Dificuldades e limitações na linha ADSL

Palmiere

Power Member
Viva,


Pelo que tenho visto por aí, há muitos clientes dos ISPs ADSL, que desejariam ter as velocidades anunciadas e que, no entanto, nem todos chegam lá.



Dizem-nos que o problema é, fundamentalmente, a distancia á central e que é impossivel ter maior largura de banda.

Existe alguma forma não muito dispendiosa (por parte dos provedores de internet ) de melhorar a velocidade da net sem ter de se montar uma nova central ?

De que se trata uma "central" é só uma caixa ou trata-se de algum edificio ?

Outra pergunta é, se esse problema de velocidades também afectam a netcabo, qualquer cliente que esteja numa área da tvcabo pode ter acesso a uma velocidade de 30Mb ?





Neste momento tenho Sapo ADSL, nao tenho a velocidade acordada e pago como " gente grande ".
Quando reclamo dizem-me que a minha linha não aguenta e que não se pode fazer nada, como se pagar por um serviço que não se tem fosse a coisa mais natural do mundo...

É como ir a um restaurante fino e pagar bem por uma comida podre e bolorenta.

Aposto que muita gente se encontra na mesma situação que eu.



Cumprimentos.
 
Boas,

Sim, o que mais há é pessoal com esse problema tipico das linhas da PT...
Nada como "bombardea-los" com mails diarios, a reclamar da situação , e caso nao resulte, opta-se pelo "plano B" que é nada mais do que ameaça-los que mudamos de ISP caso não seja tomada nenhuma acção por parte deles...
Eu pagava 34€ e tal ( ja nao me lembro ao certo) por 4mb, e agora pago 22€ tráfego nacional ilimitado,internacional 50gb, sem factura electronica, e por sinal hoje até tou com a net a bombar bem...:D

E já ouvi falar em valores (€)mais baixos !!! À que reclamar, porque caso contrário eles não se preocupam minimamente com a situação dos clientes...

Cumps
 
Li umas coisas que existe uns novos mediaDSLAMs para ADSL2+ e VDSL2 com tecnologia para ir ate aos 4 a 5kms sem perder muito sinal ou seja atingir velocidades maximas mesmo a 4-5 kms da central , tb li que PT e a Clix estao a pensar meter isso agora em 2008 , mas sabes como eh .. se tao ganhar tanto $$ agora assim para que gastar e investir $$ se nao ah concorrencia com essa tecnologia ?? ate algum ISP investir a serio nisso , duvido que PT avance ... Welcome to Portugal!!
 
Se fosse a vcs pesquisava mais um pouco sobre o que é a transmissão ADSL e quais as variaveis...

Querem mais velocidade? Comprem uma casa mais proxima da central.
 
n é bem assim!! Va la.. A pessoa compra uma linha com X de velocidade! E não e por morar longe da central que se comprar linha que suporte ate 50Mb k vou andar a sacar a 512Kb.. Fogo! Isso é uma chulisse de todo tamanho!!

Eu tou discontente com o meu ISP e ate moro perto duma central (pelo menos é o que diz no site) e mesmo assim a minha net das 18 as 23 esta miseravelmente lenta
 
Dizem-nos que o problema é, fundamentalmente, a distancia á central e que é impossivel ter maior largura de banda.

Correcto neste momento o que acontece é que a partir dos 3Km de distancia da central e dependendo acima de tudo da qualidade da linha começar a haver um aumento de tal forma no ruido e atenuação que é neste momento impossivel garantir um melhor serviço.

Contudo existem já soluções para este problema nomeadamente um algoritmo criado que serve para criar um sinal com uma modulação diferente que "resiste" a estas alterações abruptas de ruido/atenuação contudo o mesmo ainda se encontra em estudo.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/228202.html

Ou então:

http://www.webtuga.com/forum/archive/pt-quer-garantir-fibra-ptica-em-casa-dos-clientes-7158.htm

Existe alguma forma não muito dispendiosa (por parte dos provedores de internet ) de melhorar a velocidade da net sem ter de se montar uma nova central ?

