• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Dilema de cooling NZXT H200

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Montei uma rig baseada numa NZXT H200, com as specs na assinatura.

O cooler, um Noctua NH-D15 com 5 meses já tem alguma oxidacao consideravel, contactei a loja e eles aceitaram RMA, perguntei se podia trocar por outro cooler, pagando diferença se for o caso e falaram que sim:

Como esta agora:

V1.0%20completo%20%284%29.jpg

Tinha visto fotos antes na net e achei os projetos brutais. Mesmo sendo "grande", encaixava bem e com as capas chromax da um toque especial e tentei fazer o mesmo.

Mas o que não esperava. Por causa da posição do socket da board, impediu instalar uma fan no topo, o cooler fica a 1 cm, logo nem uma fan de 120 x 120 x 15mm que tenho aqui não deu. Nestes outros projetos que vi, deu para ver que sobrou clearance.

Com isso, apenas tem a fan traseira a tirar o ar e ficou meio prejudicado e a jogar a grafica aquece até aos 70 graus, logo se um dia meter algo mais "possante" como uma 6800 ou 3070, vai "fritar". O ar sai pelo topo, mas pouco.


- Pensei em pegar o NH-D15 chromax. alem de mais bonito, teoricamente resiste melhor à oxidacao pela pintura, porem continuo com o problema do airflow.

- Volto pro AIO, pensando num corsair h115 (280mm) + as duas fans frontais noctua que já uso, o problema é as desvantagens do AIO, mais barulho, risco de vazamentos, durabilidade...

- Troco por um U12 chromax, mas eh pah, é um design tao antigo e nao sei se aguenta bem com CPUs mais gulosos do que o 3800X

- Da noctua, eu ia para o U14 ou o U12A, são maiores e mais robustos que o U12, mas não existe em chromax e logo continuarei a ter o problema da oxidação.

Por incrível que pareça, o cooler perfeito para esta caixa seria apenas o radiador esquerdo do D15, já que ficou mesmo perfeitamente alinhado com a fan de outake. Se os heatpipes fosse independentes para cada lado, ia pegar na dremel :biglaugh:
 
- Volto pro AIO, pensando num corsair h115 (280mm) + as duas fans frontais noctua que já uso, o problema é as desvantagens do AIO, mais barulho, risco de vazamentos, durabilidade...

Está bonita a máquina!!

Bem, eu tenho um corsair h110i pro rgb, por isso posso dar a minha opinião.

Eu coloquei duas fans Noctua no meu, pelo que não te consigo falar relativamente às de origem. Mas no meu 3950X para o dia a dia tem o cooler em "balanced" ou seja, a temperatura da água anda entre os 30/32º, e as fans em média a 700rpm. A bomba, estando também, em balanced anda em média pelos 2000 RPM, e muito honestamente não a oiço. Há a possibilidade de a colocar em quiet ficando abaixo dos 1000RPM mas honestamente não sinto essa necessidade.

Se precisar de colocar em extreme para trabalhar, rápidamente as fans saltam para 2100RPMs e a bomba para 2800, onde já se ouve (mas o porreiro é que as Noctua fazem com que se oiça apenas a deslocação do ar, e não as fans a rodar em si).

Com isto em extreme, baixa-me a temperatura da água em cerca de 4º, ficando a cerca de 27.5º e o cpu em idle nos 33º (sem meter as ventoinhas da caixa a bombar ar que nem animais, senão ainda baixa mais).

Acho que não se deve ter medo com durabilidade, sei de malta que tem aio's há 3 anos sem qualquer problema.

Posso dizer que a versão de 280 porta-se melhor que a minha de 240, além de dissipar um pouco mais de calor, as fans de 14cm são mais silenciosas que as de 12cm.

Pessoalmente, ando a pensar num custom loop, mas entretanto vi que a Artic vai lançar um Liquid Freezer II de 420!! Quero ver testes, pois como tenho algumas aquisições mais importantes na lista de prioridades, sou bem capaz de trocar o meu corsair por um Artic de 420.

Estaria fora de questão um Artic Liquid Freezer II de 280? Sei que visualmente não são tão apelativos, mas são, segundo os testes que tenho visto, bastante superiores aos da Corsair. E a ventoinha "pequenina" a malta desliga, pois é o que me preocupa, se faz muito barulho ou não.

