1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Diodo Ou Socket - Qual o + IMPORTANTE (URG)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PJ, 17 de Junho de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1031)

  1. PJ

    PJ Power Member

    Boas. Já a algum tempo k tinha este problema, a bios dá-me temps de 40º enquanto k o Asus Pc Probe dava-me +\- menos 5º. Não sabia em qual confiar, apesar de já ter esticado o sempron até aos 2.15ghz e ver na bios as temps de 43º +\- , e o pc probe dava-me incompatibilades com o cpuz pois de cada vez k o utilizava o probe ficava maluco ( dava-me avisos absurdos de voltagens e fans k não funcionavam ) . Com MBM5 ( motherboard monitor) tem os sensores de temp do diodo e do socket do cpu. Agora qual destes é o mais importante, pq ontem o do cpu chegou-me aos 54º e nem oc tinha feito, estava só a inserir legendas num divx no virtualdub ( isso puxa um pouco ). Agradecia todos os esclarecimentos acerca desta dúvida k me anda a assolar.

    PS : As temps da bios e do MBM variam na mesma, em kuais confiar?

    Cumps a todos.

    :004: Overclocking till death comes... :004:
     
    Última edição: 18 de Junho de 2005
  2. PJ

    PJ Power Member

    Vá lá pessoal. Uma ajudinha agradecia-se.

    :004: Techzone Rules :004:
     
  3. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Confia mais no diodo e mesmo assim nao confies em nenhumas. lol
    Tao todas erradas.

    Por exemplo, a minha Asus A7N8X-e deluxe só mede no diodo do cpu teoricamente.
    O que acontece é que se apontar uma ventoinha para as costas da board e com xapa da tray ainda a tapar a board, a temperatura do CPU desce uns 5 graus no minimo! lol
    Ilariante as mediçoes da Asus.......
     
  4. Horus-Anhur

    Horus-Anhur I folded Myself

    Quando meti WC á algum tempo atraz notei q as temps no diodo do cpu eram inferiores á da socket.
    Isto acontece porque o termometro da MB fica naquele quadrado aberto dentro da socket. Como nessa zona não passa ar as temperaturas são mais elevadas.
    Creio que o que interessa é a temperatura no diodo pois mostra a temperatura a que o cpu está. Enquanto que na socket mostra a temperatura no espaço entre o cpu e a board.
     
  5. PJ

    PJ Power Member

    Ainda tou confuso, pois a temp do diodo é a mais elevada delas todas, tendo já chegado aos 54º. Como disse a do socket e a k aparece na bios são as mais idênticas. Confio nas do díodo? Se sim não posso fazer OC no meu sempron senão kapuff nã tarda muito. Cumps a todos.
     
  6. tetsuo

    tetsuo 1st Folding then Sex

    NA bIOS O CPU tá sempre em idle, por isso se tiveres air cooling a diferença entre idle e load é sempre mais de 10º!

    Cumps.
     
  7. Redstone

    Redstone Power Member

    Tb tenho esse problema. Mas pela lógica se a temp na bios é sempre em iddle então devia ser mais baixa n? Tanto o MBM como o Asus Probe me dão menos 5/6ºC do que a BIOS!
     
  8. PJ

    PJ Power Member

    Menos!!!! a mim dá-me é mais 5º que na bios pois agora tou com wc, e claro, já não passo dos 30º com 500Mhz de oc. Cumps

     
  9. Soviet

    Soviet Power Member

    When WIndows is idle, OS will put the CPU into the low-power states(C1,C2 or C3 state) .But in BIOS setup , the CPU cannot support these states. So the CPU temerature detected in BIOS H/W Monitor will be several Celsius Degrees higher than in Windows.
     
  10. Redstone

    Redstone Power Member

    Thx! Então em principio posso confiar nestas leituras.
     
  11. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Nope :)

    Em windows (2k/xp) tecnicamente o OS vai mandando deixando o CPU em idle sempre que pode. Na BIOS, depende da marca/modelo/rev. Um bom exemplo é mesmo a mobo da minha sig, que de rev em rev de BIOS mudava totil as leituras.

    Assim como quem não quer a coisa, se puders usar o Motherboard Monitor, é o teu melhor ponto de partida, mas aquilo parou de ser actualizado, logo, só board mais antigas. O Asus Probe é um cancro, as leituras são totalmente irreais. Pra tares seguro, vai pra BIOS um bocado de tempo ou larga-lhe o prime em cima um bocado. Vê a temp e aponta uns 5/10 pra cima por segurança. Se souberes a flutuação tipica do teu sensor, podes "estreitar" ou "alargar" esses 5/10.

    Anyway, aponta sempre para o pior cenário possivél, de preferencia em época de verão. Se as tuas temps tiverem +- decentes com o prime a bombar maluco e 40 graus á sombra, a partir dai só pode melhorar :001:

    Edit:

    DAmn, não lit tudo :) Aparentemente podes mesmo usar o MBM. Assim sendo passa pelo nforcehq (se bem me lembro) e saca de lá as defs da mobo, que são um cadito mais arranjadas que as que vêm com o MBM.

    De qqr modo PJ, podes confiar nessa diferença entre o MBM e a BIOS. É a dif entre load e idle :)
     
    Última edição: 29 de Dezembro de 2005

Partilhar esta Página