Alteração de toda a estrutura de cobre, ou criação de mini-DSLAM's ou se preferires centrais remotas, de forma a diminuir a distancia entre a central e a residencia do cliente(ja utilizado em algumas zonas pela PT)

De que se trata uma "central" é só uma caixa ou trata-se de algum edificio ?

Uma central propriamente dita nada mais é que um edificio onde estão alojados varias dezenas/centenas de DSLAM's e claro meia duzia de tecnicos.

O que é um DSLAM?
Qual o aspecto de um DSLAM?

Pode ser assim
Ou assim

Entre outros...

Outra pergunta é, se esse problema de velocidades também afectam a netcabo, qualquer cliente que esteja numa área da tvcabo pode ter acesso a uma velocidade de 30Mb ?

Não afecta a netcabo porque enquanto o ADSL usa a tecnologia de Cobre da central até á residencia do cliente, a netcabo e outros ISP's de serviço por cabo usam uma estrutura de Fibra Optica até ao PD(ponto de distribuição) e do PD até a casa do cliente usam Cabo coaxial, o que caso não tenha sido danificado não tem perda de sinal, nem Ruido, nem atenuação.

E se tiver sido danificado uma vez que a TVcabo é a unica detentora da estrutura arranja a mesma na "hora".




Basicamente é isto
 
Última edição:
n é bem assim!! Va la.. A pessoa compra uma linha com X de velocidade! E não e por morar longe da central que se comprar linha que suporte ate 50Mb k vou andar a sacar a 512Kb.. Fogo! Isso é uma chulisse de todo tamanho!!

Eu tou discontente com o meu ISP e ate moro perto duma central (pelo menos é o que diz no site) e mesmo assim a minha net das 18 as 23 esta miseravelmente lenta


como é que vejo e como é que sei a distancia da minha casa ate a central?


cumpr
 
como é que vejo e como é que sei a distancia da minha casa ate a central?


cumpr

Eu nao sei a distancia ao certo, mas eles dizem que tem uma central na meadela e Santa Marta, eu moro na meadela e é relativamente pequena, porisso devia ter uma ligação rapida..o que não é o caso.. :S
 
Querem mais velocidade? Comprem uma casa mais proxima da central.

Essa é a mais típica resposta de um trabalhador de uma má empresa. :rolleyes:

A casa não mudou de sítio, a central continua exactamente no mesmo sítio, os cabos são exactamente os mesmos, mas o cliente foi forçado a sincronizar a uma velocidade mais baixa do que aquela que vinha mantendo. Já me aconteceu, infelizmente.

Limitações tecnológicas? Pois... interferências do escape das renas do Pai Natal (para quem ainda acredita, claro).
 
Essa é a mais típica resposta de um trabalhador de uma má empresa. :rolleyes:

A casa não mudou de sítio, a central continua exactamente no mesmo sítio, os cabos são exactamente os mesmos, mas o cliente foi forçado a sincronizar a uma velocidade mais baixa do que aquela que vinha mantendo. Já me aconteceu, infelizmente.

Limitações tecnológicas? Pois... interferências do escape das renas do Pai Natal (para quem ainda acredita, claro).

Sem querer ofender, essa é a logica da batata.

E não creio que haja um trabalhador do callcenter de qualquer empresa pelo menos que tenha conhecimento que responda assim.

é verdade que a central nao se move e é no mesmo sitio. é verdade que a linha é a mesma, mas tambem e verdade que chove no inverno, existe bastante rajadas de vento, e em alguns casos até cai granizo.

Basta o bacano que esteve a coloca/arranjar a linha nao ter tido paciencia e em vez de esticar e agarrar bem o cabo ao poste colocar aquilo ás 3 pancadas que com estas condições acima descritas acontecem sempre "desgraças".

De qualquer das formas o consumidor nao tem culpa, e os ISP's que alugam a linha á PT tambem nao.

Mas conheço casos em que eles sabem perfeitamente que a linha e uma maravilha mas por mais 30€ no bolso ao final do mes fecham os olhos.

Alem de que os ISP's nao ganham pela mensalidade do serviço, ganham pelas chamadas feitas para o callcenter de apoio, entao o Clix deve ser o que mais enche os bolsos, tem um bacano que estar sempre entre 15 a 30 minutos á espera! :005:
 
Back
Topo