Problema Disco Externo - Perda de dados

Dogzilla

Power Member
Boas pessoal.
Bem, como todos os comuns mortais também estou aqui com um problema e a precisar de ajuda. Ora bem, tudo começou ontem, que andei a experimentar umas coisas no PC, e acabei por precisar de formatar. Precisar talvez não seja o termo, mas como eu queria formatar, e nem me apetecia estar com muito trabalho a reparar o que tinha feito de errado, segui para a formatação. Quando dei por mim, não tinha nenhum DVD virgem para gravar o 7, nem nenhum com ele gravado. Fiquei obviamente f*****. Foi esta a introdução. Agora o problema em si. (Já que instalar o 7 não vai ser um problema, estou apenas à espera que a minha mãe se digne a sair do trabalho para me ir comprar DVDs. :P) Quando vou a ligar o meu disco externo ao PC (ao recém instalado XP) para instalar drivers, programas, e todas as ferramentas que todos nos precisamos no PC, ele não abria, acesso negado. Tudo bem, eu utilizei aquela célebre ferramenta do Windows, a verificação do disco. Acontece que cancelei o processo a meio, e a partir daí o disco nunca mais abriu. Neste momento já não tenho o XP, tenho instalado o Ubuntu 9.10, que até sair o 10.04 é o que vai ficar em dual-boot com o 7. Segundo o Magalhães do meu irmão (:lol:) o disco encontra-se em RAW. Já tentei alterar o sistema de ficheiros pela linha de comandos, mas diz que o volume está corrompido ou ilegível. No Ubuntu consigo abrir o disco, mas não tem nada no interior, e no entanto o espaço ocupado é o mesmo que sempre teve: 420GB em 500GB. Alguém tem alguma sugestão? O meu problema não é ficar sem o disco, porque uma formatação resolve-me o assunto, mas os dados que lá estão não faço questão de os perder.
Cumprimentos.
 
Back
Topo