Diferentes valores de latência (CAS Latency)

birinight

Membro
Olá a todos.

Bem sei que quando compramos memória, devemos ter em conta os timings das mesmas para assegurar a estabilidade do sistema. De preferência até devemos comprar memória da mesma marca se possível.

Ora, na realidade isso nem sempre é possível para mim, e por vezes deparo-me com módulos de memória que têm timings diferentes.

Isso acontece com um sistema que possuo em que tenho 2 módulos de memória diferentes.

Ambas as memórias são PC3200(200/400MHz) mas acontece que têm um CAS-Latency diferente.


No Slot 1 tenho um modulo de memoria de linha branca.
Código:
[FONT=Courier New]Tamanho:      512 Mbytes

Frequêcias:       200MHz
[COLOR=DarkOrange][COLOR=Yellow]CAS Latency:[/COLOR]         2.5[/COLOR]
RAS par CAS:           3
RAS precharge:         3
tRAS:                  8
Voltagem:          2.5 V[/FONT]
No slot 2 tenho um modulo de memória da marca Kingston com as seguintes especificações:
Código:
[FONT=Courier New]Tamanho:   256 Mbytes
[/FONT][FONT=Courier New]
Frequêcias:    133MHz,     166MHz,     200MHz
[COLOR=Yellow]CAS Latency:[/COLOR]      2.5,        3.0,        [COLOR=DarkOrange]3.0[/COLOR]
RAS par CAS:        2,          3,          3
RAS precharge:      2,          3,          3
tRAS:               6,          7,          8
Voltagem:       2.5 V,      2.5 V,      2.5 V[/FONT]
Como podem ver a 200MHz os módulos têm valores diferentes de Latência.
2.5 para o módulo de linha branca, e 3.0 para o módulo Kingston.

Na Bios escolhi 2.5 de latência por a memória Kingston também suportar esta latência a diferentes velocidades, mas sinceramente não faço ideia se a minha escolha é a mais correcta.

A verdade é que por vezes(raras vezes) o sistema cracha, tanto no windows como no linux, e acredito que tenho ambos os sistemas bem configurados, com os drivers correctamente instalados. O resto da Bios está também bem configurada, o que me leva a pensar que o sistema cracha devido a esta diferença de latência.

Como realmente não sei se deva escolher 2.5 ou 3.0 peço que alquêm que esteja familiarizado com este assunto me ajude.
 
dificilmente essa kingston vai fazer CAS 2,5 a 200

corre um memtest e verifica se tens erros

se tiveres tenta colocar CL3 e provavelmente desaparecem os crashes
 
Back
Topo