mas estou a guardar o dinheiro para último caso. Mas 11€ já é mais em conta, obrigado.

Pensava que o socket era 775, como é o meu caso.
No teu caso, o cooler que recomendei não serve de nada, pois não dá para socket 478.
Tenho cerca de 46º em full, btw.

Para socket 478, também recomendo o cooler que o kzip indicou.

Se podes fazer um home-made? Depende da ventoínha e do cooler que tens actualmente.
Mas se precisas de ter o sistema ligado 24/7, talvez valha a pena investir os tais €11,80...
 
Pensava que o socket era 775, como é o meu caso.
No teu caso, o cooler que recomendei não serve de nada, pois não dá para socket 478.
Tenho cerca de 46º em full, btw.

Para socket 478, também recomendo o cooler que o kzip indicou.

Se podes fazer um home-made? Depende da ventoínha e do cooler que tens actualmente.
Mas se precisas de ter o sistema ligado 24/7, talvez valha a pena investir os tais €11,80...

Pois, tens razão.

E têm mais alguma recomendação/conselho para isto do servidor?
 
Back
Topo