Hardware Disco externo não abre ficheiros

Olá forum,
Estou a precisar de uma ajuda, tenho um iMac 13,2 Intel Core i5, Memória 24 GB, com o Yosemite OS X 10.10.5 (ainda não atualizei, mas estou a pensar faze-lo).
Tenho um disco externo Verbatim de 3T que deixou de responder bem... Vejo as pastas todas e até alguns ícones das fotos etc, mas não consigo abrir nada... Os outros discos externos parecem OK e o relatório do utilitario de disco diz que este parece estar bem, mas na realidade não abre nada...
Por onde devo começar a procurar, sera mesmo o disco estragado, ou algum virus por não ter o sistema atualizado?
O backup do disco não é total, por isso é uma questão importante...
Se me safar desta, vou ja comprar 2 discos e faser Backup!!!!!
Obrigado por qualquer ajuda!
 
Poderá ser mesmo uma falha do disco...
Noutro computador funciona bem?
Respondendo á pergunta: não consigo experimentar noutro computador por que é o único Mac que tenho e o disco esta formatado para mac... Entretanto só agora tive tempo para atualizar o sistema para o Mojave, e parece que resolveu o problema, já consigo abrir os ficheiros, mas seja como for o disco já é velho e não sei se está a 100%, estou a pensar substitui-lo por um disco de +/- 4 TB e comprar também um de 6/8TB para backup.
Alguma sugestão?
Sera que vale a pena comprar um disco de 3T SSD onde ponho os ficheiros em utilização?
Sou meio nabo em hardwer... Quero comprar uma coisa razoável, mas que não seja desperdiçada no meu Imac...

Especificações de hardware:

Modelo: iMac

Identificador de modelo: iMac13,2

Nome do processador: Intel Core i5

Velocidade do processador: 3,2 GHz

Número de processadores: 1

Número total de núcleos: 4

Cache L2 (por núcleo): 256 KB

Cache L3: 6 MB

Memória: 24 GB

Versão da ROM de arranque: 287.0.0.0.0

Versão de SMC (sistema): 2.11f14

(Trabalho com fotos e algum video)

Agradeço qualquer concelho...
 
Back
Topo