Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

O que eu quis dizer foi arranjar literalmente outra fonte de vídeo, não outro VCR! Algo que tenha saída de vídeo composto servirá plenamente. Até pode ser a box do operador de TV/internet.
Há várias soluções, desistir é que não deverá ser uma delas :beerchug:
 
Pois, isso não é normal acontecer. Está visto que o problema está na pen já que da fonte de vídeo não é e do software também não. Podes ainda experimentar noutro computador apenas para tirar todas as hipóteses.
O programa que veio com a pen diz ser compatível com Windows 10? Pergunto isto porque parece que algumas pen's trazem programas antigos.
 
Pois, isso não é normal acontecer. Está visto que o problema está na pen já que da fonte de vídeo não é e do software também não. Podes ainda experimentar noutro computador apenas para tirar todas as hipóteses.
O programa que veio com a pen diz ser compatível com Windows 10? Pergunto isto porque parece que algumas pen's trazem programas antigos.

Já experimentei em 3 pcs com windows 10. Sim diz que é compatível, no entanto em algumas pesquisas encontrei vários relatos de problemas no windows 10 mas nenhum similar ao meu.
Próximo passo: testar com windows 8 ou 7.
 
Ok, vale a pena experimentar. Contudo, se ainda for possível, seria de considerar devolver essa pen já que não está a funcionar como esperado no Win10, sendo este um SO que é dito no anúncio/programa que é compatível.
 
Ok, vale a pena experimentar. Contudo, se ainda for possível, seria de considerar devolver essa pen já que não está a funcionar como esperado no Win10, sendo este um SO que é dito no anúncio/programa que é compatível.

@pumabr acabei instalar o windows 7 num outro pc e confirma-se que o problema não acontece. Não sei se será mesmo do SO ou dos drivers da placa gráfica que me foram instalados com o windows 7, mas creio que é mesmo da versão do SO, o que é certo é que assim resolve o problema. Vou ficar com a placa (já foi comprada há 1 ano atrás).
Se quiseres depois deixo aqui um exemplo de como fica o vídeo com esta placa.
Muito Obrigado pela ajuda! :)
 
Realmente podia ser problema dos drivers. Há programas de transferência de vídeos para o computador, alguns que vinham com algumas câmaras de filmar digitais (MiniDV, Digital8, etc.) que só funcionavam com versões anteriores do Windows, como o XP e o Vista. Esse suporte dedicado à transferência de áudio e vídeo proveniente de cassetes parece estar a ser retirado do Windows a pouco e pouco. Mas pronto, o que interessa é que o problema com a pen está resolvido e ficou aqui descrita a tua experiência e solução! :beerchug:
 
Pessoal, tenho algumas cassetes vhs em casa, gravacoes de criança, mas estao com bolor. Ha alguma casa na zona do porto ou aveiro que digitalize cassetes neste estado? Inclusive 1 ou 2 delas estao encravadas, será que é recuperavel?

Infelizmente tambem foram misturadas com gravacoes comerciais de videos da tv que nao tenho interesse em manter, será que se as passar no vhs so para ver se sao as que quero vai danificar irreversivelmente a fita?
 
As cassetes com bolor têm de ser limpas antes de serem postas num leitor de cassetes, e por dois motivos: pode danificar a fita e pode sujar ou mesmo danificar as cabeças do leitor de VHS.
Por vezes o bolor cola a fita entre as diversas "camadas" já que a fita é enrolada sobre si mesma. Esses pontos de adesão podem levar à ruptura da fita quando esta estiver a ser desenrolada pelo leitor VHS e aí perde-se para sempre o vídeo presente nesse ponto da fita. Além disso há dois tipos de contaminação por bolores: um que coloniza a fita na lateral (o menos agressivo) e outro que coloniza a fita literalmente na sua superfície. O primeiro pode ser limpo de forma fácil com um equipamento apropriado para tal. Já o segundo tem de ser limpo com produtos químicos apropriados para esse efeito, e leva muito mais tempo a ser feito. Se essa limpeza não for bem feita, poderá danificar a fita de forma irreversível. Além disso, se uma fita tiver apenas uma parte contaminada com fungos na superfície, colocar essa cassete num leitor VHS poderá fazer com que essa "sujeira" passe por arrasto para uma parte muito maior da fita.
Resumindo, o ideal para quem tem fitas com bolor é entregar a alguém que saiba realmente como recuperar a mesma, ou então aventurar-se nessa tarefa mas sabendo o que está a fazer. Os bons técnicos normalmente digitalizam as cassetes do início ao fim e depois fazem edição para entregar ao cliente apenas os conteúdos que forem desejados por ele.
Cassetes encravadas normalmente ficam assim devido a problemas na caixa ou no mecanismo interno das cassetes, mas normalmente isso é facilmente resolvido com a troca dessa caixa.
 
Boas! Estou a tentar digitalizar cassetes de Video 8 e de MiniDV, antes que se degradem de vez... Tenho um computador de ~2005 com placa de captura analógica e entrada firewire, portanto no que toca a isso estou arranjado. O problema é mesmo equipamento para ler as cassetes!

A câmara de MiniDV funciona bem. Já estive a testar e consigo reproduzir as cassetes, agora só resta ligar ao PC e copiar por firewire. O problema é as de Video 8! A câmara (que já há-de ter uns 30 anos...) não funciona. Já falei com amigos e tudo mas ninguém tem uma câmara dessas que funcione e que me empreste :)

O que fazer? Já estive a ver equipamento dedicado para reproduzir Video 8 com output digital, mas vai para 800 euros no ebay! Demasiado caro. Qual é a vossa sugestão? Comprar uma câmara de Video 8 na net? Há algum sítio que alugue? Eu em 2 ou 3 dias chegava-me para digitalizar tudo o que tenho.

