Dicas para entrevista de estágio - Engenharia Informática

Boas, estou a terminar a minha licenciatura em Engenharia Informática e tenho amanhã a minha primeira entrevista de estágio curricular? Que dicas me podem dar?

A entrevista é para que área de engenharia informática ?
Vai ser uma entrevista técnica ou apenas uma primeira conversa ?

No geral, com base na minha experiência, aquela primeira conversa (não técnica) com recrutadores tem sido algo do género:
- O recrutador costuma apresentar-se a si e à empresa
- Falas sobre o teu percurso educativo e profissional
- Falar um pouco em inglês para conseguirem perceber o nível de inglês
- Apesar de não ser comum, algumas empresas acabam por fazer algumas perguntas do género: "O que é para ti trabalhar em equipa?", "Qualidades / defeitos enquanto profissional" etc ..
- Salário esperado

Conselhos que te posso dar: acima de tudo descontração e demonstrar motivação.
Penso que a primeira conversa, seja muito para perceber as tuas capacidades, soft skills e vontade de agarrar a oportunidade.
"Vende-te" da melhor forma possível, caso seja algo que queres mesmo :)
 
A entrevista é para que área de engenharia informática ?
Vai ser uma entrevista técnica ou apenas uma primeira conversa ?

No geral, com base na minha experiência, aquela primeira conversa (não técnica) com recrutadores tem sido algo do género:
- O recrutador costuma apresentar-se a si e à empresa
- Falas sobre o teu percurso educativo e profissional
- Falar um pouco em inglês para conseguirem perceber o nível de inglês
- Apesar de não ser comum, algumas empresas acabam por fazer algumas perguntas do género: "O que é para ti trabalhar em equipa?", "Qualidades / defeitos enquanto profissional" etc ..
- Salário esperado

Conselhos que te posso dar: acima de tudo descontração e demonstrar motivação.
Penso que a primeira conversa, seja muito para perceber as tuas capacidades, soft skills e vontade de agarrar a oportunidade.
"Vende-te" da melhor forma possível, caso seja algo que queres mesmo :)
Essa primeira conversa já tive. Não sei é se me irão pedir para implementar algo, porque posso empancar ou então nao ter o IDe instalado
 
Essa primeira conversa já tive. Não sei é se me irão pedir para implementar algo, porque posso empancar ou então nao ter o IDe instalado

Cálculo então que seja para área da programação, certo ?
Se assim for, provavelmente vão pedir-te para responderes a algumas perguntas e resolveres algum exercício prático.

Por norma esses exercícios, ou são feitos em plataforma online (browser) ou no teu próprio IDE.
Pelo sim, pelo não, convém teres um IDE instalado para a linguagem de programação à qual te estás a candidatar :)

Quando ao empacar, é normal (seja pela falta de experiência, seja pela "pressão" de estares a ser avaliado). O ideal será, se necessário, falares com o entrevistador e explicares o teu raciocínio, por norma dão sempre um empurrãozinho, e, para além disso podes sempre utilizar o google (pelo menos a mim sempre me puseram à vontade nesse sentido)
 
Cálculo então que seja para área da programação, certo ?
Se assim for, provavelmente vão pedir-te para responderes a algumas perguntas e resolveres algum exercício prático.

Por norma esses exercícios, ou são feitos em plataforma online (browser) ou no teu próprio IDE.
Pelo sim, pelo não, convém teres um IDE instalado para a linguagem de programação à qual te estás a candidatar :)

Não tem linguagem específica. Basicamente, pediram-me para ordenar por preferencia 4 projetos, .Net, React,Android, e iOS
 
Não tem linguagem específica. Basicamente, pediram-me para ordenar por preferencia 4 projetos, .Net, React,Android, e iOS

Nesse caso, não te sei responder ao certo. Mas cálculo que se houver um exercício seja numa plataforma online e talvez te peçam para resolver algo mais relacionado com algoritmos ou assim. Não faço mesmo ideia, quando me candidato, por norma, é sempre para uma linguagem específica. Mas acima de tudo, vai descontraído, és junior e eles não estão à espera que saibas tudo. Não tenhas problemas em pedir-lhes ajuda, é isso que vai acontecer num ambiente normal de trabalho e provavelmente é isso que eles também vão avaliar :)
 
plataforma online?

na entrevista onde fiz um teste técnico foi um caso de recursão dentro de uma arraylist em que cada index tinha outra arraylist e assim sucessivamente ou algo do género e foi feito À pata com papel e caneta :biglaugh:
 
Back
Topo