E são bastante mais baratos que os Corsair também. Só não têm é luzinhas e rgbs :P

Edit:Eu pessoalmente acho que um AIO ficava aí muito melhor, pois libertava-te a área do CPU, visualmente ficava mais bonito. E permitia uma melhor circulação de ar nos componentes em redor do cpu (o que auxiliado pela fan de extract do topo que acrescentarias, devia ajudar imenso à temperatura interna da caixa)
 
Última edição:
O RGB nao ligo nada, como podes ver na foto, so tem as luzes da board. Penso que este corsair só tem RGB no bloco, que ia configurar para fazer sync com a temperatura do líquido.

Este Artic AIO não tem no Brasil. O H115 parece ser um "animal", porem nao tem na loja que comprei o cooler... A loja provavelmente so me vai dar credito, bom talvez estoire em fans noctua chromax :002: As fans noctua que uso sao as redux, penso que nao sao tao silenciosas como as de topo deles...

Para o topo tenho uma bequiet muito boa e nao foi nada barata. para VRM/chipset/M2 que tenho uma fan pequenina, mas nao me agrada nada ter que por isto.

No dia que a noctua fazer AIOS :drooling:
 
em relação a AIO tive um corsair h80 durante quase 10 anos sem nunca ter tido problemas nenhuns! Teve esse tempo todo a dar arrefecimento a um 2600k a 4,9GHz...

agora recentemente quando comprei um 3700x meti um artic 280 e so tenho maravilhas a dizer! super silencioso e mante o CPU c OC a 4,35Ghz sempre fresco. Pela imagem da tua caixa parece que assentaria ai que nem uma luva...mas tira bem as medida porque aquilo é mesmo grande
 
Ahhh, então esse H115 é excelente :D

Honestamente, não sei se vai fazer uma diferença assim tão grande nas ventoinhas.

Eu pessoalmente uso NF-A14 industrialPPC-2000 PWM, Chromax de 14, e agora não sei se no cooler tenho Chromax ou industrial de 12, e atesto a qualidade e silêncio das ventoinhas todas.

São caras, mas são excelentes.

Sky, o gajo diz que a artic não vende lá o Liquid Freezer. E não consegues encomendar? :D

Ui, um aio da noctua! Mas não devem fazer a menos que seja uma mega diferença para o NH-D15, senão um AIO de 240 vai competir com ele.
 
Pois, o D15 e melhor que muitos AIO e a opcao perfeita para caixas medias/grandes.

A caixa suporta AIO de 280 e inclusive ja vi uma foto de um h115 numa...

Quanto as fans, ya, aqui so entra noctua ou bequiet, melhores fans do mundo :P

Provavelmente talvez pegue umas fans noctua e um U12 chromax por enquanto. Se vir que nao chega, compro o h115 noutra loja e revendo o u12 ou guardo.
 
Bom, no Q1 2021 vai existir U12A em preto e depois há de sair ventoinhas brancas :msmiley1:

noctua_roadmap_V11_2020_frame.png


Se ficar crédito na loja, vou esperar isso chegar.

vou ter que arranjar algo barato para desenrascar que o wraith stealth e curto...
 
Última edição:
tgFZbH7TLgg89y9CNyMIU9NQovTOBsYS0roHslz232U.jpg


Lindas, né? :D

Da Bequiet a loja tem o Dark Rock slim, mas é mais caro que o U12A e são equivalentes, descartado.

Tem o Dark Rock pro 4, mas é um trambolho na mesma, embora parece já ter clearance para por a fan no topo.

UcGHql0.jpg


O Dark Rock 4 até parece jeitoso, já deixa mais espaço para respirar

FZ5ZyN7.jpg
 
Última edição:
mete full custom water cooling, assim se a bomba avaria no futuro podes troca-la e manter o resto
e ficas com muito espaço dentro da caixa para o ar passar

já tive watercooling aio com rad de 120mm, fiz upgrade para air cooling (thermalright le gran macho rt = parecido com o d15) e depois passei para full water cooling e posso dizer que senti diferenças grandes em cada mudança
 
Back
Topo