Obrigado e excelente tópico!
 
Que equipamento é esse que lê cassetes Video8 e tem saída digital? O sinal gravado nas cassetes Video8 é analógico. Há de facto câmaras do formato Digital8 que lêem cassetes gravadas no formato Video8 mas a saída do sinal é feito nesses casos apenas pelas saídas analógicas. A saída digital apenas é ativada quando esta reproduz cassetes gravadas em Digital8.
No OLX costuma ter câmaras Video8 ou Hi8 e que serão apropriadas para o que precisa. Só terá de ligar as suas saídas analógicas nas entradas analógicas da placa de captura que tem no computador. A questão será conseguir uma câmara que realmente funcione. O que não falta por aí é gente a tentar vender equipamento antigo dizendo que funciona, ou melhor, funcionava da última vez que usaram a câmara...há 10-20 anos atrás.
 
Sim, é um de gama profissional e por isso o preço pedido. Na minha opinião não vale a pena investir tanto num equipamento desses para digitalizar apenas algumas cassetes. A qualidade de imagem obtida não será melhor do que utilizando uma boa câmara Hi8. Aliás, os equipamentos topo de gama da série de consumo "normal" muitas vezes partilham os mesmos componentes e circuitos dos equipamentos profissionais. Por isso são também chamados de gama prosumer.
Também não encontrei numa vista rápida qualquer informação de que esse equipamento convertia o sinal analógica gravado nas cassetes para digital a fim de enviar pela saída FireWire.
 
Alguém sabe onde encontrar cassetes de limpeza das cabeças de leitura? Tipo "Sony V8-25CLD"? Ou em alternativa, outra maneira (segura) de as limpar. Tentei reproduzir algumas cassetes e parece-me muito granulado, não sei se será das cassetes em si ou da cabeça de leitura da máquina.
 
Cassetes de limpeza praticamente só se encontra online, como no eBay, ou em alguma loja que em tempos vendeu esse tipo de material. Claro que não vai ser numa ***** ou Worten, estou a falar daquelas lojas pequenas quase familiares. Isto se ainda não fizeram uma limpeza total desse tipo de material.
No formato MiniDV o que indica na maior parte das vezes que as cabeças estão sujas é a ausência total de imagem ou então esta aparecer com um grande pixalizado. Por vezes também acontece da imagem aparecer apenas numas faixas alternadas com outras em que não há imagem ou há partes de um frame parado.
 
Cassetes de limpeza praticamente só se encontra online, como no eBay, ou em alguma loja que em tempos vendeu esse tipo de material. Claro que não vai ser numa ***** ou Worten, estou a falar daquelas lojas pequenas quase familiares. Isto se ainda não fizeram uma limpeza total desse tipo de material.
No formato MiniDV o que indica na maior parte das vezes que as cabeças estão sujas é a ausência total de imagem ou então esta aparecer com um grande pixalizado. Por vezes também acontece da imagem aparecer apenas numas faixas alternadas com outras em que não há imagem ou há partes de um frame parado.
Obrigado! É o que vou fazer, vou correr aqui as lojinhas de especialidade da minha zona.
 
Bom, aconteceu-me uma coisa muito estranha. Ontem completei finalmente o meu setup de digitalizar Video 8: liguei a máquina de Video 8 → a uma máquina MiniDV com entrada analog e saída digital → e por cabo firewire ao PC.

Experimentei uma cassete e funcionava. Desliguei tudo. Hoje volto a ligar e a câmara de Video 8 lê apenas estática/grainha! Mesmo no próprio mostrador da máquina, portanto nada a ver com o resto do setup de digitalização. Já experimentei andar para outros sítios na cassete, e uma cassete diferente, mas nada, apenas grainha tipo TV analógica mal sintonizada. O que raio se está a passar?? Como é que a máquina de um dia para o outro deixa de ler?

Definitivamente não é das cassetes, portanto concluo que terá de ser da máquina? Cabeças de leitura sujas? Mas como é que lia relativamente bem (algum granulado apenas) e de repente não tem imagem de todo? Muito estranho...

EDIT: Após mais algumas tentativas, e vendo com mais atenção, há uma imagem muito muito ténue por trás da grainha. Mais: se andar para a frente ou para trás com a cassete a reproduzir (isto é, ⏯ e depois ⏩ ou ⏪ enquanto reproduz), vejo imagem se bem que com riscas muito pesadas por cima. Sabendo que a "culpa" é da máquina e não das cassetes, o que poderá ser?

Vou limpar as cabeças com álcool isopropílico e um pano de limpar os óculos, mas duvido que seja esse o problema sinceramente. Outra hipótese será alguma coisa desalinhada? Como aqui: https://yewtu.be/watch?v=KKsH67AVSrE ?
 
Última edição:
A cassete que experimentou e funcionou é a mesma que agora dá essa imagem granulada (estática)?
Houve 3 formatos diferentes que usaram o mesmo tipo de cassetes: Video8, Hi8 e Digital8. As cassetes gravadas em Hi8 e Digital8 não podem ser lidas nas câmaras Video8.
 
A cassete que experimentou e funcionou é a mesma que agora dá essa imagem granulada (estática)?
Houve 3 formatos diferentes que usaram o mesmo tipo de cassetes: Video8, Hi8 e Digital8. As cassetes gravadas em Hi8 e Digital8 não podem ser lidas nas câmaras Video8.
Sim sim, é a mesma cassete, tudo gravado em Video8 (analógico).
 
Back
Topo