Dificuldade de adesão a outro ISP <> PT

bruno_bfb

Membro
Caríssimos.

Em 2005 adquiri uma casa e nessa altura a minha intenção era aderir a um serviço ADSL de um qualquer ISP que não a PT, visto que os preços praticados eram mais baixos.

Tentei a então Tele2, ONI, Clix, etc., mas nunca consegui ter os respectivos serviços, pois diziam-me sempre que a PT impossibilitava a activação do serviço por motivos de ordem técnica. Que havia uma incompatibilidade entre um serviço PT da minha linha telefónica e o serviço de banda larga.

Assim, tive que aderir contrariado ao SAPO ADSL, pois era o único que me permitia ter um serviço de Internet em casa.

Actualmente continuo com o serviço SAPO VOIP, com o qual estou muito insatisfeito, pois muitas vezes vai abaixo, ficando sem a possibilidade de receber chamadas telefónicas ou mesmo poder fazê-las.

Em Outubro do ano passado tentei aderir ao serviço ADSL da Vodafone e o processo de adesão já estava na fase final, quando recebo a seguinte carta da Vodafone, na qual dizem que não é possível concluir o fornecimento do seu serviço.

Solicitava a leitura da mesma para que me pudessem ajudar sobre os termos técnicos da mesma.

Como solução acham melhor cancelar primeiro o serviço da PT e começar tudo do zero, pedindo a instalação do serviço ADSL da Clix ou Vodafone de raiz, ou acham que devo continuar com o serviço SAPO, tentando de novo a adesão a outro ISP?

Obrigado e cumprimentos.

Conteúdo da carta:
"No seguimento da activação do serviço Vodafone Duplex , informamos que de acordo com a informação facultada pela Portugal Telecom, não nos será possível dar seguimento a este processo.

Apesar de inicialmente dispormos da informação que se encontrava numa zona Vodafone ADSL, foi-nos posteriormente transmitido pela PT que a central que serve a morada onde pretendiam instalar este serviço ainda não tem cobertura ADSL, nem dispomos de uma previsão.

Uma vez que os habitantes estão distribuídos por zonas e cada uma destas está associada a uma Central da PT, para ser possível usufruir do nosso serviço Duplex ADSL, a nossa empresa tem de já ter instalado ou, brevemente, prever a instalação de uma máquina dentro da Central a que está agregada a sua zona.

No entanto, como não dispomos da planificação e da disponibilidade existente em cada Central, nem temos a possibilidade de gestão, os pedidos de subscrição dão seguimento na Vodafone e, em simultâneo, são enviados para a PT Comunicações para uma avaliação rigorosa da viabilidade de colocarmos em prática a activação do nosso serviço em sua casa.

O que aconteceu no seu caso concreto foi que, passado algum tempo, a PT Comunicações certificou-nos de que a Central a agregar a linha era uma outra que não a mais próxima da sua zona. E esta outra Central, não se encontra devidamente equipada para disponibilizarmos o nosso serviço.

Embora se encontre numa zona com cobertura Vodafone, a PT não permite a sua transferência por estar associado a uma Unidade Remota. Trata-se de uma estação entre a Central telefónica da PT e as instalações do cliente, que não permite a desagregação da linha telefónica. Tipicamente as Unidades Remotas podem ser identificadas por se tratarem de uma caixa rectangular, fisicamente instaladas nos passeios, que contém a inscrição PT/Telecom."
 
Embora se encontre numa zona com cobertura Vodafone, a PT não permite a sua transferência por estar associado a uma Unidade Remota. Trata-se de uma estação entre a Central telefónica da PT e as instalações do cliente, que não permite a desagregação da linha telefónica. Tipicamente as Unidades Remotas podem ser identificadas por se tratarem de uma caixa rectangular, fisicamente instaladas nos passeios, que contém a inscrição PT/Telecom."


O teu problema está sublinhado.

No âmbito do Serviço Universal que a PT é obrigada a oferecer, instalou uma central remota, de forma a permitir que tu e as pessoas da tua zona possam ter serviço ADSL. Caso contrário, não terias ADSL, nem da PT, nem de ninguém.
Estas centrais remotas não podem ser desagregadas.

