Dicas para baixar as temps do PC e conseguir melhores repostas!!!

Bem eu no meu caso as fans laterais axo k dao uma ajudinhapelo menos no meu caso se desligas as duas k tenho na tampa lateral tenho um acrescimo adicional na ordem dos 4 graus...
tambem depende de caixa pra caixa...
Eu na lateral tenho uma ao fundo da tampa (k suga o ar) e outra na direcçao do processador (k manda o ar pra fora)
Eu na minha modesta opiniao axo k é bom ter fans de lado...

Cumpz :004:
 
Bem eu no meu caso as fans laterais axo k dao uma ajudinhapelo menos no meu caso se desligas as duas k tenho na tampa lateral tenho um acrescimo adicional na ordem dos 4 graus...
tambem depende de caixa pra caixa...
Eu na lateral tenho uma ao fundo da tampa (k suga o ar) e outra na direcçao do processador (k manda o ar pra fora)
Eu na minha modesta opiniao axo k é bom ter fans de lado...

Cumpz :004:


não percebi isso do "suga o ar" e do "manda o ar para fora" desculpa, podes explicar melhor?

percebi que tens uma na fundo da caixa e outra na direcção do CPU na lateral, mas não percebi se são out ou in takes

cumps ;)
 
vou meter WC...... em julho faço anos e vou receber €€ suf. pa comprar WC ja a contar com o €€ do tuniq brevemente... dps so tenho k me preocupar com 2 ou 3 fans mais k isso ja nao é preciso digo eu...

sem tuniq fica 1 monte de espaço incrivel :zzz:
 
Respondendo ao darkbullet:

Na tampa da caixa tenho 3 espaços para meter fans... eu optei por por so 2 pelo simples facto de ao meter a outra nao haver nenhuma diminuiçao da temperatura...!
A ventoinha de cima na direcçao do processador esta a expelir o ar e a outra k esta mais em baixo da tampa esta a meter ar para a caixa...! (fan de cima out a de baixo in).

Cumpz :004:
 
Respondendo ao darkbullet:

Na tampa da caixa tenho 3 espaços para meter fans... eu optei por por so 2 pelo simples facto de ao meter a outra nao haver nenhuma diminuiçao da temperatura...!
A ventoinha de cima na direcçao do processador esta a expelir o ar e a outra k esta mais em baixo da tampa esta a meter ar para a caixa...! (fan de cima out a de baixo in).

Cumpz :004:

e que coler do CPU tens?

ja experimentas-t outras maneiras e essa é a k tens melhores resultados?

cumps ;)
 
Acho que para 16 anitos está bom,

mas, muito mal escrito, muito mal organizado e sobretudo muito mal explicado e documentado.

É de louvar a iniciativa mas convém documentar melhor.

Há quem tenha mais de 16 anos de experiencia a brincar aos coolers, logo à primeira opiniao negativa nao vale a pena dizer logo que sao bacoradas.

Espero que o pessoal que estudou termodinamica dê uma ajuda porque a ideia do tópico está muito boa.

cumps
 
e que coler do CPU tens?

ja experimentas-t outras maneiras e essa é a k tens melhores resultados?

cumps ;)

Neste momento tenho o de origem pk o zalman k tinha deixou de funcionar a toa depois de uma semana a funcionar... :'(

Relativamente ao posicionamento realmente as fans laterais dão uma grande ajuda pelo simples facto de estares a mandar ar na direcçao da board empurrando o calor libertado e faxendo circular melhor o ar... realmente o k eu noto no meu pc k não esta deveras bem é a fan (in) na frente axo k nao é a mais apropriada no meu entendimento axo k precisava de uma fan com bom fluxo, de preferencia uma fan com led axuis e bons fluxo(90 para cima) mas nao conheço nenhuma fan k com leds k meta 90 e tal metros cubicos pos hora...

Alguem conhece???
Cumpz :004:
 
Neste momento tenho o de origem pk o zalman k tinha deixou de funcionar a toa depois de uma semana a funcionar... :'(

Relativamente ao posicionamento realmente as fans laterais dão uma grande ajuda pelo simples facto de estares a mandar ar na direcçao da board empurrando o calor libertado e faxendo circular melhor o ar... realmente o k eu noto no meu pc k não esta deveras bem é a fan (in) na frente axo k nao é a mais apropriada no meu entendimento axo k precisava de uma fan com bom fluxo, de preferencia uma fan com led axuis e bons fluxo(90 para cima) mas nao conheço nenhuma fan k com leds k meta 90 e tal metros cubicos pos hora...

Alguem conhece???
Cumpz :004:


não conheço não, mas o k quis perguntar não foi isso, foi se já experimentas-t as fans noutras "configuraçoes", como dizes que tens 2 fans na lateral, uma in e outra out take se ja experimentas-t as 2 out, ou as duas in take por exemplo?
 
não conheço não, mas o k quis perguntar não foi isso, foi se já experimentas-t as fans noutras "configuraçoes", como dizes que tens 2 fans na lateral, uma in e outra out take se ja experimentas-t as 2 out, ou as duas in take por exemplo?

Sim já experimentei e a forma mais compensatoria e mesmo como tá... ja experimentei todas as formas possiveis e só assim consigo obter melhores resultados...

Cumps :004:
 
Última edição:
Por aqui uso WC, portanto sem falar no CPU:

1 fan frontal de 120mm, para o BI Extreme, a meter ar para dentro.

Uma fan de 80mm, no painel acrílico, a meter ar fresco, para os componentes mais criticos: gráfica, South e Northbridge...

