Disco externo/pendrive é a solução?? Os tópicos que há no fórum não me esclareceram!

felizol

Power Member
Boas pessoal,
Eu sei que já há vários tópicos sobre este assunto mas não fiquei completamente esclarecido.
É o seguinte: Eu já instalei o windows 7 através do bootcamp mas não fiquei com muito espaço disponível (cerca de 24 gb) e pelo que vejo os jogos novos ocupam todos bastante espaço em disco. Correm rumores que são necessários 50 gb para o GTA V por exemplo.

Ora a minha questão concreta é se a compra de um disco externo ou pendrive de grande capacidade rouba performance aos jogos (principalmente os recentes). Eu sei que o disco externo ou pen serve para correr jogos no pc (desde que seja sempre o mesmo) só não sei é se rouba performance mesmo com a velocidade de usb 3.0.

É que eu não queria roubar mais espaço ao OSX pois trabalho bastante em photoshop e o espaço já não é assim tanto (256 gb). O disco externo ou pendisk de pelo menos 64 gb é a solução? Eu não me importo de gastar algum dinheiro mas se tiver a certeza que isto é uma solução boa para o meu caso e que o correr de jogos através de um elemento externo não me vai dar problemas, neste caso a diminuição da performance.

Agradeço desde já a todos os que me ajudarem...
Cumps!
 
Ninguém pode ajudar?

o USB 3.0 é só uma parte da equação. Não podes esperar que uma pen tenha o mesmo desempenho que um disco SSD, mesmo estando os dois ligados pelo usb 3.0.

Com a pen parece-me que estarás condenado a correr o jogo aos soluços. Quanto a um disco hdd externo, não te sei dar certezas. Antes de comprares tenta pedir a alguma amigo que te possa emprestar e experimentas (isto se o jogo também permitir correr ficheiros que não estejam na partição principal).
Quanto a um ssd por usb 3.0, deve ser sem problemas.
 
Obrigado pela resposta.
Eu ouvi dizer que os discos esata tem performances idênticas aos discos internos. Assim sendo era comprar um desses com cabo sata/usb e tinha o problema resolvido. Mas gostava de ouvir a opinião de quem tem e usa para ter a certeza daquilo que vou fazer.
 
Há uma coisa que eu não percebo: Para ter melhor performance no disco externo e para poder correr jogos a partir dele o que é mais importante na escolha? É a interface?? Se é usb 2.0/3.0 ou esata? Ou são as rotações por minuto? Assim facilitava-me a escolha. Já fui à worten e o gajo da informática que lá estava disse-me que para o que quero e para ter um disco externo a correr jogos bons minimamente em condições (mais ou menos equiparável a um disco interno) tinha de ser um de 3,5 polegadas com 7200 rpm. Confirmam?

Alguém ajude sff.
 
Tens discos de 2.5 a 7200rpm. É uma questão de procurares mas há muitos.

Quanto ao eSata, funciona bem se apenas usares o mesmo tipo de ligações sem andares a fazer conversão para USB, e claro, ter um disco capaz de dar resposta à performance exigida.
Para teres uma ideia das velocidades máximas de cada um dos tipos de bus:

Interface: Valor Teórico (em bits) --> Valor teórico (em bytes)
USB 2.0: 480Mbps --> ≈ 60MB/s
USB 3.0: 4Gbps --> ≈ 400MB/s
eSata: 3Gbps --> ≈ 300MB/s
Sata III: 6Gbps --> ≈ 600MBs

Isto são são apenas indicativos dos valores máximos teóricos e no caso do eSata depende aí da Revision que está a ser utilizada uma vez que a Rev1 suporta um máximo teórico de 1.5Gbps e a Rev2 um máximo teórico de 3Gbps.
E estamos a falar apenas em velocidades teóricas uma vez que na realidade as velocidades de tranferência costumam ser menores.

Um pequeno texto que encontrei num outro fórum:
eSATA has a maximum throughput of 3Gb/s. That’s gigabits, though, not gigabytes. So, figure around 300MB/s, less overhead. However, you won’t see many mechanical hard drives actually reach those speeds—the fastest consumer-level hard drives barely get 200MB/s sustained read speeds, and a 250GB/5,400rpm drive doesn’t even approach that. You’re constrained in this case not by the transfer speeds of the eSATA connection, but by the mechanical speed of your hard drive. Especially if you have an older drive, 40MB/s sounds pretty reasonable for a 5,400rpm device. But look on the bright side: It’s still faster than you’ll get using the USB 2.0 interface.

No entanto, um SSD ligado directamente numa porta Sata III (interna) consegue facilmente atingir mais de 500MB por segundo.

Tens neste artigo um quadro comparativo interessante: http://en.wikipedia.org/wiki/ESATA#eSATA
 
Última edição:
Desde já muito obrigado pelo esclarecimento. Então segundo eu percebi os discos sata não compensam se funcionar com porta usb. Portanto o melhor que tenho a fazer é arranjar um disco de 7200 rpm com usb 3.0. Correcto?
 
Opá, a solução passa por teres um disco interno de maior capacidade, e ai tens 2 opções:

a) trocas o disco principal

b) substituis a drive de CD's por um disco (ve ai no forum como é que se faz isso da optibay).


----x----

Entre usar um disco externo ou uma drive de CD's externa, acho preferível usar a drive de CD's externa.
 
Desde já muito obrigado pelo esclarecimento. Então segundo eu percebi os discos sata não compensam se funcionar com porta usb. Portanto o melhor que tenho a fazer é arranjar um disco de 7200 rpm com usb 3.0. Correcto?
Pelo que percebo tens um mac recente.
Porque não equacionas os discos Thunderbolt que são teoricamente mais rápidos que essas opções 10gbps -->≈1250.
[h=1][/h]
 
Agradeço as respostas. Como não percebo muito disso não me queria meter em aventuras. Quanto ao disco thunderbolt é uma boa possibilidade se tiver a velocidade e a performance pretendidas. Vou pesquisar...
 
Back
Topo