O que podes fazer é reclamar que o serviço prestado pela PT não tem qualidade suficiente, e deverás reclamar enquanto tal ocorrer.
 
O que podes fazer é reclamar que o serviço prestado pela PT não tem qualidade suficiente, e deverás reclamar enquanto tal ocorrer.

Desculpa a minha ignorância em relação a este assunto, mas se reclamar o que eles podem fazer? Mudam-me para a Central? Devo pedir isso? Estou associado a uma Unidade Remota e os outros ISP nunca me conseguiram instalar o serviço deles. Será por estar numa Unidade Remota?
 
O teu problema está sublinhado.

No âmbito do Serviço Universal que a PT é obrigada a oferecer, instalou uma central remota, de forma a permitir que tu e as pessoas da tua zona possam ter serviço ADSL. Caso contrário, não terias ADSL, nem da PT, nem de ninguém.
Estas centrais remotas não podem ser desagregadas.

O que podes fazer é reclamar que o serviço prestado pela PT não tem qualidade suficiente, e deverás reclamar enquanto tal ocorrer.
Mas essas unidades não fazem parte do wholesale? A Vodafone se quiser pode arrendar a unidade... mas nao lhe compensa.
 
Se pedires a outro ISP que não a PT vais ser ligado a uma central a km de distância de tua casa (provavelmente, claro). As remotas, os ditos armários de rua, são apenas para uso da PT porque eles assim o entenderam.
 
Mas se eles alegam que tu estás dentro de uma zona com cobertura da vodafone é porque provavelmente a central pode estar perto de ti. Fala com a vodafone e pode ser que te esclarecam a situação
 
Se pedires a outro ISP que não a PT vais ser ligado a uma central a km de distância de tua casa (provavelmente, claro). As remotas, os ditos armários de rua, são apenas para uso da PT porque eles assim o entenderam.
Mas segundo sei (corrijam-me se estiver enganado), a Vodafone não tem nenhuma central telefónica. Só a PT e a Clix. Se pedir a instalação do serviço da Vodafone eles não terão que falar à mesma com a PT? Não terão que usar a central deles? Se assim for a PT vai-me dizer que estou numa Unidade Remota... bla bla bla... a história que já sabemos! :sad:
 
As centrais são todas da PT. Segundo sei, as centrais remotas são, como foi referido na carta, uma "caixa" que se encontra entre a central e a casa do cliente. Isto deve-se, possivelmente, porque a central está longe da casa do cliente, e dessa forma, a central remota permite que os utilizadores tenham um serviço de maior qualidade. Mas aí é que tá o problema, enquanto que as centrais normais são da PT e podem ser alugadas pelos outros ISPs, as centrais remotas são exclusivas da PT, ou seja, quem tá ligado a essas centrais, como é o teu caso, só pode ter um serviço da PT...

O que podes fazer é aderir À Vodafone, que tá a oferecer a instalação de uma nova linha telefónica, eles instalam a linha na central e poderás ter o serviço (penso que possa ser feito)...
No entanto, se a PT colocou uma central remota, é porque a Central principal está longe, e logo o teu serviço de ADSL não será grande coisa, digo eu...

Cumps
 
(...)
O que podes fazer é aderir À Vodafone, que tá a oferecer a instalação de uma nova linha telefónica, eles instalam a linha na central e poderás ter o serviço (penso que possa ser feito)...
(...)

É negativo, infelizmente. Se a tua zona for coberta pela central remota PT, eles (PT) recusam-se a instalar-te a linha a partir de uma central diferente. É o que me acontece, dai não poder ter MEO nem CLIX e nem VODAFONE.

Para a PT é como se estivéssemos numa zona exclusiva deles.

Cumprimentos
 
Última edição:
As remotas são exclusivas da PT. Meteram-nas lá para melhorar as velocidades de acessos dos seus clientes, não dos outros.

Não deixa de ser irônico,estares numa zona vodafone e.. afinal é como se não estivesses em zona nenhuma,e no fim a culpa até parece da pt,pelo menos nas respostas que dão tentam fazer crer isso mesmo.
 
Back
Topo