Dica do Sir Lancelot ->Rev. E @ 2T->Overclock Powa!

Oias juventude do meu país,


Eu andei a brincar mais um pouco com o meu sistema, e descobri umas coisas bem interessantes que gostava de partilhar convosco ;)

Para começar, o meu sistema actual e estável:

San Diego 3700+ @ 3180MHz (Prommy cooled)
DFI NF4 SLI-DR (bios 6-18)
2x512 Gskill PC4800 LA (290MHz@2,5-3-3-5-1T@2,6v)
OCZ Powerstream 600W
X850 XT PE


Como todos sabemos, ter o Command Per Clock (CPC) a 1T influência bastante o desempenho da máquina. Quando digo bastante, digo à volta de 3~5% relativamente a ter esse timing a 2T.

Todos sabemos k ter o CPC a 2T torna o sistema mais estável.

Também, todos sabemos k os sistemas A64 kerem é MHz em cima do cpu, independemente dos timmings ou MHz das memórias.

O meu sistema com o CPC a 1T, consigo obter o overclock k mencionei acima.


O mais engraçado, é k bastou-me mudar o CPC para 2T para ter um boost quase inacreditável no overclock....

Com o CPC a 2T, consigo agora ter o cpu estável a 3300MHz, e as mems a 300MHz@2,5-3-3-5@2,6v

Sabendo à priori k a diferença entre ter o CPC a 1T ou a 2T é "apenas" 3~5%, compensa e MUITO mais meter o CPC a 2T e ir buscar mais 120MHZ no processador e 10MHz nas memorias :004: :004:


Isto tudo pa dizer o seguinte:
Experimentem o CPC@2T, comparem o overclock e digam se n compensa mais ter 2T ;)..ehehehe

No winchester k tive antes, notei apenas diferença no OC das memórias, mas n notei k influenciásse nada por aí além no cpu...mas neste san diego, a diferença é como da noite para o dia...


Entre ter 1T e o cpu a 3180MHZ, ou ter 2T e o cpu a 3300MHz....k se lixe o CPC@ 1T :009:



Abraços, e bom OC !!
 
Última edição:
Já tinha verificado isso quando tive a Asus!
Tanto que com varias alteraçoes no meu sistema actual e não consegui melhor resultados só por ter a 1T......
E tambem ganhava vários Mhz tanto no Cpu como nas memos, compensando largamente as perdas :D
 
essa por acaso já sabia :P ...

mas existem mais configs que te dao mais uns quantos mhz.. ficas é com muitos
mhz e com pouco desenpenho, e é sabido que nem sempre muitos mhz é sinonimo de
desenpenho...

se puderes faz uns testes no sandra e vê a diferença, nao deve ser muita.

hug'z
 
pois, mostra la aí uns testes, que compares:

- mesmo clock : 1T vs 2T
- Max clock possivel: 1T vs 2T

Para o pessoal ter uma melhor noção dos ganhos que se tem. É pq na sei se reparaste, os ganhos de clock (120Mhz), são 3,7% dos 3180Mhz que tinhas antes, será que compensam as perdas por passares pa 2T? Quero testes :)
 
bem ja fiz essa expeciencia e nao consigo mais overclock por causa de estar em 2t.
fiz uma pequena comparação enttre o 2t e 1t com o sistema a 255x10 e em 2t o memory bench do sandra caiu de 6900 para 5800.
 
Eu no meu sistema..se meto 1T..a board reenicia..e apita..e nada..só consigo utilizar a minha Dfi nforce 4 ultra.. a 2T..agora não sei se é das memórias ou não..Só consigo meter 1T no windows..e aguenta-se pouco tempo..mm a 200Fsb..
 
Eu com a DFI ainda ná experimentei só quando tinha a Asus e memos TCCD.
Com a DFI e com chips UTT não faço ideia, só experimentando.
Mas com a Asus e TCCD fica ela por ela sem dúvida!
 
gatohumano disse:
bem ja fiz essa expeciencia e nao consigo mais overclock por causa de estar em 2t.
fiz uma pequena comparação enttre o 2t e 1t com o sistema a 255x10 e em 2t o memory bench do sandra caiu de 6900 para 5800.


Mas a questao e que estas a fazer o bench a mesma frequencia de CPU se o CPU tiver mais alto (que infelizmente nao e o teu caso pois nao consegues mais overclock) irias ter sensivelmente a mesma performance
 
+ mhz nem sempre é mais performance...no meu AXP+NF2 n compensava os ganhos, aqui no A64 acho q tb...elas fazem 260 2-2-2-5 1T....ou 265 2-2-2-5 2T...logo n compensa...no cpu acho q n influencia...A64 3000+ 754 + DFI UT NF3 250Gb + 2x512 Winbound UTT here...
 
Elrond, mas ele refere ao CPU rev. E, ou seja Venice e San Diego

Vou experimentar isso :) Estou actualmente a 2475 (275 x 2) e as mens a 225 2-3-3-7 1T

EDIT: qualquer que seja as confs que eu meto, não da mais que os settings acima, alias o meu sistema dá-se melhor a 1T que a 2T :rolleyes:
 
Última edição:
Elrond disse:
+ mhz nem sempre é mais performance...no meu AXP+NF2 n compensava os ganhos, aqui no A64 acho q tb...elas fazem 260 2-2-2-5 1T....ou 265 2-2-2-5 2T...logo n compensa...no cpu acho q n influencia...A64 3000+ 754 + DFI UT NF3 250Gb + 2x512 Winbound UTT here...


A ideia n é ganhar frequencia na memória....como o controlador de memoeria esta "dentro" do cpu, ao se meter o CPC a 2T, pode ajudar a aumentar o overclock do PROCESSADOR.
As memórias é mais ou menos indiferente, pois a performance do SISTEMA depende basicamente do PROCESSADOR e n das memorias....isto no caso deste cpu's Rev. E
 
gatohumano disse:
sir lancelot,discordo amplamente da tua opinião,faz testes a 1t e depois a 2t e diz qualquercoisinha,usa o 3dmark2001


Eu talvez ainda n me tenha feito entender...

Eu disse k se consiguirem esperemer mais uns 100MHZ do vosso cpu, só por mudarem o CPC para 2T, vale a pena...
...por menos k isso, obviamente k nao...

Comparar 1T com 2T, com o cpu à mesma frequencia, é OBVIO que com o cpc a 1T tens mais performance...


É saido k ha alguns cpu's k esticam mais a 2T, pois diminui-seo stress no controlador dememoria integrado...



Espero ter dissipado TODAS as duvidas agora.... :x2:
 
concordo plenamente com a dica do SirLancelot...e como ele diz: se conseguirem mais 100mhz plo facto de mudarem de 1T para 2T, acaba por compensar.
 
Eu so pedi resultados concretos... o que me diz a mim que 100mhz compensa? Pode melhorar um pouco o processador, mas kkr aplicação pesada usa memória, portanto tb é sempre importante a memória. Vê ai resultados em jogos ou talvez no 3dmark.
 
Back
Topo