Disco EXTERNO - diversas questoes

nuno pastorinho

Power Member
Comprei 1 disco externo (Lacie 500GB - http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=8188 podem ver ai as caracteristicas dele) :kfold:
Ele veio formatado apenas para MacOSx, e comprei o disco para poder gravar coisas num computador com Windows e num MAC com MacOSX, nas instrucoes do disco diz que para partilhar entre win e MacOsX só existe a possibilidade em FAT32, no entanto além de só suportar ficheiros até 4GB no máximo, diz que temos que Particionar o disco externo, em partes até um Máximo de 32 Gigas (!!!) é isto que vem no user's guide do disco-externo.
Não percebo muito de formatação de discos, muito menos de os particionar (coisa que nunca fiz e não pretendo fazer) e peço aqui a ajuda de quem me saiba dizer como fazer para atingir os seguintes objectivos:

- Quero usar o disco externo - para "read & write" quer em windows, quer em MacOsX ;
- Nao quero ter o disco "particionado", quero uma só partição com a disponibilidade total do disco (cerca de 450 GB);
 
É melhor perguntar á rapaziada que usa apple.
Eles sabem responder de certeza. A questão da FAT32 é que não podes ter ficheiros com mais de 2GB. Não sei se tens ou não.
Deve haver melhores formas de teres isto. Eu como não tenho Mac não consigo ajudar.
 
isso de 32GB é treta!
MAC lê NTFS mas não escreve.

trabalho em PC e MAC com um igual (são 2 discos), muito bom por sinal.
se queres apenas uma partição - formata num PC em FAT32.
conselho: 2 partições - NTFS outra FAT32
 
help - nao quero formatar mal e lixar o disco

WindWalker disse:
Partições com o máximo de 32GB??? Porquê?!?!!?
Também não uso Mac...Suporta NTFS?

Apesar de nao perceber muito disto, sei que em NTFS é impossivel "write" em MacOsX, só "read".. portanto está fora de questao.

Ao que parece tenho mesmo que formatar em FAT32, pois é a unica hipotese de "read & write" quer em macOsX quer em windows, certo?

Soviet: podes-me dizer entao qual a maneira mais segura para efectuar um correcto FORMAT ao disco externo, de modo a ficar em FAT32 apenas com uma particao (do disco todo) sff.
 
vou mandarso mais 1 papaia...

FAT32 suporta no max 4 Gb/file .. o k e chato qd keres gravar DvDs... o seja.. ou os divides em rar (por ex:) ou ... :(

A cena dos 32 Gb é porque sistenas Fat32 trabalham mt lento em discos grandes e rapido em discos pequenos.... por isso os 32 Gb.. é para n teres discos mt grandes.. e lentos

Se arranjasses uma aplicação para o Mac escrever em NTFS era fantasticos.. mas como o software de Mac n abnda como o de Windows... é chato.. tenta arranjar pelo menos 1 partição em NTFS
 
Solucao encontrada ?

Edgar_ disse:
Com esta aplicaçao: http://www.mediafour.com/products/macdrive6/
pode-se escrever/ler num disco de em HFS+ basta instalar a aplicao no pc e ja esta.

Ed_

De todas esta é entao a melhor solucao na vossa opiniao?

Pelo que percebi, basta instalar este programa nos computadores com windows em que eu queira usar o disco externo, e já posso ler/escrever também em windows, sem ter que formatar o disco externo (fica com o formato que vem de origem - apenas para macOsX).
 
Última edição pelo moderador:
tarzone disse:
Podes sempre ter uma partição nesse disco em FAT32... apenas para poderes gravar ficheiros em MAC... penso eu de que...
Cumps
O problema desta hipotese é mesmo a limitacao no tamanho dos ficheiros.. continuo sem achar a solucao perfeita!
 
Back
Topo