Problema Desliga tudo mas Pc continua a trabalhar

JCFigueiredo

Power Member
Boas pessoal da Zwame,

Sou membro novo do forum, embora acompanhe diariamente os topicos aqui criados desde algum tempo atras, lamento so agora me fazer membro para expor o meu problema e pedir-vos ajuda.
Espero que no entanto me possam ajudar:

Passa-se que o meu computador, que ja está completamente desactualizado (mais tarde se necessário digo as especificações caso necessitem) a certa altura de estar a trabalhar normalmente desliga o monitor o carro e o teclado e as colunas, ou seja parece que desliga todos os perifericos mas ele continua a trabalhar. Não percebo muito ao ponto de poder dizer o que me parece que tenha falhado, mas a mim dame a sensação que isto acontece quando por exemplo ouço muito barulho, quando tenho muitas janelas de internet abertas e até já acontece isto ao ligar o computador quando seleciono a minha conta do windows para iniciar sessao, ou até mesmo as vezes nem chego a iniciar ( mas ao fim de desligar o pc umas 3 ou 4 vezes la consegue iniciar)

Será problema de que? sobreaquecimento? placa gráfica, processador? fonte?
Eu em breve irei comprar um novo mas não queria me livrar deste, gostaria de usa-lo para media center na sala e emuladores de arcade.. embora ele pronto.. :002:

Espero que me possam ajudar amigos, já que até os diagonosticos nas lojas de informatica tão cada vez mais caros e pode ser dinheiro que poupe para arranjar alguma coisa que possa estar danificada. Obrigado a todos, e desculpem o trabalho. :)
 
vamos la tentar qualquer coisa:
-comece por descarregar o HWMonitor, execute-o e coloque aqui um print das temps que tem no pc.
-retire tambem o HD Tune, e com ele, clique no separador "health" e veja em baixo o estado do disco. se acusar alguma coisa para alem de "ok", esta na hora de comprar um novo.
-e diga-nos tambem qual a marca e potencia da fonte.
fique bem.
 
Obrigado pessoal, vou já tratar de vos dar as informações que referiram, uns momentos por favor e obrigado mais uma vez :)

Boas aqui estou eu de novo e com as informações que pediram:



Aqui está o print do HWmonitor;

O HD Tune deu o estado do meu disco como Ok;

A fonte, como não encontrei no everest as definições (desculpem a ignorância) fui procurar a caixa dela dado que a dois anos troquei-a se não me engano, e tem o nome de: POWER Silent 2.2V
 
Última edição pelo moderador:
da fonte nao parece ser.
o cpu esta com umas temps um pouco altas, mas se se tratar de um p4 2.8 ou superior, ate sao normais.
entao, a causa pode ser talvez a grafica. a serie fx 5xxx nao tem maneira de monitorizar as temps usando software, por isso, e que ela nao aparece na janela do hwmonitor. porem, ela quase de certeza tem cooler passivo. o po dos anos, aliado a uma pasta termica gasta, pode explicar os crashes.
resumindo: limpe os coolers, tanto do cpu, como da placa grafica, e se possivel, experimente ligar o computador usando a placa onboard.
 
Entao com a fonte está tudo bem certo?
Pois o pentium que eu uso é o P4 3.2.. a grafica a 5500..
Mas acho que o everest mostra a temperatura da grafica.. certo?
Pois então se essa for a soluçao irei fazer isso sim... mas poderá ser disso? nao poderá ser a motherboard por exemplo?

Obrigado pela ajuda
 
como eu disse, as fx5xxx, pelo que sei, nao possuem sensor, por isso nao importa qual o programa que se use.
mas poderá ser disso? nao poderá ser a motherboard por exemplo?
claro que pode. mas e uma questao de eliminar os mais susceptiveis de dar problemas.
 
Então eu hoje ou amanha irei tratar de limpar esses componentes.
Mas entretanto lembrei-me de outra informaçao relevante, é que o meu computador ao iniciar (tenho o windows xp) quando começa a carregar ao aparecer o logo do windows, este aparece aos soluçoes.. assim como se a travar.. e depois lá carrega, nao sei se isto e indicio de qualquer problema senao..

Abraço e obrigado pela ajuda

Ola de novo pessoal,

Pois.. continuo com o problema... Fiz limpeza total ao computador, mudei pastas termicas, verifiquei cabos ventoinhas e o problema continua.

Depois da limpeza liguei o computador mas só à 3 vez e que teve força pa entrar no sistema operativo, as outras ao carregar ia abaixo.. (mas continuando a trabalhar..)