Por debaixo da fonte, 2 fans de 80mm, a extrair ar quente, bem como a própia fonte...

Dou muita importância a ventoinha de 80mm a meter ar para os ramsinks da gráfica e South/Northbridge...

Claro, a fan frontal de 120mm, é um monstro, e trata do resto...

Nesta equação, não tenho painel lateral direito metido, pelo que o ar sai normalmente.....

Resumindo e concluindo:

Gráfica, North/South e até memórias, devem ter fluxos externos directos, ou seja ventoinhas a injectar ar fresco ( externo por defeito ) directamente para eles. )
Isto independentemente dos outros fluxos internos...

É o que uso por aqui já a uns anitos....

Claro, OC puro e duro no limite.:004:
 
uma duvida quiça idiota e ingénua.
O que fazer quando se esgotam os "pinos" para ligar as ventoinhas?
Eu tenho 3, uma frontal, uma no topo e uma traseira.
Frontal a puxar e as outras a extrair.
Queria meter mais 1/2, mas ja nao tenho onde as ligar.
 
uma duvida quiça idiota e ingénua.
O que fazer quando se esgotam os "pinos" para ligar as ventoinhas?
Eu tenho 3, uma frontal, uma no topo e uma traseira.
Frontal a puxar e as outras a extrair.
Queria meter mais 1/2, mas ja nao tenho onde as ligar.

existem uns adaptadores molex->3 pin, alias se as fans forem de alta perfomance tipo as tornado é recomendavel usar adptadores desses, e nao ligar á board directamente, senao podes queimar a ligação na board e sabe-se lá se mais alguma coisa

o meu cpu só baixa dos 35ºC em idle em dias menos quentes(temp ambiente cerca de 20ºC ou menos)
em relaçao à discussão do topico e tb para responder ao atlante, n tenho nada a acrescentar; é usar as dicas aqui apresentadas e testar qual a melhor config para cada caso especifico

eu tenho uma caixa relativamente pequena(superflower) mas sobrepopulada(vejam o my system e acrescentem + 3 fans de 80mm e 1 de 120mm) e nao é dificil perceber que nem sequer consigo chegar ao jumper do clear cmos :lol:

mas com as ventoinhas de caixa(2 de 80mm a fazer intake à frente, 1 de 80mm em cima a fazer outake e e de 120mm atras a fazer outake), mais as fans da grafica(80mm), tuniq(120mm) e fonte(140mm) consigo ter temps bem jeitosas mesmo no verao tendo em conta o sistema q é

as fans ajustaveis tenho-as sempre em high agora no verao, mas se o pc tiver em idle e as puser em low o delta de temp sente-se pouco(em full logicamente sente-se mais)
 
Última edição:
Neste momento tenho o de origem pk o zalman k tinha deixou de funcionar a toa depois de uma semana a funcionar... :'(

Relativamente ao posicionamento realmente as fans laterais dão uma grande ajuda pelo simples facto de estares a mandar ar na direcçao da board empurrando o calor libertado e faxendo circular melhor o ar... realmente o k eu noto no meu pc k não esta deveras bem é a fan (in) na frente axo k nao é a mais apropriada no meu entendimento axo k precisava de uma fan com bom fluxo, de preferencia uma fan com led axuis e bons fluxo(90 para cima) mas nao conheço nenhuma fan k com leds k meta 90 e tal metros cubicos pos hora...

Alguem conhece???
Cumpz :004:


Concordo ctg sobre as fans laterais, eu comprei 1 Nox coolbay 25 , akela caix com 1 fan de 250mm na lateral, pela logica do darkbullet , essa enorme fan ke é intake estragaria o fluxo do ar dentro da caixa , mas ... acontece o contrario, sem essa fan ligada , a temp da board sobe de 28º para 38º!!! a grafica de 43º - 48º idle, em full load 60º - 70º!!! cpu 21º-30º idle , 40º- 51º load e com certeza arrefece bem as mems também. Esta fan de 250mm é tao grande ke, cobre kuase toda a area da board e arrefece cpu , grafica , mems ,etc.

Isto acontece , poix a fan manda todo o ar frio para cima dos componentes do pc e estes arrefecendo mais rapido , libertam o calor para cima onde a fan de 140 mm da lc power e 1 de 120 atras fazem o trbalho de tirar todo ar quente dentro da caixa. Tambem tenho 1 de 120mm a frente intake ,mas não em baixo, esta + - no centro da caixa ao nivel do ac freezer 7 pro , para ajudar tambem este a arrefecer + poix o ar frio , é sugado pela fan do freezer e assim arrefece tambem 1 pouko + se a colocar em baixo na caixa o cpu sobe dos 21º - 25º, e tenho o disco por baixo da fan , assim o calor sobe e tambem é empurado por esta passando pelo freezer e saindo pela fonte e por trás. Pelo menos para a minha caixa, esta é a melhor forma de ter temps + baixas, agora se a circulaçao do ar , e colocaçao das fans não é a melhor , isso não me interessa minimamente, interessa é baixar as temps a makina.

Agora em kualker caixa de certeza ke com 1 fan lateral intake ,de preferencia grande , as temps vão baixar e muito e não é preciso perder muito tempo em ver formas de ter a melhor circulaçao de ar , colocaçao das fans etc etc...

Cumps...
 
Última edição:
comprei pc ha uma semana e optei por uma thermaltake armor para alem de ser uma caixa bonita penso ser boa em termos de refrigeraçao



cooling_04.gif
cooling_03.gif
cooling_01.gif
cooling_02.gif
cooling_all.jpg

widow-fx-sli-left-front-big.jpg
 
Back
Topo