Aquilo que expliquei antes tambem se mantem, ao carregar o logo do windows é carregado como se se estivesse a engasgar, carregando aos soluços até a logo do windows estar todo nitido, depois ai carrega normalmente.

E agora, de onde vem o problema? ajudem-me por favor.. preciso urgentemente de saber se vou ter que gastar dinheiro em peças novas ou não.. pois tou a pensar iniciar um projecto ( ao qual peço a vossa ajuda num topico que irei cria nesta secção de hardware)

Cumprimentos a todos e ajudem por favor
 
Última edição pelo moderador:
desligue-se da internet, va ao msconfig e desactive tudo o que esta no separador arranque.
reinicie o pc, e teste.
se tudo funcionar sem "atritos", um dos programas no arranque causa esses problemas. ligue-os uma a um ate encontrar o culpado.
 
Lembro-me de já ter feito anteriormente isso para optimizar o pc e tudo, mas vou seguir o teu conselho. Só que, isso resolve o arranque certo? Mas o problema tambem acontece quando o computador esta ligado, mesmo depois de muitas horas, como disse geralmente acontece quando tenho muitas acçoes a correr no pc.

Não serão problemas de configuração na bios.. ou do proprio xp?
 
Pessoal desculpem la insistir mas continuo com o problema e ainda nao arranjei solução..
Volto a referir os principais aspectos que acho q mostram o problema:

- o computador vai abaixo (não reinicia) mas não se desliga, continua a trabalhar mas o monitor/colunas/rato/teclado ficam desligados... ou seja so desligando o pc da ficha e que posso voltar a utiliza-lo.

- Acontece principalmente quando esta a processar muita coisa, como muitos programas, paginas web videos, e ultimanete afectou tbm o arranque, sendo que por vezes ao inicar a sessao acontece o problema de cima.

- Depois de ir abaixo como descrito só lá para a quarta ou quinta tentativa e que consigo entrar na sessao... antes vai abaixo ao carregar o incio de sessao.

- Ao arrancar, no carregamento do computador, o logo do Windows aparece às prestações.. ao soluçoes como se anda-se travasse andasse travasse... ate aparecer o logo nitido, depois começa a carregar a velocidade normal.

- As ventoinhas funcionam todas, as temperaturas estão boas segundo analizaram aqui, e ah poucos dias mudei as pastas termicas dos dissipadores e limpei os mesmos...

Está aquia sinstese de tudo, espero que me possam ajudar a encontrar o problema senao daqui a pouco nao consigo mesmo ligar o computador.

Obrigado a todos
 
ok. teste as rams. se tiver mais que um modulo, teste-os um de cada vez e em diferentes slots.
se estivesse no seu lugar, eu formatava o bicho. se o problema fosse qualquer software ou configuraçao do windows, o assunto ficava resolvido
 
Ola novamente pessoal,

Depois de muito tempo parece que já tenho uma solução ao problema.
Levei o computador a loja e la disseram que podia ser a ram.
Quando fui buscar disseram que era a bios mal configurada e o windowns tambem.
Pronto nada de mais 15 euros, não morri por esse dinheiro.
Mas nao me garantiram que podia o problema nao voltar a acontecer, e que se persistisse podia ser problema da board.

Trouxe o Pc para casa e que acontece.. nao passava do arranque.. ao iniciar sessao la fazia ele o mesmo problema.
Bem ao fim de umas 10 vezes a tentar arrancar.. ja me estava a passar. tentei eu mesmo voltar a resolver o problema, até que vi que o cooler tinha uma peça de encaixe partida.. fiz pressao com o processador e parou de fazer o barulho que fazia e arrancou na perfeiçao!

Ou seja, o problema esta no cooler, ou melhor no encaixe! ora.. podia ter descoberto mais cedo e verdade mas sera que na loja a desmontarem tudo e isso nao reparam no problema? disseram eles que o meteram a trabalhar na perfeiçao durante muitas horas e nao teve problema, tao como eh possivel se eu nao o consegui arrancar, ate descobrir aquilo?

Bom.. mas descoberto o problema.. agora tenho que comprar um novo cooler so que.. preciso da vossa ajuda porque acho que.. o encaixe danificado eh o que esta colado a board.. e agora? os coolers comprados trazem o encaixe à board inferior?

Por favor ajudem-me que eu amanha quero ter isto tudo resolvido... e espero na pior das hipoteses que nao me digam que tenho que mudar a board por causa disto.

Cumprimentos pessoal e obrigado pela ajuda que me deram ate hoje.
 
Back
Topo